Com o objetivo de observar as mudanças nos padrões de buscas por imóveis pra alugar em Porto Alegre, especialmente diante dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, o QuintoAndar fez um estudo sobre o comportamento dos gaúchos em sua plataforma. Com o levantamento, a imobiliária pode apontar algumas tendências do mercado na Capital Gaúcha, como, por exemplo, os bairros mais buscados de Porto Alegre e aqueles com mais liquidez.

Bairros mais buscados de Porto Alegre

De acordo com o QuintoAndar, os bairros mais pesquisados em 2020 foram:

  1. Canoas
  2. Centro Histórico
  3. Bom Fim
  4. Menino Deus
  5. Cidade Baixa

Bairros com maior liquidez de Porto Alegre

O QuintoAndar fez também o levantamento sobre os bairros onde mais imóveis foram alugados em menos de 14 dias em Porto Alegre e Região Metropolitana. 

De acordo com a imobiliária digital, a liquidez de um imóvel – o tempo entre ele ser anunciado até ser alugado – está completamente relacionada a alguns fatores como número de quartos, localização, se o imóvel fica próximo a meios de transporte ou não, entre outros:

Os bairros mais líquidos de Porto Alegre – onde os imóveis foram alugados mais rapidamente em 2020 -, são estes:

  1. Vila Ipiranga
  2. Bom Fim
  3. Rio Branco 
  4. Menino Deus
  5. Cristo Redentor 

Como critério, o QuintoAndar comparou imóveis alugados em até 2 semanas, com valores de aluguel até R$ 2 mil nos últimos 12 meses. 

Tamanho de imóveis preferido

Em Porto Alegre, um imóvel de 1 quarto é alugado 14% mais rápido do que a média geral da cidade. Enquanto o de 2 quartos é alugado 10% mais rápido. 

Os imóveis de 3 quartos, por sua vez, ficam na média da cidade. E os de 4 quartos têm liquidez menor que a média. Eles demoram 40% a mais do tempo médio da cidade pra serem alugados. 

Isso quer dizer, por exemplo, que um imóvel de 1 quarto é alugado – em média – 4 dias mais rápido que a média da cidade. Já um imóvel de 4 quartos demora – em média – 22 dias a mais que a média pra ser alugado.

Filtros mais usados

Além disso, o QuintoAndar também levantou quais foram os filtros mais utilizados em sua plataforma durante as buscas feitas pelos inquilinos em potencial. 

Segundo a imobiliária digital, imóveis com “vista livre” tiveram um aumento de 52% em 2020, em comparação ao ano anterior. “Sol da manhã” e “luminosidade natural”, cada um com 48%, também cresceram em buscas, seguidos por “chuveiro a gás” (37%), “novos ou reformados” (31%), “armários na cozinha” (21%) e “apartamento cobertura” (20%).