Localização, metragem, número de cômodos e infraestrutura de condomínio são algumas das diversas condições que pensamos em avaliar o potencial de um imóvel como ideal pra vivermos. Na hora de pesquisar, parece desafiador tentar atender todas as necessidades e expectativas, principalmente pra manter os custos dentro do orçamento desejado. Mas pra contar que é possível, sim, conseguir um apê pra alugar sem abrir mão de algum quesito essencial, o blog Histórias de Casa conversou com a publicitária Giulia Trufelli Vianna. E ela conta por aqui como o QuintoAndar foi o diferencial quando se mudou pra um apartamento de 1 dormitório na Pompéia, em São Paulo (SP), onde mora desde outubro de 2020.

Novos hábitos, novas necessidades

É fato que a pandemia modificou nossas vidas, assim como trouxe uma série de adaptações nas jornadas de trabalho de inúmeras pessoas. No caso da Giulia, que tinha uma rotina agitada e mal ficava em casa, estava ficando difícil dividir o home office com sua melhor amiga em um apartamento escuro e apertado.

Foto mostra sala com cozinha americana em foto que ilustra matéria sobre apartamento de 1 dormitório na Pompéia, alugado pela publicitária Giulia pelo QuintoAndar
Ambientes integrados no pequeno apê de Giulia na Pompéia (Foto: @_felco)

Pra ela, as necessidades que surgiram deram um novo significado ao sentido de “casa”.

“Passei a priorizar coisas que antes não eram importantes como, ventilação, ambientes integrados, varanda”, conta Giulia ao Histórias de Casa.

+ Leia mais Histórias de Casa:
Unidos pela pandemia em um apartamento no Butantã
Casal se muda de Belém pra São Paulo e encontra o apê ideal na Liberdade
Um apê em Pinheiros que foi amor à primeira vista: pronto pra alugar e morar

Apartamento de 1 dormitório na Pompéia: o imóvel perfeito

Após listar todas as condições que faziam sentido em sua nova realidade, a publicitária navegou pelo QuintoAndar em busca de um imóvel que atendesse suas necessidades próprias, já que agora seguiria sozinha em uma mudança.

“Apartamento de 1 dormitório na Pompéia. Quando vi o anúncio nem acreditei”, lembra Giulia. 

+ Leia também:
– Índice QuintoAndar: fique por dentro dos valores do aluguel em São Paulo

Ela comenta que só precisou visitar o imóvel uma vez pra se apaixonar ainda mais e decidir pelo imóvel. 

“Quando vi a vista e o acabamento, era ainda melhor do que eu imaginava”, diz a publicitária.

Ferramentas assertivas

Mesmo disposta, Giulia nem precisou abrir mão do orçamento que previa no novo apê. Isso porque a publicitária aproveitou os filtros do QuintoAndar pra refinar bem sua busca.

“Com a plataforma eu conseguia filtrar e analisar os imóveis de uma forma muito clara e organizada”, explica.

Foto mostra a vista da varanda do apartamento de 1 dormitório na Pompéia alugado pela publicitária Giulia
A varanda com vista de Giulia (Foto: @_felco)

Além das ferramentas de busca, a parte visual também foi importante na hora de pesquisar o apartamento na Pompéia, já que ela também não queria visitar diversos imóveis por conta da pandemia. 

“Em outras plataformas não há esse cuidado (com fotos e vídeos) e os imóveis acabam sendo muito diferentes na visitação”, relata a publicitária.

Ao buscar imóveis no QuintoAndar, você tem a opção de refinar sua pesquisa com mais de 60 filtros, como:

  • Próximo ao metrô
  • Aceita pets
  • Acesso sem degraus
  • Chuveiro a gás
  • Chuveiro elétrico
  • Cortina corta luz
  • Cortina translúcida
  • Fechadura eletrônica
  • Janela antirruído
  • Telas nas janelas
  • Tomadas de 3 pinos
  • Varal de roupas

Quinto Andar

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Presença de Lucy

Pra Giulia, o novo apê de 42m² precisava ser funcional e aconchegante ao mesmo tempo. Até porque, passaria a ter de volta a companhia de sua cadelinha Lucy, de 10 anos. 

“Quando saí da casa da minha mãe, alguns anos atrás, não conseguia ficar com ela por conta da rotina”, revela Giulia.

