Histórias de casa: dicas de um casal sobre como viver bem em um imóvel alugado

Filipe e José falam sobre mudança pra um lugar maior e contam como montaram o novo lar

Histórias de casa: dicas de um casal sobre como viver bem em um imóvel alugado

Filipe e José moravam juntos em um apartamento de apenas 40 m², atrás do MASP, na altura da Avenida Paulista. E por melhor que fosse a localização, faltava um algo a mais. Donos de uma cachorrinha, eles queriam mais espaço, pelo menos um segundo quarto e a possibilidade de decorar um novo lar com a cara deles. E o hábito descompromissado de procurar imóveis pra alugar no QuintoAndar acabou sendo mais um empurrão que, em dois meses, concretizou uma mudança de apê. O blog Histórias de Casa conversou com o casal, que contou sobre a mudança e deu dicas sobre como decorar um apartamento alugado e posou para as lentes do fotógrafo @felco_.

Busca por imóveis no QuintoAndar

“A gente é meio viciado em buscar apartamentos no QuintoAndar. Acabou virando um hobby nosso. Então quando decidimos que a mudança ia acontecer, já sabíamos onde procurar e como usar o site. Nós agendamos várias visitas, fomos em algumas delas até que decidimos por ficar com esse da Vila Mariana”, conta Filipe, que conheceu José em Presidente Prudente, onde ambos faziam faculdade.

historias-de-casa-apartamento-alugado-sala
FELCO_191008-11-CROP
FELCO_191008-182-Editar

Espaço, luz, chão de taco, no mínimo dois quartos e uma sala grande para receber visitas, além de “uma área legal pra colocar uma rede”. Esses eram os pré-requisitos do casal na busca por um novo lar.

Amor à segunda vista

O apartamento alugado onde estão hoje não foi exatamente um amor à primeira vista. Felipe confessa que, de início, não se viu morando naquele espaço. Mas em meio às várias visitas que marcaram pelo QuintoAndar, eles resolveram voltar ao imóvel que haviam visto na Vila Mariana. E ambos conseguiram vislumbrar tudo o que desejavam pro novo lar.

“Quando visitamos esse apartamento pela primeira vez, vimos que ele ia precisar de algumas reformas básicas, tipo piso e rodapé, pintura, entre outras coisas. Então, a gente desanimou. Depois de alguns dias, eu vi que o imóvel ainda estava disponível no QuintoAndar. Falei pro José que achava que tinha potencial e que deveríamos visitar de novo. Quando fizemos isso, a chave virou. E começamos a nos imaginar lá dentro, cada pedaço da casa atendia às nossas expectativas. Então fechamos!”, lembra Filipe.

Reforma e mudança

O piso de taco foi reformado. As paredes foram pintadas de cores mais vivas e fortes. E menos de dois meses após iniciarem as buscas por um novo apartamento, Filipe e José já estavam morando no novo endereço. 

“A gente mudou muito rápido. Fizemos o processo todo em menos de dois meses, incluindo a procura, visita, contrato, chave, até a mudança de fato. Sem a burocracia e tudo online ficou bem mais fácil pra mim. A parte boa também, foi que, como eu disse, a gente não tem fiador aqui, então acabou facilitando demais”, diz José.

Como decorar um apartamento alugado

Por ser um apartamento alugado, o casal procurou mexer pouco na estrutura do imóvel, já pensando no futuro, caso decidam se mudar pra outro lugar. Mas fizeram tudo o que podiam e com as ferramentas que tinham pra deixar o apê com a cara deles. 

“Pintamos, decoramos com plantas para preencher todos os espaços, compramos móveis que sirvam para o atual apartamento mas que também não vão ser problemas para os próximos. Outra dica legal é colocar na parede quadros que representam a personalidade e o gosto de cada um. A gente usa muito esse artifício em vários lugares da casa, e sempre com aquelas fitas dupla face potentes, que dão menos trabalho depois, na hora da mudança”, conta José.

Muitas plantas

As plantas também cumprem um papel fundamental na decoração pensada pelo casal pro apê.

Apartamento alugado - Plantas

Fotos: https://www.instagram.com/felco_

“Temos afeto mais nas plantas. Uma das jibóias que faz parte da decoração, tá com a gente desde o antigo apartamento, foi nossa primeira planta, e hoje ela tá enorme. Então temos um amorzinho especial por ela”, diz Filipe.

Segundo o casal, o que faz da casa um lar é chegar todos os dias e ver que ela está com a cara deles. Um lugar que só os dois juntos poderiam ter criado. 

Uma combinação que, verdadeiramente, resultou num lar.

camera_alt Fotos: https://www.instagram.com/felco_

Cidades