Quem mora na Capital Paulista pode escolher entre ficar nos arredores do trabalho, uma vizinhança sossegada ou perto da boemia. A segurança é um fator fundamental para escolher onde viver, principalmente quando se trata de um local tão diverso quanto a metrópole paulista. É por isso que é preciso conhecer bem quais são os bairros mais seguros de São Paulo antes de tomar qualquer decisão.

Para mostrar o cenário paulistano, vamos nos basear no Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz.

Primeiro, vale a pena entender um pouco mais sobre o índice. 

Lançado em 2014, ele acompanha anualmente a exposição à violência em todo o estado. Ele é calculado anualmente a partir da média ponderada dos seguintes subíndices, com dados da Secretaria de Segurança Pública: 

  • Crimes letais (homicídio e latrocínio)
  • Crimes contra a dignidade sexual (estupro)
  • Crimes contra o patrimônio (roubo)

Quanto mais próximo de zero, menor é a exposição à violência.

Navegue pelo conteúdo:

Panorama geral sobre os bairros mais seguros de São Paulo

A primeira boa notícia para os paulistanos é que a cidade de São Paulo não é a mais exposta à violência entre os 141 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes. 

As cidades litorâneas, como Mongaguá, Ubatuba e Peruíbe, são as que ocupam os últimos lugares no ranking. Já Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e São José do Rio Pardo estão nas melhores posições. 

Na capital paulista, os distritos policiais com os melhores índices de IECV estão concentrados na Zona Sul, ou seja, nesta região, estão os bairros mais seguros de São Paulo. Que tal conhecê-los?

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Zona Leste, o que esperar dessa região de SP?

Vila Formosa

Com baixos níveis de crimes contra a vida e contra o patrimônio neste bairro ascendente da Zona Leste, que iniciou como um núcleo no século XX, não falta praticidade e qualidade de vida – são 116 praças disponíveis para os momentos de lazer da população!

O local conta com estrutura completa de comércio, inclusive com um shopping – o Anália Franco –, além do Centro Cultural Vila Formosa e do parque CERET.

E por falar no shopping, veja várias opções de apartamentos para alugar próximas ao Anália Franco! Ou, se preferir, confira abaixo algumas seleções da Vila Formosa!

Mooca

Bairro conhecido por seus bares e restaurantes de origem italiana. É também um polo de universidades da cidade. Justamente por isso, as pessoas de mais idade, maioria entre os moradores do bairro, convivem diariamente com os jovens que circulam por lá.

A Mooca tem muitas casas, repúblicas e apartamentos. Muitas das construções são antigas, sendo nítido quando se anda pelas ruas. Muito próximo do Brás e do Centro, é um bairro bem servido de transporte público, pois tem estação de metrô e de trem da CPTM.

Quer viver nesse polo universitário de São Paulo? Veja opções para alugar:

Bairros seguros na Região Central de São Paulo

Bela Vista

É a região onde se encontram dois dos mais conhecidos bairros boêmios da cidade, o Bixiga e o Baixo Augusta. Um lugar com apês pra todos os gostos e muito bem localizado.

Proporciona fácil acesso a qualquer região da cidade por meio de ônibus, metrô ou carro. Um excelente lugar para se morar em São Paulo.

Confira opções de moradia para alugar em Bela Vista!

Paraíso

Um bairro que oferece qualidade de vida altíssima a seus moradores. Localizado na Zona Centro-Sul de São Paulo, possui três estações de metrô (Paraíso, Vergueiro e Brigadeiro) no seu território. Além disso, sua proximidade com o Centro é outro atrativo.

Veja apartamentos e casas para morar no Paraíso:

Cambuci

Entre os bairros mais seguros de São Paulo, também há um representante do Centro! É o Cambuci. 

Predominantemente residencial, o bairro já foi a porta de entrada para quem vinha do interior. Atualmente, ele atende muitas famílias que buscam escolas de referência, e atrações para as horas livres, como o Parque da Aclimação e a Biblioteca Raul Bopp.

O principal ponto forte desse bairro é o acesso rápido e fácil a outras regiões de São Paulo graças a grandes avenidas, corredores de ônibus e metrô. 

