A área de serviço quase sempre não recebe tanta atenção quanto outros cômodos de um imóvel, como a sala, a cozinha ou os quartos. Isso é um equívoco, pois a decoração não se resume apenas a estética, mas também na otimização de qualquer espaço.

E essa é uma questão bem importante, já que o local é voltado para a armazenagem de todo o tipo de utensílios e itens domésticos. 

Então, para te ajudar, elaboramos este artigo para você entender a importância da decoração da área de serviço e como montar a sua de acordo com os diferentes tipos e tamanhos de espaços. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo

O que é área de serviço?

Também conhecida como lavanderia, esse ambiente é destinada para tarefas como lavar, secar e passar roupas. É também nesse cômodo que todos os tipos de coisas são armazenadas. 

Geralmente, o local é destinado para produtos de limpeza e utensílios como vassouras, esfregões, espanadores, baldes, e também objetos maiores como caixa de ferramentas e aspirador de pó.

Devido a área de serviço ser destinada ao armazenamento geral, é comum que se transforme em um espaço mais desorganizado e deixado de lado em relação à decoração – já que o local é visto simplesmente como um depósito. 

Isso pode gerar impacto no restante da decoração do lar. Assim, ao contrário do que muitos pensam, é necessário investir na decoração da área de serviço para harmonizar com o restante da casa, e de quebra, ajudar na organização do ambiente.

Você também pode se interessar: 7 livros sobre organização pra você manter a casa sempre em ordem

Como projetar uma área de serviço?

máquina de lavar com plantas em cima em uma área de serviço projetada

Antes de colocar em prática a decoração, comece a planejar os detalhes essenciais, para não deixar passar nada nem cometer equívocos, como não utilizar bem o espaço total, colocando coisas demais. 

Para isso, faça um simples levantamento considerando alguns aspectos, como:

  • Você precisará da área de serviço para lavagem de roupas, apenas, ou também necessita de espaço para secá-las e passá-las?
  • Além da máquina de lavar, tem algum outro eletrodoméstico que pretende colocar no local?
  • Você também pretende utilizá-la para armazenamento geral? Se sim, de quanto espaço precisa?

O que deve ter na área de serviço?

Área de serviço com uma máquina de lavar roupa e armários

Levando em conta que o local serve para armazenar coisas, além de lavar roupas, deveremos considerar como itens básicos numa lavandaria:

  1. Máquina de lavar;
  2. Varal;
  3. Bancada;
  4. Itens de organização, como armários, prateleiras e nichos;
  5. Caixas e cestas.

Qual revestimento usar para área de serviço?

Os pisos antiderrapantes são lei quando se fala em revestimento para área de serviço. Devido à umidade do local (principalmente na hora de tirar as roupas da máquina), um piso com textura lisa poderá causar acidentes como escorregões e quedas – e quando se tem crianças e idosos em casa, os riscos são ainda maiores. 

Existem pisos de cerâmica antiderrapantes que contém um custo-benefício muito vantajoso. Já para quem busca uma opção mais puxada pela estética, mas ainda funcional, as melhores opções são o porcelanato antiderrapante e o ladrilho hidráulico.

E quando se fala de revestimento para as paredes, os melhores nesse caso são justamente os de superfície lisa de cerâmica e porcelanato, que não acumulam umidade e de quebra, trazem praticidade na limpeza e manutenção.

No quesito cores, as mais utilizadas na lavanderia são as claras, como o famoso branco, que transmite o ar de limpeza bem pertinente ao local. Outros tons de cores são possíveis, como os neutros e até mesmo os pastéis, dando um charme mais moderno à decoração. Trataremos mais desse tema ao longo deste artigo.

Veja também qual o melhor tipo de piso para cozinha e faça o planejamento completo da sua casa.

Como decorar uma área de serviço de acordo com o seu tipo?

A seguir, veja dicas de como decorar uma área de serviço de acordo com seus diferentes tipos.

1. Decoração de área de serviço pequena

área de serviço pequena com máquina de lavar e cabides em cima

É possível tornar uma área de serviço pequena mais convidativa por meio da decoração. 

Para isso, será necessário planejamento, pois como estamos lidando com pouco espaço, é necessário trabalhar nele de forma inteligente para que, visualmente, não se torne simplesmente um “amontoado” de coisas.

Use móveis planejados

Para quem pode investir um pouco mais, os móveis planejados são as melhores opções para ambientes pequenos. Caso não seja possível, você pode optar por uma estante, para acomodar caixas e cestos para guardar os objetos. 

Isso ajudará a compor uma decoração bem singela e, de quebra, manterá a bagunça bem longe.