Um dos objetivos com a mudança era de que Lucy tivesse um pouco mais de espaço pra brincar e de quebra pudesse “tomar um solzinho na varanda”. 

Sentada no sofá em seu apartamento de 1 dormitório na Pompéia, a publicitária Giulia acaricia sua cachorrinha Lucy.
Giulia em momento de grude com sua companheira Lucy (@_felco)

Atualmente “grudadas”, a presença de Lucy garante à Giulia mais do que aconchego, mas também conforto já que, assim como muita gente, sente falta do convívio social.

“Tem sido bastante transformador, sinto que estou me conhecendo cada dia mais. A maior vantagem é a possibilidade de criar uma rotina totalmente do meu jeito, sem a preocupação de atrapalhar ninguém”, comenta a publicitária, que precisa participar de várias reuniões virtuais ao longo do dia.

O cantinho de trabalho de Giulia em seu apartamento de 1 dormitório na Pompéia
O cantinho de trabalho de Giulia (Foto: @_felco)

Dando cara pro apê

Pra deixar o apartamento de 1 dormitório na Pompéia com a sua própria cara, Giulia decidiu reaproveitar a organização e a decoração do apartamento anterior pra mesclar com as disposições do apê atual. 

“Contei com a ajuda de uma amiga arquiteta e decidimos pintar as portas de entrada e do quarto, além de adicionar um tapete e uma mesinha de centro”, diz a publicitária.

Decoração e organização: tapete, mesinha de centro e prateleiras (@_felco)

Segundo ela, o que demonstra mais sua personalidade, além da pintura, são os objetos pessoais, como livros e quadros. Pra quem mora de aluguel, Giulia dá o conselho: 

“São mudanças simples, de fácil reversão, mas que trazem aconchego e autenticidade”.

Aproveitamento dos espaços

Já de olho nos espaços disponíveis e no melhor aproveitamento entre eles, a publicitária optou ainda por usar alguns móveis retráteis, como a mesa de jantar e o sofá. 

Foto do apartamento de 1 dormitório na Pompéia mostra uma visão da sala da publicitária Giulia, com a cachorrinha Lucy sentada sobre o sofá.
Visão da sala com a pequena Lucy ocupando seu espaço no sofá (@_felco)

Dicas pra decorar um apartamento pequeno sem gastar muito

Agora, quer uma lista rápida pra decorar um apê pequeno, alugado e com menor custo? Anote aí o que a Giulia considera importante:

  • Móveis retráteis; 
  • Objetos com mais de uma utilidade;
  • Pinturas com contraste de cores;
  • Quadros;
  • Pôsteres;
  • Espelhos;
  • Plantas e vasos de decoração.

Memória e afeto

Enquanto ainda convivemos com algumas medidas de restrição por causa da pandemia, Giulia tira proveito da própria decoração pra conferir ao sentido de “presença” um significado maior e mais especial.

Com isso, o móvel abaixo da TV, de meados dos anos de 1980, e que ficava na casa de sua avó se tornou seu maior xodó no apê da Pompéia. 

Detalhes da sala de Giulia, com o móvel da avó abaixo da TV (@_felco)

“Me lembro dela todos os dias, já que visitas estão restritas por enquanto”, compartilha a publicitária.

E é nesse mesmo espaço, do móvel da TV, que outras memórias aquecem ainda mais seu coração, seja pela “loucura” por plantas ou por objetos que trouxe de viagem da África, de quando morou um período lá.

 “Acho incrível quando alguém conhece minha casa e diz que é minha cara”, brinca Giulia.

Presença e cuidado

Ela acredita que presença e cuidado são os ingredientes principais pra transformar uma casa em um lar, seja morando em um apartamento na Pompéia ou em qualquer outro lugar. Afinal, pra publicitária “uma casa se torna um lar quando é viva”. Por isso, pra Giulia cada momento tem seu valor.

“Quando colocamos nossa energia e amor tanto nos detalhes de decoração quanto no cheiro de café passado de manhã, na rega das plantinhas, no cochilo no sofá com a Lucy, etc”, exemplifica. 

Que tal essa outra sugestão da Giulia pra nossa rotina?

Quer morar em um apartamento na Pompéia?

Líder em aluguéis residenciais no Brasil, o QuintoAndar é uma imobiliária digital e tem uma grande oferta de imóveis pra alugar e pra comprar no bairro da Pompéia, em São Paulo.