9 dicas de decoração definitivas que devemos sempre lembrar

Sugestões pra você se sentir bem e arrumar a casa do seu jeitinho!

9 dicas de decoração definitivas que devemos sempre lembrar

Deixar a sua casa com a sua cara requer carinho, tempo e dedicação. E em um artigo publicado recentemente, com dicas de decoração e organização, a escritora Adrienne Breaux, editora do site Apartment Therapy, listou as 9 verdades que costumamos esquecer, mas que vale a pena lembrarmos, pra fazermos de uma casa ou apartamento o nosso lar.

Veja as dicas de decoração e organização da escritora:

1. Criar a casa dos seus sonhos não demanda muito dinheiro

A palavra de ordem na decoração é criatividade. Ela tem que estar aliada a um investimento de tempo e esforço, pra que você, quando tudo estiver pronto, aprecie o que tem. Mas não necessariamente significa um investimento alto de dinheiro. Muitas vezes, uma simples pintura nova numa parede já pode te trazer essa sensação de um lugar mais com a sua cara.

2. Pode ser que demore um pouco, mas você precisa descobrir o que é importante para você em uma casa

Existe sempre um lugar ideal pra você morar, em cada momento da sua vida. Além disso, você deve se sentir seguro e confortável em todos os imóveis onde decide morar. Por isso, uma das principais dicas de decoração é: vá apurando seu gosto. Observe o que importa pra você. É um charme arquitetônico? Muita luz natural? Uma parede de tijolos? Priorize o seu gosto pessoal, na hora de buscar um imóvel pra alugar. E procure conciliar o ambiente interno com tudo o que a região tem pra oferecer.

3. Seu bairro é a extensão da sua casa

A sua casa é o seu santuário. Mas é importante você explorar e se integrar ao seu bairro. Essa pode ser uma outra maneira de você encontrar alegria no lugar onde mora. Na esquina pode haver um bar ou um restaurante que pode vir a ser o seu programa favorito de sexta à noite. Um pequeno armazém, com produtos orgânicos de qualidade, pode ser o incentivo pra você ter uma alimentação mais saudável. E até mesmo uma simples praça nos arredores pode significar uma boa oportunidade pra você dar uma caminhada e limpar sua mente.

4. Plantas dão vida a qualquer ambiente

Quem acompanha o MeuLugar já sabe que somos entusiastas das plantas. Elas trazem beleza, vida e alegria pra qualquer ambiente. E ainda têm a capacidade de deixar o ar mais puro. Você ter uma verdadeira floresta em casa, ou apenas algumas suculentas. Mas procure sempre ter alguma coisa verde e viva na sua decoração!

Dicas de decoração - Plantas

5. Dicas de decoração: não compare sua casa com as de outras pessoas

São várias as fontes e as formas de se buscar inspiração na hora de decorar a sua casa. Mas compará-la com outros pode acabar se tornando uma armadilha. Se perguntar coisas como “por que não posso ter isso, ou aquilo?” apenas serve pra tirar você da direção de descobrir o que você ama, o que faz de uma casa um lar pra você. Fazer esse tipo de comparação pode te levar a comprar coisas pra sua casa que você nunca compraria normalmente.

6. Você não tem que saber consertar tudo, mas ter alguma noção facilita a vida

Ter uma casa em pleno funcionamento significa prestar prestar atenção ao que está acontecendo no ambiente. Como os aparelhos estão funcionando, se o banheiro tem algum vazamento, se apareceu alguma infiltração. Você não precisa ser especialista em consertar tudo. Mas deve saber quando algo não está certo. Ficar atento ao estado normal de sua casa significa perceber quando algo está errado. E já de cara tomar as providências necessárias. Veja aqui que tipos de reparos são de responsabilidade do proprietário e quais precisam ser bancadas pelo inquilino.

7. Se você compartilha seu lar com alguém, é importante ter harmonia

É fundamental se relacionar com quem compartilha sua casa com você. Seja um colega de quarto ou um cônjuge. Com conversa e organização, até mesmo acumuladores e minimalistas podem viver em harmonia. Se a sua companhia é um animal de estimação, considere as necessidades dele, pra que ele não fique entediados ou inquieto e acabe comprometendo a harmonia do seu lar. E celebre sempre a sua casa convidando as pessoas, mesmo que seja apenas pra um lanche de tarde. Se você mora sozinho, aprenda a ficar sozinho. Não fique sempre procurando distrações. Use o tempo quieto em casa pra ouvir o que está ao seu redor e conhecer a si mesmo.

Dicas de decoração - Amigos em casa

8. É provável que você não precise de tantas coisas

Quem nunca comprou alguma coisa por tédio, ou por impulso, não é mesmo? Geralmente são esses os itens que, no fim das contas, vão deixar a sua casa desordenada. O que, com o tempo, pode impactar no seu conforto. Você não precisa, necessariamente, levar uma vida minimalista. Mas evite que o acúmulo de coisas se tornr um problema pra harmonia da sua casa.

9. Você merece uma casa limpa

Ter uma casa limpa é importante pra saúde e pra sanidade, segundo a autora do artigo. Você merece um lar arrumado e que cheire bem. Você não tem que limpar sua casa porque é isso que você deve fazer. Você deve ter uma casa limpa porque você merece viver em uma casa limpa.

Está em busca de um imóvel pra alugar? Então baixe o aplicativo ou entre no site do QuintoAndar e faça tudo online, de forma rápida e prática.

Cidades