Quem não dispensa uma boa folia certamente guarda boas histórias carnavalescas. E pelo menos no caso de Anna Luiza Cardoso e do Cristiano Benitez, foi em uma dessas que a trajetória de amizade entre os dois começou. Para contar um pouco sobre como os dois decidiram morar juntos e alugaram pelo QuintoAndar um apartamento em Higienópolis, na região central de São Paulo (SP), eles receberam o blog Histórias de Casa

Cariocas morando juntos em São Paulo

Apresentados por um amigo em comum no Carnaval de 2019, no Rio de Janeiro, Anna e Cristiano criaram fortes laços de amizade e decidiram, ainda no começo da pandemia da Covid-19, em 2020, que morariam juntos em São Paulo.

Ambos cariocas, ela conta que morava sozinha no Rio de Janeiro, viajava com frequência para São Paulo a trabalho e a lazer, onde Cris, também natural da Cidade Maravilhosa, morava sozinho. 

“Nessa época, já estava querendo sair do Rio, até mudar pra cá. Foi quando perguntei ao Cris se, caso eu mudasse, ele não queria morar comigo. Ele topou na hora e aqui estamos”, lembra Anna, que trabalha como agente literária.

Ressignificando os laços

Apesar da afinidade, a convivência diária acaba revelando algumas diferenças em qualquer tipo de relacionamento, independentemente de ser uma relação amorosa ou não. Além disso, a pandemia influenciou todos nós a fazermos adaptações e mudanças no dia a dia. No caso da Anna e do Cris, morando juntos, a amizade que é naturalmente descomplicada se mostrou também acolhedora.

Para Anna “morar junto é um casamento”. Ela revela que eles compartilham tudo, desde as compras de mercado ao espaço do escritório, além dos pepinos do dia a dia e curtições na pandemia. 

“É gostoso ter essa relação de parceria cotidiana, ainda mais os dois morando numa cidade que não é a nossa, onde não temos uma estrutura familiar como no Rio. A gente se tornou família um do outro aqui em São Paulo”, comenta a agente literária.

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

O bairro Higienópolis

Para que a mudança fizesse ainda mais sentido à ela, era fundamental que o imóvel estivesse localizado em um bairro minimamente arborizado, já que Anna estava acostumada a morar na Gávea, bairro carioca cercado por natureza, que além de oferecer uma infraestrutura de serviços completa, está próximo de pontos turísticos simbólicos do Rio de Janeiro, como o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Mas, apesar do costume com a área verde, Anna garante que a vista de uma cidade urbana era um diferencial, assim como a proximidade com o Centro. Por estas e outras razões, a mudança para um apartamento em Higienópolis foi certeira. 

“Era importante para mim que os arredores por onde circularia não fossem tão hostis à minha experiência de moradia”, garante Anna. “A região é linda! Tem bastante verde e uma concentração enorme de prédios incríveis e icônicos da arquitetura paulistana”.

+ Leia mais Histórias de Casa
A paleta de cores de um apartamento no Jardim Prudência
Afeto renova e preserva os espaços na Vila Buarque
A porta mística de um apartamento no Paraíso

Perto dos amigos, do lazer e dos serviços

Outros diferenciais da região atraem a dupla, como morar próximo aos amigos nos bairros vizinhos. Além disso, pelas imediações é possível encontrar praticamente todos os tipos de serviços e comércios, desde os mais tradicionais aos que estão mais na moda. 

Alguns atrativos da região são:

  • Parque Buenos Aires
  • Praças e feiras livres
  • Restaurantes e lanchonetes variados
  • Shopping Pátio Higienópolis com salas de cinema e teatro
  • Hospitais e clínicas
  • Instituições de ensino
  • Bares e vida noturna em abundância

Alugando imóvel sem burocracia pelo QuintoAndar

Sem fugir da tradição carnavalesca, eles estavam exatamente em Salvador quando encontraram o imóvel. 

“O Cris estava saindo de lá para São Paulo e eu pedi a ele que marcasse uma visita para o dia seguinte. Ele veio, amou, me ligou por vídeo na hora e disse: é aqui”, conta Anna.

Mas a decisão de morar no bairro se deu quando ela visualizou o apartamento de 170m2 ainda na plataforma do QuintoAndar. 

“Vi as fotos e me apaixonei por tudo: o chão de taco e os ‘tapetes’ de ladrilho hidráulico, o pé direito alto, as enormes janelas com portas venezianas e a varanda deliciosa”, revela a agente.

