Belo Horizonte, em Minas Gerais, está entre as principais capitais brasileiras avaliadas também como cidades inteligentes. Com infraestrutura e qualidade de vida que atraem cada vez mais novos moradores, a cidade se mostra uma alternativa para quem pretende encontrar uma moradia para transformar em lar. Especialmente se estiver buscando um estilo para viver que mescle tradições e costumes com os serviços modernos e arrojados de uma grande metrópole como acontece nos bairros nobres de BH

Impulsionada pelo desempenho nas áreas de saúde, tecnologia e inovação, governança e empreendedorismo, a capital mineira ficou entre as 10 grandes cidades mais conectadas do país, segundo avaliou o Ranking Connected Smart Cities de 2021. Isso porque Belo Horizonte conta com um planejamento inteligente em constante desenvolvimento, buscando soluções modernas para superar os desafios de ser uma das principais capitais do Brasil

Mas para entender um pouco sobre como é viver na cidade mineira, que tal conhecer os diferenciais desses bairros?

Navegue pelos bairros: 

Bairros nobres de BH: Anchieta

Predominantemente residencial e pequeno em relação a outros bairros, Anchieta é um dos principais endereços nobres de Belo Horizonte. Sua localização privilegiada permite fácil acesso às principais vias da região Centro-Sul da cidade. Com 36 ruas, é vizinho aos bairros Sion, Carmo, Mangabeiras e Cruzeiro.

As antigas construções que datam da fundação do bairro, construídas desde os anos de 1920, dividem espaço com edifícios e condomínios de alto padrão. 

Mobilidade no Anchieta

Abastecido por diversos pontos de ônibus, o bairro conecta ao Centro-Sul da cidade e outros lugares próximos em poucos minutos. Por exemplo, de carro é possível fazer a distância entre o Centro de BH, para ir ao Mercado Central, em cerca de 20 minutos, enquanto de transporte público, 30 minutos. 

Comércios e serviços no Anchieta

Anchieta, apesar de residencial, é uma região cheia de estabelecimentos comerciais, como mercados, padarias, bancos e farmácias, que abastecem bem os moradores do bairro. Inclusive, um dos pontos tradicionais é a Panificadora Anchieta, inaugurada em 1966. Mas se engana quem pensa que o bairro atende apenas quem mora próximo.

Conhecido por ser um grande polo gastronômico, é nas principais ruas, como a Pium-I, que acontecem os celebrados happy hours que agitam a noite mineira. Além disso, o shopping Plaza Anchieta, localizado no bairro, possui inúmeras opções de lojas e praça de alimentação. Já o comércio de rua concentrado na Francisco Deslandes também oferece comodidade para o dia a dia.

Bares e restaurantes no Anchieta

  • Butiquim BH: Gastronomia de petiscos mistos da casa entre coquetéis chamativos; 
  • Bucaneiro: Bar com diversos tipos de drinques clássicos e especiais da casa, petiscos, som ambiente e atmosfera animada;
  • Restaurante Pellegrino: Restaurante charmoso com jardim de orquídeas suspenso e que serve pratos franceses e italianos reinventados;
  • Padaria Pão & Cia: Loja da rede mineira de padaria com diversas unidades espalhadas pelo país.

Lazer e cultura no Anchieta

Estar mais próximo de área verde para aproveitar e praticar atividades ao ar livre é um dos diferenciais do bairro que você moraria? Pode cogitar o Anchieta, já que é na arborizada região que fica o Parque Julien Rien, de 15 mil m², ideal para corridas, caminhadas e piqueniques em família.

Além do Julien Rien, seguindo pela Avenida Bandeirantes é possível chegar ao Parque Municipal Juscelino Kubitschek, ideal para as crianças brincarem, fazer ginástica ao ar livre e praticar esportes nas quadras. Aliás, aos domingos, uma das pistas da Bandeirantes é fechada, possibilitando passeios de bicicleta, patins ou praticar corridas sem preocupações com o fluxo de veículos.