Quer morar no Cambuci? Veja alguns imóveis para alugar:

Higienópolis

O bairro é conhecido por seus restaurantes luxuosos e seu shopping, que leva o mesmo nome do bairro. Possui também muitas boutiques e comércios locais, além de diversos prédios residenciais. Há muitos moradores da terceira idade, que são atendidos por uma estação de metrô, a Marechal Deodoro, e diversas linhas de ônibus.

Temos vários imóveis para alugar em Higienópolis, confira:

Bairros seguros na Região Sul

Vila Mariana

Vila Mariana

Localizado na zona centro-sul da cidade, a Vila Mariana pode ser considerada o bairro mais seguro de São Paulo. Por lá, crimes como homicídios e latrocínios praticamente não acontecem. 

Além de ter uma localização estratégica, bem próxima ao centro e às principais regiões de escritórios da cidade, a Vila Mariana é bem servida de transporte público, com metrôs e ônibus, a grandes avenidas que tornam o acesso fácil para qualquer local. 

Um dos principais atrativos do bairro é sua oferta de opções culturais e gastronômicas. Ele fica próximo ao Parque do Ibirapuera, ao Centro Cultural São Paulo e da Cinemateca Brasileira. Qualquer programação pode ser encerrada em um dos ótimos restaurantes e bares da Rua Joaquim Távora. 

Confira opções de imóveis na Vila Mariana:

Monções

Também chamado de Cidade Monções, conta com baixíssimo índice de crimes contra a vida. O bairro da Zona Sul é um dos mais valorizados da capital paulista. Não é à toa que personalidades importantes vivem por lá, como o DJ Alok. 

Com opções de comércio, lazer, gastronomia e entretenimento, além da FGV, uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, e do famoso Parque do Povo, o bairro é ideal para quem vai usar o carro diariamente, pois há grandes avenidas no entorno, mas deixa a desejar quanto ao transporte público.

Veja lugares para você morar em Monções:

Itaim Bibi

Localizado na Zona Sul de São Paulo, colado em Moema e no Brooklin, o Itaim Bibi é um bairro de ruas arborizadas. E embora não tenha estação de metrô perto, muitas linhas de ônibus de todas as regiões passam pelo local.

Quer morar em Itaim Bibi? Veja imóveis para alugar:

Você também pode se interessar: Descubra como é viver no Jardim Europa em São Paulo

Vila Nova Conceição

É o metro quadrado mais caro da cidade. Com ruas muito arborizadas, muitos condomínios de mansões e prédios de luxo são encontrados na região. Algumas ruas são fechadas apenas para moradores. Fica próximo a Moema e Vila Olímpia e faz divisa com o parque Ibirapuera.

Venha viver na Vila Nova Conceição em um dos imóveis abaixo:

Ipiranga

No distrito policial do Ipiranga, a ocorrência de homicídios e latrocínios não é comum. 

Localizado também na Zona Sul da cidade, trata-se de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Ele está repleto de história, com monumentos e museus (Museu Paulista e Museu do Ipiranga) que remetem à proclamação da Independência do Brasil.

O bairro está próximo a avenidas que conduzem à Zona Leste e também tem acesso facilitado para o ABC e o litoral, bem como uma boa estrutura de ônibus, metrô e trem.

Quer viver no Ipiranga? Veja nossa seleção de imóveis para alugar!

Moema

Um dos primeiros bairros planejados de São Paulo. É plano e tem um comércio local forte, que oferece de tudo. Há muitos hotéis, hospitais e escolas particulares no bairro, dividindo espaço com prédios luxuosos. Suas ruas são modernas e arborizadas. O shopping Ibirapuera, um dos maiores do país, se encontra na região. As estações de metrô Moema e Eucaliptos (com saída para o Shopping Ibirapuera), atende esse que é considerado um ótimo bairro para morar.

Veja imóveis para você alugar em Moema:

Bairros seguros na Região Oeste

Lapa

Possui um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo. A infraestrutura urbana é excelente, com saída para as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, acesso à estação de trem Lapa e terminal de ônibus. O Mercado Municipal da Lapa é um importante ícone e ponto turístico comercial da região. As principais opções de lazer são o Tendal da Lapa, que oferece diversas atividades culturais, o Teatro Cacilda Becker, Estação Ciência, Museu do Relógio, entre outros.