Otimize o espaço
duas máquinas de lavar em uma área de serviço com espaço otimizado

Se você precisa utilizar a área para outras tarefas, como secar roupas, as melhores opções são os varais suspensos ou os móveis dobráveis — que otimizam o espaço. 

Para quem precisa passar roupas, inclusive, existem várias opções de tábuas, como as retrateis e as deslizantes, que geralmente são instaladas em algum móvel, como o armário.

Traga natureza

Para acrescentar mais detalhes na decoração em uma pequena área de serviço, uma boa opção é colocar flores e plantas. Além de ajudarem a transmitir um ambiente mais limpo e leve, as plantas auxiliam na renovação do ar, graças ao processo de fotossíntese, o que é uma boa alternativa para manter o local arejado. 

Assim, aproveite e monte o seu jardim vertical com o auxílio de prateleiras fixadas à parede!

2. Decoração de área de serviço moderna

Mulher de pé em uma área de serviço moderna completa com máquina de lavar roupa, secadora e tanque.

Existem diversas opções de decoração para trazer maior modernidade à sua lavanderia. 

Se esse é o estilo de decoração da sua casa e, principalmente, da sua cozinha, pode ser interessante manter a mesma linha no espaço da lavanderia.

Escolha eletrodomésticos mais arrojados

Para sair do óbvio, comece pelos eletrodomésticos. As lavadoras front load, comuns nos Estados Unidos, tem uma aparência mais arrojada do que as máquinas de lavar comuns, e podem ser uma boa opção para quem deseja uma ambientação moderna.

Opte por cores neutras

Para sair ainda mais do comum, você pode fugir da cor branca e optar por eletrodomésticos em cinza, inox ou preto. 

Isso porque, apesar de serem neutras, essas tonalidades trazem um ar mais moderno ao ambiente.

Atenção para o revestimento, que deverá ser em tons claros, para não tornar tudo muito sisudo e também ajudar no aspecto limpo que o cômodo pede.

3. Decoração de cozinha com área de serviço integrada

cozinha integrada com área de serviço

Caso esteja lidando com uma cozinha com área de serviço integrada, a dica é manter o mesmo padrão de revestimento, já que ambos os ambientes precisam conversar entre si para trazer a ideia de continuidade. 

Use divisórias

Se desejar, você pode separar a área de serviço da cozinha com artifícios simples, como instalando portas ou divisórias. Dentre as opções mais utilizadas, estão:

  • Porta camarão;
  • Porta sanfonada;
  • Porta de correr;
  • Portas com películas jateadas;
  • Brise de madeira articulado,
  • Cobogós.

Encaixe os eletrodomésticos da lavanderia

Caso você não queira, ou não tenha espaço para fazer uma divisão entre as áreas, encaixe os principais eletrodomésticos da lavanderia na sua cozinha.

Você pode tanto fazer isso no estilo europeu, colocando da máquina de lavar roupa ao lado da máquina de lavar louças, ou deixando o equipamento para o canto do ambiente.

Na hora de escolher a máquina de lavar, opte por uma opção com secadora junto, para poupar o espaço de ter que colocar um outro aparelho.

4. Decoração de área de serviço externa com lavanderia

área de serviço externa com máquina de lavar roupa e secar e estruturas de madeira

Se tratando de uma área de serviço externa com lavanderia, a decoração precisa ser trabalhada levando em consideração efeitos climáticos, como sol e chuva. 

Considere o material do revestimento

Aqui, reforçamos a necessidade de revestimentos impermeáveis, como porcelanato, cerâmica e ladrilhos hidráulicos, assim como pisos antiderrapantes. 

Proteja os eletrodomésticos

Os aparelhos eletrodomésticos não podem permanecer totalmente expostos, sem nenhuma proteção, devendo ser alocados em algum local coberto. 

Se necessário, instale telhas de cerâmica, PVC ou vidro, que potencializam a iluminação natural.

Integre com outras áreas da casa

Caso a área externa fique ao lado de áreas de lazer como varanda, você pode usar a mesma dica da cozinha integrada à lavanderia e inserir divisões. 

Se não for possível, tente mesclar a decoração de ambos os ambientes para trazer continuidade à sua estética.

Buscando por imóvel com área de serviço? Conte com o QuintoAndar

No QuintoAndar, fica fácil de achar o imóvel dos seus sonhos com espaço para decorar a área de serviço do jeito que você quiser. São mais de 70 tipos de filtros de busca para tornar sua pesquisa ainda mais precisa. 

Você pode filtrar pelo tamanho do ambiente, cômodos e até eletrodomésticos – caso prefira já contar com essa comodidade. Por meio das nossas fotos, tiradas por fotógrafos profissionais, fica fácil de visualizar como sua futura casa será. E você ainda pode fazer um tour virtual antes de agendar uma visita, que também está a poucos cliques!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora