Durante muito tempo, buscar um imóvel pra alugar significava travar batalhas épicas contra a burocracia. Mas isso já é coisa do passado. Hoje em dia, morar em um imóvel sem fiador de aluguel é uma realidade que cabe na palma da mão. No QuintoAndar, pelo smartphone ou no computador, você procura o seu próximo apê ou casa e agenda uma visita. Se gostar do imóvel, basta negociar com o proprietário e enviar fotos de alguns poucos documentos, tudo pelo aplicativo. E, assim, consegue tranquilamente alugar sem fiador, podendo contar também com o Fiança Garantida.

Os documentos necessários são:

  • CPF, RG ou RNM (antigo RNE) — caso você seja estrangeiro. Pra sua segurança, o QuintoAndar pede que você tire uma selfie segurando um documento com foto.
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses. Se você trabalha como CLT, basta apresentar os três holerites mais recentes. Se você for profissional autônomo, ou tiver algum outro tipo de rendimento, é só apresentar histórico de extratos bancários dos últimos 90 dias.
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Ferramentas para o envio da documentação

Uma boa dica é escanear os documentos usando um app especifico pra isso. O CamScanner e o TinyScan são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS. Depois de digitalizar, salve em algum serviço de nuvem, como o Google Drive ou o iCloud. Sempre que você precisar deles, já terá salvo em um lugar seguro!

Como é feita a avaliação

Enviados os documentos, a fase seguinte é a análise de crédito. Veja o que o QuintoAndar leva em consideração para que você consiga alugar sem fiador:

  • Ser pessoa física;
  • Ter renda mensal bruta 2,5 vezes maior ao valor do pacote aluguel + condomínio + IPTU;
  • Até 4 pessoas podem fazer a composição de renda no contrato e elas não precisam residir no imóvel;
  • Restrições nos órgãos de proteção ao crédito e processos judiciais em que o inquilino é réu;
  • Oscilações mensais, histórico de gastos e pagamentos compatíveis com a renda também serão analisados.

Se você está começando a vida em uma nova cidade, por exemplo, onde não conhece ninguém, alugar com fiador torna-se uma opção inviável. É um processo que costuma ser mais lento, quando comparado aos demais. Isso ocorre porque a avaliação dos documentos leva muito mais tempo.

O QuintoAndar está transformando o mercado de aluguéis. Para que você consiga morar no imóvel dos seus sonhos sem precisar desembolsar rios de dinheiro, enfrentar burocracias ou perder tempo nas filas dos cartórios.

+Leia Também:

Recibo de pagamento de aluguel: por quanto tempo guardar os seus

Negociar aluguel, como fazer para ter o melhor negócio

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora