Área gourmet pequena ou grande? Independente da resposta, o fato é que esse espaço tem sido cada vez mais incluído nos projetos dos apartamentos contemporâneos.  

A área gourmet foi pensada, principalmente, como um espaço de lazer para os amantes da culinária que gostam de receber convidados, e dividir momentos com a família e amigos em casa. 

Se você sonha em ter esse cantinho especial para estar junto dos amigos e da família e fazer aquele churrasco ou preparar uma receita especial, continue acompanhando esse artigo. 

Por aqui você vai encontrar:

O conceito de varanda gourmet nos apartamentos

A varanda gourmet com churrasqueira foi criada, na verdade, em meados de 1991 (cerca de 30 anos) no Rio Grande do Sul. O motivo? 

Os gaúchos que não queriam abrir mão do churrasco ao se mudar para apartamentos levaram a churrasqueira para a varanda. Aos poucos, a novidade chegou em São Paulo e, logo, se espalhou pelo Brasil. 

Atualmente, o espaço gourmet vai muito além da churrasqueira, sendo equipado, muitas vezes, com outros itens, como cooktop, grelha, adega. É um ambiente único para receber amigos e familiares e, por isso, sempre há uma característica única em cada imóvel.

uma pequena área gourmet na varanda de um apartamento com vista para a cidade. Ao centro, uma mesa com um pufe e uma cadeira, e aos fundos um jardim vertical com flores e plantas.

Mesmo quem tem uma área gourmet pequena, não precisa de muito para deixar o ambiente aconchegante e aproveitar junto com a família. 

Recreação e valor para o imóvel

A área de lazer nos apartamentos tem se tornado cada vez mais prioridade para as famílias. 

Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a prezar cada vez mais espaços de descontração  dentro de casa. Essa alta demanda por um cantinho de lazer fez com que a presença de varandas gourmet valorizasse ainda mais os apartamentos. 

Para otimizar ainda mais o espaço de lazer do imóvel, principalmente aqueles que contam com uma área gourmet externa pequena, muitas pessoas têm integrado os ambientes: cozinha + sala de jantar + sala de estar. 

Desta maneira, é possível agregar mais valor ao imóvel, e ainda ter uma área em que você possa cozinhar, receber os amigos e a família e interagir ao mesmo tempo. 

Segundo pesquisa feita pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, 49% das pessoas que buscam um imóvel afirmam que ter uma varanda é imprescindível. Este dado reforça a importância de mesclar lazer com bem-estar para as famílias de todas as classes sociais.

Imagem de uma área de lazer combinada com uma área gourmet, com uma mesa aos fundos, uma mesa lateral em foco, quatro cadeiras, um forno com espelho refletindo o ambiente

Como decorar uma área gourmet pequena

Uma decoração funcional pode proporcionar à área gourmet simples e pequena mais conforto e aconchego para os moradores do apartamento tanto quanto para os convidados. 

No entanto, durante o planejamento da decoração, é importante pensar no espaço que você tem e como deseja decorá-lo. 

Leia também: Reforma de apartamento: desafios, valores, prós e contras

Ao decidir o estilo da decoração, será mais fácil escolher os objetos que irão compor a área gourmet, como mesas, cadeiras e outros objetos de decoração, bem como cores e tipo do piso. Pensando em te ajudar a decorar ou simplesmente se inspirar, veja algumas ideias a seguir:

Itens de cozinha e churrasqueira

Por ser um espaço ligado à culinária e feito para confraternizar com amigos e família, a área gourmet geralmente possui itens como, churrasqueira, grelha, forno de pizza, fogão, cooktop, adega, etc. 

Porém, a escolha desses objetos vai depender do que você quer para o seu espaço. Vai ser  uma área apenas para churrasco, ou um local em que é possível também cozinhar outros pratos?

O mais importante é ter um espaço bem equipado, com boas torneiras, cuba, tanque e filtro, que deixarão o ambiente ainda mais completo.

Área gourmet pequena com móveis e utensílios de cozinha, com uma área de churrasqueira em cores alegres, com plantas penduradas em suporte de madeira

Móveis planejados

Os móveis planejados são uma ótima solução, pois aproveitam ao máximo o espaço da varanda, além de deixarem o ambiente mais harmônico. 