Já para curtir os passeios culturais pelo bairro, alguns pontos imperdíveis são:

  • Teatros Francisco Nunes, João Ceschiatti, Casanova e Grande Teatro;
  • Palácio das Artes;
  • Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Estátua Juscelino Kubitschek é uma das atrações do parque (Foto: Shutterstock)

Saúde e segurança no Anchieta

O policiamento é constante na região, que além de contar com o patrulhamento público tem ainda apoio da vigilância dos comércios e condomínios do bairro. Mas é também no Anchieta Garden Shopping que está localizada uma Delegacia da Polícia Federal, além de estar próxima dos batalhões da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Já os hospitais mais próximos do Anchieta ficam nas divisas ou em bairros vizinhos, como a Santa Casa Hilda Brandão e o Premier Hospital Dia.

Educação no Anchieta

O bairro oferece ainda muitas instituições de ensino que vão desde educação infantil e juvenil à pós-graduação, como o Colégio Mangabeiras e a Uniprof.

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Bairros nobres de BH: Belvedere

Um dos bairros que mais atrai investidores é o Belvedere. O bairro de maior renda mensal de BH teve seu boom imobiliário ainda nos anos de 1960, quando o loteamento de  uma antiga fazenda começou a ser expandido.

Atualmente, é reconhecido pelos seus luxuosos condomínios, mas também por onde está situado o BH Shopping, o primeiro da capital mineira e que conta com quase 400 lojas. O bairro fica no ponto mais alto da cidade, entre 1.100 a 1.270 metros de altitude, e conta com uma infraestrutura urbana projetada para integrar a região Centro-Sul sem deixar nada a desejar.

Em meio ao clima bem mais ameno que o do centro da cidade, que está situado a 850m de altitude, o bairro divide-se em Belvedere I, II e III, sendo as duas primeiras áreas compostas por uma ampla ocupação horizontal, com edificações baixas, enquanto na terceira, predominam os prédios mais altos.

Belvedere possui uma vista belíssima da cidade e das serras de Vale do Sereno e Vila da Serra, assim como o bairro vizinho Mangabeiras.

Mobilidade no Belvedere

As principais vias de acesso ao bairro são a Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Raja Gabaglia, Av. Barão Homem de Melo e Anel Rodoviário. Apesar de estar um pouco mais afastado do Centro, é possível chegar ao Mercado Central com transporte público em cerca de 40 minutos.

Comércio e lazer no Belvedere

Um dos diferenciais de quem mora no Belvedere é poder contar com a infraestrutura completa dos condomínios de alto padrão. Além de viver em uma localização que privilegia tranquilidade e segurança, os moradores têm acesso aos serviços essenciais com conforto e comodidade.

No entanto, o bairro também é marcado por grandes torres comerciais, ruas largas, jardins, calçadas portuguesas e um comércio concentrado na Rua Luiz Paulo Franco, a mesma do BH Shopping. Além dele, outros dois shoppings menores oferecem uma variedade de produtos e serviços, o Belvedere Mall e o BH2 Mall. As feiras livres também fazem parte da rotina dos moradores do bairro.

Ar livre no Belvedere

Um dos lugares mais agradáveis do bairro é a Praça da Lagoa Seca, a opção ideal para os moradores que gostam de praticar atividades físicas e brincar com os pequenos ao ar livre. Mas outras áreas do Belvedere também garantem espaços para aproveitar momentos de lazer nos dias ensolarados:

  • Praça Marcelo Góes Menicucci
  • Praça Tom Jobim
  • Praça Arquiteto Ney Werneck
  • Praça Aureliano Chaves
  • Praça Dra. Iris Valadares

Educação no Belvedere

  • Faculdade Farus
  • Instituto Tarcísio Bisinotto
  • Núcleo de Ensino Belvedere

Saúde no Belvedere

  • Hospital Belvedere
  • Hospital Vila da Serra

Bairros nobres de BH: Cidade Nova

Assim como a origem de outros bairros nobres de BH, Cidade Nova desenvolveu-se fruto de um loteamento de fazenda nos últimos 60 anos. A região está situada no eixo Nordeste de Belo Horizonte, onde estava anteriormente a Fazenda Retiro Sagrado Coração de Jesus, de propriedade da Família Cândido da Silveira.

Em sua homenagem, a Av. José Cândido da Silveira é uma das principais avenidas que conectam o bairro a outras importantes vias da capital mineira.

Mobilidade no Cidade Nova

Localização e acessibilidade são dois dentre os pontos que privilegiam quem opta por morar no Cidade Nova, a cerca de 5 km do Centro de BH. O bairro conta com três estações do metrô e tem proximidade com a Av. Cristiano Machado, uma das principais vias que cortam a capital. Acessando-a pela Cândido da Silveira, é possível chegar com tranquilidade à região da Pampulha, onde fica o Aeroporto Internacional de Confins.

