Foi-se o tempo em que alugar uma casa ou apartamento significava passar por uma jornada super burocrática. Inclusive com o envolvimento de terceiros no processo, como era a figura do fiador de aluguel, por exemplo. Hoje em dia, uma boa análise de crédito é mais que suficiente para que um inquilino consiga fechar a locação de um imóvel de forma rápida, prática e segura.

Para te ajudar a entender como funciona uma análise de crédito, montamos um guia com tudo o que você precisa saber. 

Entenda o processo

Veja o que você vai encontrar por aqui:

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

O que é uma análise de crédito?

A análise de crédito é uma etapa essencial e acontece quando você opta por alugar um imóvel. Ela consiste em validar a sua situação financeira e tem o objetivo de garantir o potencial de pagamento das parcelas, assim como eventuais riscos.

Após essa análise prévia, você vai para a análise da sua documentação. E é nesse momento que precisa enviar uma série de documentos que comprovem se terá condições e capacidade de arcar com o pagamento dos aluguéis.

Como me preparo para uma análise de crédito?

Hoje em dia qualquer pessoa pode identificar eventuais problemas com seu próprio nome. Os órgãos de proteção ao crédito disponibilizam informações e consultas sobre a situação do CPF e o Score do cliente.

Veja como consultar a avaliação do meu CPF em serviços de proteção ao crédito.

Além dessa consulta, é importante verificar os documentos que você irá enviar na etapa seguinte. E, é claro, avaliar se a sua renda e seu comportamento financeiro, assim como o das pessoas que vão dividir o aluguel com você, comportam as despesas do imóvel escolhido. 

A preparação para a análise no QuintoAndar

Líder em aluguel residencial no Brasil, o QuintoAndar é uma imobiliária digital que já nasceu com as soluções que agilizam ao máximo esse processo. O que, inclusive, por ser muito criterioso, elimina a necessidade de outras burocracias, como a obrigatoriedade de um fiador de aluguel.

Para se preparar para a análise, a sua renda (somada a das pessoas que vão dividir o aluguel com você, se for esse o caso), deve ser igual ou superior a 2,5 vezes o valor do pacote do imóvel, que inclui o aluguel, condomínio, IPTU e seguro incêndio.

No exemplo a seguir, observe que o valor total do imóvel é de R$ 2.374.  Neste caso, para ter certeza da aprovação, é só fazer o valor total do imóvel multiplicado por 2,5. 

O que é o Score?

Um fator importante numa análise de crédito é o score, que é a pontuação de crédito que a pessoa tem a partir do momento em que começa sua vida financeira. Se atrasar algum pagamento, é importante fazer renegociações, procurar a instituição financeira e quitar para sua pontuação não ser penalizada. 

Ter histórico estável de rendimentos e comportamento financeiro compatíveis com a sua renda é fundamental para você não ter impactos no seu Score, que avalia toda sua movimentação financeira.

Qualquer pessoa consegue acessar sua situação por meio do Serasa ou do Boa Vista SPC, que têm acesso grátis. Além disso, o site do Banco Central também é uma boa fonte de consulta.

Como envio a documentação?

Uma das etapas mais burocráticas nas imobiliárias tradicionais para alugar um imóvel é o envio da documentação, com a coleta de uma série de documentos que serão usados na comprovação da sua renda. 

No QuintoAndar, uma imobiliária digital com soluções que agilizam ao máximo esse processo, é simples. Você acessa o site ou app do QuintoAndar, confirma as suas informações pessoais (nome, CPF e telefone), descobre se está apto ou não para alugar conosco através da análise de c’redito.

Quanto tempo leva a análise de crédito?

O tempo para finalizar a análise de crédito varia de empresa para empresa, dependendo do tipo de negócio de cada uma. Algumas, especialmente as que cuidam de todo o processo de forma digital, conseguem dar um retorno para o cliente no mesmo dia. Outras acabam dependendo de fatores ou agentes externos, o que deixa o prazo um pouco mais lento.

A etapa de análise do QuintoAndar

Durante o processo de aluguel de um imóvel pelo QuintoAndar tudo é feito de forma totalmente digital. É por meio da tecnologia que avaliamos a saúde financeira e o perfil de crédito antes da aprovação. Assim, o processo fica mais ágil do que o convencional. 