Ambiente espaçoso, iluminação natural, prédio com arquitetura neoclássica, estes foram outros pontos que bastaram para agendar imediatamente uma visita pelo QuintoAndar. Segundo eles, o QuintoAndar foi crucial na hora de escolher pelo imóvel. 

“O fato de ser tudo digital e descomplicado, é muito prático. A interface do aplicativo é a melhor que tem, além da facilidade com que se dão todos os processos”, lembra Anna. 

Com o contrato fechado uma semana após a visita, levou apenas um mês para Anna e seus três gatinhos mudarem com o Cris.

Afeto transforma ambiente

Para decorar esse ambiente ressignificado de amor e carinho, Anna foi convencendo Cris de que a casa precisava ter uma atmosfera acolhedora. Uma vez que para ele, que atualmente está se formando em psicanálise, bastava uma decoração clean. 

“Fui pendurando os quadros, trazendo as plantas aos poucos. E com o tempo a casa foi tomando uma forma mais pro meu gosto do que o dele. No processo, ele foi tendendo para o meu gosto de decoração e hoje em dia ele me deixa fazer praticamente tudo o que quero na casa”, revela Anna. 

Mas entre a paleta de concessões deste casamento entre amigos, os tons de suspense ainda prevalecem para definir as cores de cada ambiente. 

“Só não consegui convencê-lo ainda de pintar a parede da cozinha de bordô”, brinca Anna. 

+ Leia mais Histórias de Casa

O apartamento desejado na Avenida Paulista
Unidos pela pandemia em um apartamento no Butantã

Decoração em apartamento alugado

Anna aproveita, também, para sugerir algumas dicas de decoração para quem quer incluir mais personalidade ao apartamento em Higienópolis, que é alugado, sem precisar de obras de reforma:

  • Móveis de acervo
  • Antiguidades familiares
  • Objetos afetivos
  • Objetos de garimpo
  • Plantas
  • Cores e texturas
  • Quadros e espelhos
  • Obras de arte
  • Livros

Os livros, inclusive, são fundamentais para Anna não apenas por serem objetos de seu trabalho como agente literária. 

“Me sinto muito bem entre os livros, como um lugar de aconchego, então pra mim é importante que estejam espalhados pela casa toda”, conta a carioca.

(Foto: @_felco)

Livros não contam apenas histórias

Assim, diversas publicações ficam em pontos estratégicos do apartamento, dividindo lugar com outros objetos de valor afetivo da dupla, como móveis que eram das avós de Anna. Dentre os pertences, a dupla não esconde as histórias e a influência dos amigos e familiares na composição do lar.

“Minhas favoritas são um quadro do artista têxtil e amigo querido Pedro Luís, que criou um bordado lindo e sensível sobre o amor sobre uma foto do casamento dos avós do Cris; uma colagem da artista plástica e também grande amiga Cibele Nogueira, de uma série em andamento em que ela reflete sobre os limites entre corpo, paisagem e movimento; e a pintura da cozinha, trecho de uma poesia do Cris adaptada pela gente e pintada na parede pela artista plástica Isa Maia”, conta Anna, ao apresentar a autoria de cada criação.

(Foto: @_felco)

Mas apesar de gostar de decoração desde sempre, a amante de livros comenta que foi por conta da pandemia que passou a dar mais importância aos pequenos ajustes que costumava deixar para solucionar depois. 

“Hoje em dia a casa está sempre mais ajeitadinha do que antes. Para mim, é importante olhar para os ambientes e achá-los esteticamente agradáveis”, revela. Ela complementa ainda que os novos hábitos também a tornaram “uma mãe de planta melhor e mais cuidadosa”.

Livros, plantas e uma rede: para Anna, esses são os ingredientes que não podem faltar em uma casa acolhedora.

More em um apartamento em Higienópolis

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar é uma proptech. E está presente em mais de 40 cidades de 16 estados nas cinco regiões do país. 

Sua plataforma digital está repleta de anúncios de imóveis para aluguel e compra nos melhores bairros de São Paulo, entre eles, opções de casa e apartamento em Higienópolis. 
Além de fotos feitas por fotógrafos profissionais, o QuintoAndar oferece mais de 60 filtros de pesquisa, para você buscar imóveis da forma mais assertiva possível.