Serviços e lazer no Cidade Nova

Cidade Nova é um dos bairros nobres de BH, conhecido como um dos principais polos comerciais da cidade. E mescla isso muito bem ao aspecto residencial da região. A região em desenvolvimento constante tem grande oferta de todos os tipos de serviços essenciais nas imediações do bairro, como hipermercados, padarias, farmácias, bancos e está próximo ainda do Minas Shopping. 

O Minas Shopping conta com diversas lojas e um estacionamento com mais de 3.000 vagas. É possível encontrar grandes marcas e desfrutar de uma praça de alimentação variada, com lanches do gourmet Madero Container e famosas redes de fast-food. Além disso, o shopping possui espaços culturais, como o Cineart Multiplex Minas Shopping. 

O Museu do bordado e o Horto Florestal também garantem momentos culturais de lazer no bairro. Dentre os serviços que mais se destacam pelos diferenciais de morar no Cidade Nova está justamente o acesso à Feira dos Produtos, na Av. Cristiano Machado. Afinal, ela oferece com comodidade quase todos os produtos e serviços disponíveis no Mercado Central.

Veja a seguir algumas das áreas verdes que mais atraem os moradores que optam por manter um estilo de vida com hábitos ao ar livre.

Parques no Cidade Nova

  • Parque Orlando de Carvalho Silveira: Belo parque com um parquinho, equipamentos de academia ao ar livre e espaços para caminhada e ciclismo;
  • Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni: Parque urbano com playground, equipamento de ginástica e um anfiteatro, além de bancos e pistas de caminhada;
  • Parque da Matinha: Com área de recreação, o parque conta com trilhas de caminhada e áreas com lugar para sentar.

Segurança no Cidade Nova

Cidade Nova é assegurado pela delegacia e pelos batalhões localizados nas imediações de bairros vizinhos. Além disso, a vigilância contratada por comerciantes e condomínios residenciais também garante a segurança dos moradores e transeuntes da região.

Saúde no Cidade Nova

  • Atend Med
  • Clínicas médicas e veterinárias
  • Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida

Educação no Cidade Nova

  • Colégio Magnum Agostiniano
  • Colégio Santa Maria
  • Colégio São Miguel Arcanjo
  • Instituto Acalanto
  • Mobilidade para acessar a UniBH e PUC-Minas

Bairros nobres de BH: Cruzeiro

Vizinho dos bairros Anchieta e Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Cruzeiro começou a se desenvolver ainda no final dos anos de 1920, após aprovação dos loteamentos da então Colônia Adalberto Ferraz, no Vale do Córrego do Gentio.

Até então, a região exportava recursos naturais e alimentos para Belo Horizonte. Mas foi em função do desenvolvimento da capital que deu-se a necessidade do prolongamento da Av. Afonso Pena, importante via do bairro, e que contribuiu para a expansão do desenvolvimento urbano de Cruzeiro.

Serviços e Lazer no Cruzeiro

Ícone da história do bairro, o Mercado Distrital inaugurado em 1974 representa não só grande parte do desenvolvimento econômico da região mineira, mas também um dos principais serviços permanentes à disposição de quem mora ou passa pelo Cruzeiro.

Lá é possível encontrar frutas, legumes, verduras frescas e outros produtos variados, além de pescados. O Mercado Distrital é o principal ponto de referência do bairro e está situado na Rua Ouro Fino, onde ocupa uma área maior que 2.000 m². 

O espaço conta também com varanda gastronômica, que inclui churrascaria e restaurante típico italiano, sem falar nos diversificados eventos culturais que acontecem no local. Coladinho na mesma região, o Mirante Parque Professor Amílcar Vianna Martins, área de aproximadamente 18.000 m², possui vista para a cidade, brinquedos e áreas de convivência como opções de lazer para moradores.

Principal área verde do bairro, o parque foi implantado no ano 2000 e abriga o primeiro reservatório de água construído na cidade. Ativo desde 1897, o Reservatório da Serra, como é conhecido, abastece bairros vizinhos como Serra, Anchieta, São Lucas, Funcionários e parte do próprio Cruzeiro.

