Quem mora na Capital Paulista pode escolher entre ficar nos arredores do trabalho, uma vizinhança sossegada ou perto da boemia. A segurança é um fator fundamental para escolher onde viver, principalmente quando se trata de um local tão diverso quanto a metrópole paulista. É por isso que é preciso conhecer bem quais são os bairros mais seguros de São Paulo antes de tomar qualquer decisão.

Para mostrar o cenário paulistano, vamos nos basear no Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz.

Primeiro, vale a pena entender um pouco mais sobre o índice. 

Lançado em 2014, ele acompanha anualmente a exposição à violência em todo o estado. Ele é calculado anualmente a partir da média ponderada dos seguintes subíndices, com dados da Secretaria de Segurança Pública: 

  • Crimes letais (homicídio e latrocínio)
  • Crimes contra a dignidade sexual (estupro)
  • Crimes contra o patrimônio (roubo)

Quanto mais próximo de zero, menor é a exposição à violência.

Navegue pelo conteúdo:

Panorama Geral

Zona Leste, o que esperar da região

Vila Formosa

Mooca

Região Central de São Paulo

Bela Vista

Paraíso

Cambuci

Região Sul

Vila Mariana

Monções

Itaim Bibi

Vila nova Conceição

Ipiranga

Moema

Região Oeste

Lapa

Perdizes

Pinheiros

Vila Madalena

Higienópolis

Região Norte

Santana

Casa verde

Em qual desses bairros morar?

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer

Panorama Geral

A primeira boa notícia para os paulistanos é que a cidade de São Paulo não é a mais exposta à violência entre os 141 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes. 

As cidades litorâneas, como Mongaguá, Ubatuba e Peruíbe, são as que ocupam os últimos lugares no ranking. Já Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e São José do Rio Pardo estão nas melhores posições. 

Na capital paulista, os distritos policiais com os melhores índices de IECV estão concentrados na Zona Sul, ou seja, nesta região, estão os bairros mais seguros de São Paulo. Que tal conhecê-los?

Zona Leste, o que esperar da região

Vila Formosa

Com baixos níveis de crimes contra a vida e contra o patrimônio, o principal ponto de atenção da Vila Formosa é em relação aos estupros. 

Neste bairro ascendente da Zona Leste, que iniciou como um núcleo no século XX, não falta praticidade e qualidade de vida – são 116 praças disponíveis para os momentos de lazer da população!

O local conta com estrutura completa de comércio, inclusive com um shopping – o Anália Franco -, além do Centro Cultural Vila Formosa e do parque CERET. 

Mooca

Bairro conhecido por seus bares e restaurantes de origem italiana. É também um polo de universidades da cidade. Justamente por isso, as pessoas de mais idade, maioria entre os moradores do bairro, convivem diariamente com os jovens que circulam por lá.

A Mooca tem muitas casas, repúblicas e apartamentos. Muitas das construções são antigas, o que é nítido quando se anda pelas ruas. Muito próximo do Brás e do Centro, é um bairro bem servido de transporte público, pois tem estação de metrô e de trem da CPTM.

Região Central de São Paulo

Bela Vista

É a região onde se encontram dois dos mais conhecidos bairros boêmios da cidade, o Bixiga e o Baixo Augusta. Um lugar com apês pra todos os gostos e muito bem localizado.

Proporciona fácil acesso a qualquer região da cidade por meio de ônibus, metrô ou carro. Um excelente lugar para se morar em São Paulo.

Paraíso

Um bairro que oferece qualidade de vida altíssima a seus moradores. Localizado na Zona Centro-Sul de São Paulo, possui três estações de metrô (Paraíso, Vergueiro e Brigadeiro) no seu território. Além disso, sua proximidade com o Centro é outro atrativo.

Cambuci

Entre os bairros mais seguros de São Paulo, também há um representante do Centro! É o Cambuci. 

Predominantemente residencial, o bairro já foi a porta de entrada para quem vinha do interior. Atualmente, ele atende muitas famílias que buscam escolas de referência, e atrações para as horas livres, como o Parque da Aclimação e a Biblioteca Raul Bopp.

O principal ponto forte desse bairro é o acesso rápido e fácil a outras regiões de São Paulo graças a grandes avenidas, corredores de ônibus e metrô. 

Região Sul

Vila Mariana

Vila Mariana

Localizado na zona centro-sul da cidade, a Vila Mariana pode ser considerada o bairro mais seguro de São Paulo. Por lá, crimes como homicídios e latrocínios praticamente não acontecem e a principal preocupação são com os roubos. 

Além de ter uma localização estratégica, bem próxima ao centro e às principais regiões de escritórios da cidade, a Vila Mariana é bem servida de transporte público, com metrôs e ônibus, a grandes avenidas que tornam o acesso fácil para qualquer local. 

Um dos principais atrativos do bairro é sua oferta de opções culturais e gastronômicas. Ele fica próximo ao Parque do Ibirapuera,  Centro Cultural São Paulo e da Cinemateca Brasileira. Qualquer programação pode ser encerrada em um dos ótimos restaurantes e bares da Rua Joaquim Távora. 

Monções

Também chamado de Cidade Monções, conta com baixíssimo índice de crimes contra a vida. O bairro da Zona Sul é um dos mais valorizados da capital paulista. Não é à toa que personalidades importantes vivem por lá, como o DJ Alok. 

Com opções de comércio, lazer, gastronomia e entretenimento, além da FGV, uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, e do famoso Parque do Povo, o bairro é ideal para quem vai usar o carro diariamente, pois há grandes avenidas no entorno, mas deixa a desejar quanto ao transporte público.