Para locar um imóvel pelo QuintoAndar você passa por etapas:

1. Avaliação de crédito

A avaliação de crédito acontece após a escolha de um imóvel e envio de proposta de locação ao proprietário. Chegando nesta etapa, basta você informar nome, CPF, natureza de renda e renda bruta mensal dos locatários que estarão com você no contrato. O resultado é automático e acontece em poucos minutos.

No momento em que escolher um imóvel e enviar a proposta de locação para o proprietário, a avaliação de crédito leva poucos minutos. 

Quais são os documentos necessários para a análise de documentação?

Os documentos solicitados variam de acordo com a natureza da renda de cada pessoa que irá compor o contrato de locação, que podem ser:

  • Funcionário CLT
    • Holerites dos últimos 3 meses;
    • Carteira de Trabalho (CTPS).
  • Aposentado/pensionista
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos;
    • Extrato trimestral do INSS ou Instituição Pagadora;
    • Recibos de pensão: 3 últimos meses completos.
  • Autônomo/profissional liberal
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos.
  • Funcionário público
    • Holerites dos últimos 3 meses.
  • Empresário;
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos;
    • Contrato Social e/ou Declaração de firma individual. 
  • Renda proveniente aluguéis;
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos;
    • Contrato de locação.
  • Estudante/bolsista;
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos;
    • Comprovante de pagamento de bolsa – 03 últimos meses completos;
    • Comprovante formal com registro do prazo de concessão da bolsa / contrato do estágio.
  • Diretor estatutário de empresa.
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos;
    • Pró-labore de retirada mensal – 03 últimos meses;
    • Ata de Constituição ou Ata da última eleição de Diretoria.

Quer saber como extrair os documentos no seu banco? Clique aqui e confira.

Uma combinação de fatores pode influenciar o resultado. O Score, por exemplo, é algo que cai muito facilmente e não volta a subir com tanta facilidade – esse pode ser um dos pontos que puxam a reprovação. Mas vale manter a atenção em outros itens, como:

  • A sua renda mensal bruta deve ser 2,5x o valor total do seu aluguel, incluindo condomínio, IPTU, etc;
  • Ter boa probabilidade de pagamento considerando possíveis oscilações de renda;
  • O QuintoAndar oferece também a possibilidade de você refazer a avaliação com um novo grupo de locatários ou ainda com uma pessoa que irá alugar por você, fazendo uma composição de renda.

Para ter essa nova chance, considere escolher pessoas que:

  • Tenham bom score nos órgãos de proteção de crédito;
  • Com boa probabilidade de pagamento, considerando oscilações de renda;
  • E que, em conjunto, consigam comprovar uma renda de pelo menos 2,5 vezes o valor do pacote do imóvel (aluguel, condomínio, IPTU e seguro-incêndio). 

Você pode refazer a avaliação prévia de crédito quantas vezes precisar até obter um resultado positivo, mas o resultado só será diferente se o grupo de locatários for alterado. O resultado de uma avaliação para o grupo de locatários utilizado tem validade de 30 dias. Mas é importante que você fique atento ao prazo para realizar a avaliação prévia e enviar os documentos para análise de crédito, que é de até 5 corridos após a proposta de locação ser aprovada pelo proprietário do imóvel desejado.

Agilidade no fechamento de contratos

De acordo com Jonas Marchetti, Diretor de Crédito do QuintoAndar, o QuintoAndar entrou no mercado imobiliário para deixar tudo mais rápido, fácil e sem burocracia no processo do aluguel de um imóvel. Uma das burocracias aposentadas pela imobiliária digital, por exemplo, foi a inconveniente análise de fiador de aluguel, uma figura antes obrigatória no mercado imobiliário, mas que ficou no passado.

“O QuintoAndar veio para mudar o jeito que as pessoas vivem. Hoje, na hora de escolher um imóvel não faz sentido se envolver em um processo burocrático, moroso e caro. Como se expor a amigos e parentes em busca de fiadores, por exemplo. É muito constrangedor e antiquado”, diz Jonas.