Veja opções de lares para alugar na Lapa!

Perdizes

Bairro nobre da zona oeste, conhecido pelas diversas ladeiras. A principal via de transporte é a Avenida Sumaré. Conta com duas estações de metrô da linha verde (Sumaré e Clínicas). Também é atendido por diversas linhas de ônibus.

Os destaques são o Shopping Bourbon, centros de lazer e cultura nas proximidades, como o Parque Água Branca – uma das belas áreas verdes de São Paulo -, SESC Pompéia, estádios (Pacaembu e Allianz Park) e escolas de samba (Tom Maior e Águia de Ouro). Está também no bairro, a PUC, um dos maiores centros universitários do país.

Veja imóveis para alugar em Perdizes:

Pinheiros

É conhecido pela sua diversidade, acessibilidade e qualidade de vida. É o sonho de consumo de muitos paulistanos morar por lá. O bairro conta com museus, como o Instituto Tomie Ohtake, além de  muitos restaurantes e bares. E é um local de muito fácil acesso: são seis estações de metrô e uma da CPTM integrada com a estação Pinheiros. Imóveis pra alugar de todos os tipos são facilmente encontrados neste que é um dos bairros mais seguros de São Paulo.

Quer viver na região cultural de Pinheiros? Encontre seu lar nas opções abaixo!

Vila Madalena

Vila Madalena

Bairro vizinho de Pinheiros. É muito conhecido pela sua vida noturna e pelas atrações que oferece. Uma delas é o Beco do Batman, museu de arte de rua a céu aberto, e seus diversos bares temáticos, com diferentes faixas de preço. É um bairro muito jovem, com alta qualidade de vida e segurança. O acesso pode ser feito por metrô, com a estação Vila Madalena, ou de ônibus, já que diversas linhas passam pelas vias da região. Para quem ama a Capital Paulista, a Vila Madalena certamente é um dos melhores bairros de São Paulo.

Quer curtir a vida tranquila e segura na Vila Madalena? Confira opções de aluguel abaixo!

Leia também: Saiba como é morar na Vila Madalena em São Paulo

Bairros seguros na Região Norte

Santana

Maior, mais importante e antigo bairro da Zona Norte, Santana tem moradores fiéis. Por lá se encontram os mais diversos tipos de imóveis, sendo que seus prédios mais luxuosos estão na região do Alto de Santana. Nos limites da região estão o Terminal Rodoviário do Tietê e o quartel da Polícia Militar. Um dos bairros mais seguros de São Paulo, Santana possui três estações de metrô: Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana.

Seu lar pode estar em Santana. Veja algumas opções abaixo!

Casa Verde

Tipicamente residencial, o bairro antigamente era repleto de casas, mas experimentou um boom de edifícios nos últimos 20 anos. E isso mudou o seu perfil de moradores. Por sua proximidade com a Marginal Tietê, é considerado de boa localização, apesar de razoavelmente longe do centro da cidade. A estação de metrô mais próxima é a estação Santana.

Não está em São Paulo? Veja aqui as outras cidades que são atendidas pelo QuintoAndar pelo Brasil.

Veja imóveis para alugar em Casa Verde:

Em qual desses bairros de SP morar?

A resposta depende de você, é claro! Tudo vai depender do seu perfil e do que busca em cada região, além da segurança. Vale a pena pesquisar casas ou apartamentos de acordo com suas necessidades e, a partir daí, visitar cada local para escolher o ideal.

Acesse o site do QuintoAndar e confira de perto as soluções que oferecemos para quem deseja comprar, vender ou alugar um imóvel. Estamos presentes em mais de 40 cidades e em 11 capitais do Brasil.

Certamente, você encontrará, entre as centenas de opções, o local que dará tudo o que você precisa em termos de segurança, conforto, mobilidade, lazer, entre uma série de elementos que fazem toda diferença quando o assunto é morar bem.

+ Leia também:

Conheça os melhores bairros de São Paulo pra universitários
Melhores escolas de SP: conheça as principais instituições da cidade e seus diferenciais

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.