Itaim Bibi

Localizado na Zona Sul de São Paulo, colado em Moema e no Brooklin, o Itaim Bibi é um bairro de ruas arborizadas. E embora não tenha estação de metrô perto, muitas linhas de ônibus de todas as regiões passam pelo local.

Vila Nova Conceição

É o metro quadrado mais caro da cidade. Com ruas muito arborizadas, muitos condomínios de mansões e prédios de luxo são encontrados na região. Algumas ruas são fechadas apenas para moradores. Fica próximo a Moema e Vila Olímpia e faz divisa com o parque Ibirapuera.

Ipiranga

No distrito policial do Ipiranga, o principal trabalho é contra os crimes ao patrimônio, seguido dos casos de estupro. A ocorrência de homicídios e latrocínios não é comum. 

Localizado também na Zona Sul da cidade, trata-se de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Ele está repleto de história, com monumentos e museus (Museu Paulista e Museu do Ipiranga) que remetem à proclamação da Independência do Brasil.

O bairro está próximo a avenidas que conduzem à Zona Leste e também tem acesso facilitado para o ABC e o litoral, bem como uma boa estrutura de ônibus, metrô e trem.

Moema

Um dos primeiros bairros planejados de São Paulo. É plano e tem um comércio local forte, que oferece de tudo. Há muitos hotéis, hospitais e escolas particulares no bairro, dividindo espaço com prédios luxuosos. Suas ruas são modernas e arborizadas. O shopping Ibirapuera, um dos maiores do país, se encontra na região. As estações de metrô Moema e Eucaliptos (com saída para o Shopping Ibirapuera), atende esse que é considerado um ótimo bairro para morar.

Região Oeste

Lapa

Possui um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo. A infraestrutura urbana é excelente, com saída para as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, acesso à estação de trem Lapa e terminal de ônibus. O Mercado Municipal da Lapa é um importante ícone e ponto turístico comercial da região. As principais opções de lazer são o Tendal da Lapa, que oferece diversas atividades culturais, o Teatro Cacilda Becker, Estação Ciência, Museu do Relógio, entre outros.

Perdizes

Bairro nobre da zona oeste, conhecido pelas diversas ladeiras. A principal via de transporte é a Avenida Sumaré. Conta com duas estações de metrô da linha verde (Sumaré e Clínicas). Também é atendido por diversas linhas de ônibus.

Os destaques são o Shopping Bourbon, centros de lazer e cultura nas proximidades, como o Parque Água Branca – uma das belas áreas verdes de São Paulo -, SESC Pompéia, estádios (Pacaembu e Allianz Park) e escolas de samba (Tom Maior e Águia de Ouro). Está também no bairro, a PUC. Um dos maiores centros universitários do país.

Pinheiros

É conhecido pela sua diversidade, acessibilidade e qualidade de vida. É um sonho de consumo de muitos paulistanos morar por lá. O bairro conta com museus, como o Instituto Tomie Ohtake, além de  muitos restaurantes e bares. E é um local de muito fácil acesso: são seis estações de metrô e uma da CPTM integrada com a estação Pinheiros. Imóveis pra alugar de todos os tipos são facilmente encontrados neste que é um dos bairros mais seguros de São Paulo.

Vila Madalena

Vila Madalena

Bairro vizinho de Pinheiros. É muito conhecido pela sua vida noturna e pelas atrações que oferece. Uma delas é o Beco do Batman, museu de arte de rua a céu aberto, e seus diversos bares temáticos, com diferentes faixas de preço. É um bairro muito jovem, com alta qualidade de vida e segurança. O acesso pode ser feito por metrô, com a estação Vila Madalena, ou de ônibus, já que diversas linhas passam pelas vias da região. Para quem ama a Capital Paulista, a Vila Madalena certamente é um dos melhores bairros de São Paulo.

Higienópolis

O bairro é conhecido por seus restaurantes luxuosos e seu shopping, que leva o mesmo nome do bairro. Possui também muitas boutiques e comércios locais, além de diversos prédios residenciais. Há muitos moradores da terceira idade, que são atendidos por uma estação de metrô, a Marechal Deodoro, e diversas linhas de ônibus.

Região Norte

Santana

Maior, mais importante e antigo bairro da Zona Norte, Santana tem moradores fiéis. Por lá se encontram os mais diversos tipos de imóveis, sendo que seus prédios mais luxuosos estão na região do Alto de Santana. Nos limites da região estão o Terminal Rodoviário do Tietê e o quartel da Polícia Militar. Um dos bairros mais seguros de São Paulo, Santana possui três estações de metrô: Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana.

Casa Verde

Tipicamente residencial, o bairro antigamente era repleto de casas, mas experimentou um boom de edifícios nos últimos 20 anos. E isso mudou o seu perfil de moradores. Por sua proximidade com a Marginal Tietê, é considerado de boa localização, apesar de razoavelmente longe do centro da cidade. A estação de metrô mais próxima é a estação Santana.

Não está em São Paulo? Veja aqui as outras cidades que são atendidas pelo QuintoAndar pelo Brasil.

Em qual desses bairros morar?

A resposta depende de você, é claro! Tudo vai depender do seu perfil e do que busca em cada região, além da segurança. Vale a pena pesquisar casas ou apartamentos de acordo com suas necessidades e, a partir daí, visitar cada local para escolher o ideal.

Acesse o site do QuintoAndar  e confira de perto as soluções que oferecemos para quem deseja comprar, vender ou alugar um imóvel. Estamos presentes em mais de 40 cidades e em 11 capitais do Brasil.

Certamente, você encontrará, entre as centenas de opções, o local que dará tudo o que você precisa em termos de segurança, conforto, mobilidade, lazer, entre uma série de elementos que fazem toda diferença quando o assunto é morar bem.

+ Leia também:
Melhores bairros de São Paulo: quais são e como escolher o ideal?