É importante levar em consideração que, caso o espaço gourmet seja mais aberto e sem cortinas, o investimento em móveis com material resistente à ação do sol se torna essencial. Isso pode ajudar a prevenir cada item e prolongar a vida útil do ambiente.

Além disso, opte por móveis revestidos e que sejam fáceis de limpar, já que ambientes que envolvem comida sujam com mais facilidade.

Para uma área gourmet pequena, usar uma bancada é a opção ideal. Assim, outros móveis podem ser utilizados para compor o ambiente. 

Se você tiver um pouco mais de espaço, vale a pena investir em um sofá ou poltronas para proporcionar mais conforto.

Utensílios de cozinha

Ter itens de cozinha na área gourmet é prático e funcional, já que agiliza as reuniões e evita um vai e vem para a cozinha. 

Invista em tábuas de corte e instale um suporte para pendurar utensílios básicos que você usa para preparar as refeições. 

Você também pode usar louças, copos e taças que combinem com o espaço gourmet, deixando o ambiente ainda mais charmoso. 

Leia também: Cozinha minimalista? Aprenda a aproveitar melhor os espaços

A decoração pode ficar ainda mais despojada com vasos de planta e luminárias modernas.  

Área gourmet pequena com piscina

Não são só os apartamentos que têm o tão desejado espaço gourmet. Muitos projetos de casas também foram desenhados com este ambiente para proporcionar mais lazer aos seus moradores. 

Uma área gourmet pequena com piscina em casa também precisa de um bom planejamento. 

Por isso, é importante colocar na ponta do lápis o que você gostaria de ter nessa área. Se uma piscina com uma churrasqueira e um pequeno balcão, ou outros elementos como geladeira, mesa, cadeiras, etc.

Não se esqueça de colocar os eletrodomésticos em um espaço com cobertura, para evitar que eles sejam danificados pela chuva.

Por mais que a área seja pequena, é possível sim criar uma decoração aconchegante, funcional e personalizada.

Opte por pisos antiderrapantes, como os de madeira, e aproveite para incluir plantas e outros utensílios de cozinha, como copos, taças, louças, etc. 

A madeira também pode ser utilizada para revestir a churrasqueira, o deck da piscina, poltronas, cadeiras, banquetas e outros móveis que irão fazer parte do ambiente.  

Para um design mais moderno, opte por uma mobília com revestimentos que estão em alta e aposte em lustres e pendentes despojados.  

imagem de uma área gourmet externa com piscina rodeada por um gramado bem aparado. Aos fundos há uma cerca e palmeiras.

Área de churrasco moderna e pequena

Para os amantes das carnes, que buscam apenas uma área de churrasco moderna e pequena, é importante se concentrar no tipo da churrasqueira. 

Atualmente, no mercado, é possível encontrar vários modelos de churrasqueira. Escolha aquela que mais se adapte ao espaço que você tem, se casa ou apartamento, e às suas necessidades.

Caso você more em apartamento, é imprescindível a utilização da coifa, que é responsável por eliminar a fumaça, enviando a gordura para o exterior.

Uma área de churrasco moderna e pequena combina bastante com uma bancada e banquetas com revestimento de marcenaria clara, metálica ou de madeira. 

A bancada também serve para dividir o ambiente e como apoio para as carnes preparadas no churrasco. 

Você pode instalar um frigobar colorido para deixar as bebidas geladas e o ambiente mais charmoso.

Imóveis com espaço gourmet no QuintoAndar

Procurando um imóvel com espaço gourmet? Vem para o QuintoAndar! 

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer

Plataforma imobiliária digital presente em mais de 40 cidades, oferecemos as melhores soluções de locação e venda, além de  facilidades na pesquisa para que você encontre o imóvel ideal.

São mais de 66 filtros com características específicas para refinar a sua busca, incluindo a opção de procurar por varanda gourmet. Confira algumas opções nas principais capitais:

Imóveis com varanda gourmet em São Paulo:

Imóveis com varanda gourmet no Rio de Janeiro

Imóveis com varanda gourmet em Belo Horizonte

Imóveis com varanda gourmet em Curitiba

Mais opções? Acesse o site para procurar pela cidade que deseja.