Os fãs da série Sex and the City” devem se lembrar que, após 33 imóveis, o casal protagonista, Carrie Bradshaw e Big, finalmente encontra um apartamento com cobertura no coração da 5ª Avenida, de frente para o MET, em Nova Iorque.

Porém, não é preciso sair do Brasil para viver em um local com vista privilegiada. Viver nas alturas é possível nas principais cidades do país, tanto para compradores quanto para inquilinos. 

Navegue pelo conteúdo:

Tipos de cobertura

Os apartamentos com cobertura reúnem espaço, lazer e privacidade. Porém, há algumas variações que tornam os imóveis ainda mais exclusivos e atrativos. 

Vamos conhecê-las?

O que é cobertura linear?

A cobertura linear ocupa um único pavimento no topo do edifício. Para acessar todos os ambientes (sala, quarto, cozinha e banheiro, entre outros), não há necessidade de escadas nem de elevadores privativos.

O que é cobertura duplex e triplex?

A cobertura duplex ocupa os dois últimos andares do edifício, e o triplex, os três últimos. Eles são conectados por escadas ou elevador e têm o pé direito alto.

A distribuição interna varia. Em alguns casos, a área social fica na parte inferior e a área familiar no andar superior, mas também há configurações em que os quartos ficam embaixo e espaços como jacuzzi, área gourmet e piscina ficam na parte superior.

O que é cobertura penthouse?

 imagem de uma sala de uma cobertura penthouse com vista para a cidade. A sala apresenta mobília e decoração sofisticada e minimalista, com um sofá claro, uma mesa de centro de vidro e uma mesa lateral preta

A penthouse é uma configuração típica de Nova Iorque — similar a do casal do seriado que mencionamos no início.

Apesar de se assemelhar à cobertura linear, para ser considerada uma cobertura penthouse essa habitação obrigatoriamente deve contar com uma ampla área ao ar livre. É o clássico apartamento na cobertura com piscina, jardim, área gourmet, jacuzzi e academia que está no imaginário das pessoas.

Atenção: nem toda penthouse é uma cobertura. Apartamentos com área externa equipada podem estar localizados em qualquer andar, e são chamados da mesma maneira. 

Não faltam bons motivos para morar em um apartamento de luxo como é o caso da cobertura, vem conferir nossa lista de vantagens! 

Vantagens de viver na cobertura

Existem muitos benefícios para buscar agora mesmo por esse imóvel dos sonhos.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Área útil maior

O apartamento com cobertura costuma ser a maior unidade habitacional do edifício, principalmente quando contabilizada a área externa. A metragem aumenta ainda mais quando há mais de um pavimento.

Clube privativo

A cobertura pode contar com diversas opções para que você tenha, em seu próprio lar, um verdadeiro centro de lazer completo. É possível ter piscina privativa, academia, jardim, estufa, churrasqueira, espaço gourmet, salão de jogos, cinema e jacuzzi na cobertura do apartamento, entre outras opções da preferência do morador. 

Valorização

varanda gramada de uma penthouse

Existem, proporcionalmente, poucas coberturas em relação aos apartamentos padrão. A menor oferta, aliada a maior metragem e ao status do imóvel promete um excelente retorno financeiro aos investidores

Mais privacidade

mulher deitada em uma cama e coberta, olhando pela janela para o oceano

A ausência de vizinhos em cima e, muitas vezes, nas laterais, significa que você não tem que lidar com ruídos como passos, descargas, pets e crianças. Além disso, olhares curiosos bisbilhotando o lar se tornam coisa do passado. 

Vista panorâmica

 vista da varanda e da cidade, com um céu azul, em um apartamento na cobertura

Morar no topo do prédio pode proporcionar uma vista privilegiada da cidade. Melhor ainda quando a cobertura está localizada em uma cidade litorânea, que pode contar com vista para o mar.

Luminosidade extra

terraço de uma cobertura, com mesas e cadeiras e sofás e vista para a cidade

Estar nas alturas diminui as chances de sofrer com sombras de condomínios vizinhos que dificultam a passagem da luz natural. Nas coberturas, há sempre muita luminosidade entrando pelas janelas, o que também contribui para o aquecimento do local.

Cuidados ao comprar uma cobertura

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Antes de tomar essa grande decisão, quem está interessado na compra da cobertura precisa avaliar se a configuração do imóvel atende a sua necessidade. Pessoas idosas, por exemplo, podem ter dificuldade para subir com frequência as escadas de um triplex. Quanto a isso, vale conhecer os tipos de cobertura:

Além disso, assim como na compra de qualquer imóvel, é fundamental observar as questões estruturais, como presença de infiltração, impermeabilização de pisos e incidência solar, para não precisar arcar com custos de reforma no curto prazo.

E não se esqueça de checar a documentação. Os prédios muito antigos permitiam que moradores do último andar usassem o terraço de forma privativa. Confira se a nova metragem está atualizada na matrícula do imóvel para evitar problemas com a prefeitura e com o financiamento imobiliário. 

Leia mais: Apartamento reformado: conheça as vantagens e saiba como comprar ou alugar um

Como comprar uma cobertura?

Comprar uma cobertura no QuintoAndar é simples, prático, rápido e o melhor: sem burocracia. 

Comece pela busca, usando nossos filtros para selecionar “apartamento cobertura” na cidade em que você deseja morar ou investir.

Quando encontrar as opções ideais, olhe as fotos e as descrições, faça um tour virtual e agende uma visita. Durante a visita, observe todos os detalhes.

Gostou? É hora da preparação financeira, quando você pode negociar o valor do imóvel. Deu certo? Faça a proposta de compra!

Não deixe de incluir a forma de pagamento. Pode ser à vista, com o FGTS ou por meio de financiamento imobiliário. Não se esqueça que ainda será preciso arcar com os custos da documentação, e aí sim o imóvel será seu.


Durante todo o processo de compra da cobertura, o QuintoAndar disponibiliza uma equipe de consultoria, o que torna a experiência mais transparente e segura para que você só precise se preocupar com a bela vista do seu novo lar!

+Leia Também:

Aprenda a identificar uma infiltração e aprenda de quem é a responsabilidade do conserto