Conhecido ainda como cidade-jardim, Cruzeiro conta com outras praças espalhadas pelos arredores do bairro, são elas:

  • Praça Milton Campos com cerca de 50 hectares
  • Praça da Bandeira
  • Praça Jornalista Achilles Reis

Vista do Mirante Parque Professor Amílcar Vianna Martins (Foto: Shutterstock)

Bares e restaurantes no Cruzeiro

  • Jângal: Bar rústico e artístico com coquetéis, porções deliciosas, com espaço de terraço coberto, com paisagismo, música ao vivo e muito mais;
  • Almanaque Choperia: Bar casual e moderno que serve vários pratos, lanches e coquetéis criativos e inovadores;
  • La Farina Restaurante e Pizzaria: Pizzaria com cardápio variado de sabores tradicionais, opções gourmets, bebidas, clima tranquilo com delivery;
  • Parrilla del Mercado: Local de estilo mais intimista com teto transparente, chope e churrasco uruguaio assado à lenha;
  • Tasca do Miguel: Situado atualmente no Mercado Distrital, com área para shows ao vivo, o destaque do cardápio vai para o suculento bacalhau a lagareiro;
  • Restaurante da Boneca de Lili: Culinária que mescla tradição mineira em apresentações contemporâneas, localizado na Rua Pium-I, que também oferece outras diversas opções de estabelecimentos para qualquer refeição.

Tribunal no Cruzeiro

A Unidade Afonso Pena do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais está localizada no bairro Cruzeiro.

Educação e saúde no Cruzeiro

  • Universidade Fumec: Universidade da Fundação Municipal para Educação Comunitária cuja mantenedora é a Fundação Mineira de Educação e Cultura, oferece centenas de cursos de graduação superior e tecnológica, pós-graduação, e mestrado;
  • Utramig: Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais criada em 1965, referência no ensino profissionalizante.

Bairros nobres de BH: Lourdes

Localizado em uma área nobre da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o arborizado bairro Lourdes tem um dos metros quadrados metropolitanos mais valiosos. Foi sob a proteção da  Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923, que o bairro mineiro se desenvolveu.

Desde então incorporado ao planejamento original de desenvolvimento da capital mineira, Lourdes conta com uma infraestrutura de serviços completa. Apesar do aspecto moderno e urbano desenvolvido nas edificações verticais, muitas vezes o bairro parece confundir antigas épocas, misturando a paisagem das construções arquitetônicas de antigos casarões ainda presentes na região. Não por acaso, é um dos bairros nobres de BH. 

+ Leia também:
Jovem aposentada conta sobre uma vida inteira no Lourdes em BH e dá dicas sobre o bairro

Mas Lourdes, com sua beleza única, vai além de um bairro que oferece infraestrutura e bem-estar para quem deseja morar próximo a suas ruas largas e arborizadas. A região também é conhecida pela organização e os ótimos estabelecimentos comerciais de lojas de grife e da alta gastronomia, além de outros inúmeros serviços de alto padrão, como academias, centros esportivos e instituições de ensino.

Lazer e serviços no Lourdes

É na região que estão presentes o Shopping Diamond Mall e a sede administrativa de um dos principais clubes profissionais de futebol do país, o Clube Atlético Mineiro.

Veja alguns restaurantes e bares de alto padrão que você pode encontrar no Lourdes:

  • A Favorita: Mistura de bar, restaurante e padaria de sofisticados pratos que seguem a culinária italiana, com inovações de tendências francesas. Destaque para frutos do mar, carnes e massas, além da incrível carta de vinhos;
  • Benvindo: Bistrô gourmet com estilo provençal com menu de pratos autênticos e modernos, com destaque para peito de pato com risoto de mel;
  • Boi Lourdes: Restaurante com ambiente casual que serve buffet e grelhados, além de contar com área externa;
  • Cantina Piacenza: Sabores italianos e internacionais, com menus diferentes para almoço e jantar, em casa elegante com adega;
  • Costelaria Monjardim: Restaurante aconchegante com área externa e parquinho, com opções de costelinha e frango grelhado;
  • Graciliano: Gastronomia sofisticada em ambiente informal e moderno, com terraço espaçoso e menu contemporâneo e diverso;
  • Koneteria Gourmet: Restaurante com decoração moderna que serve culinária contemporânea mexicana, italiana e japonesa;
  • L’Entrecôte Bistrô: Restaurante com ares e inspirações tipicamente franceses que servem pratos em menu variado;
  • Mes Amis: Ambiente contemporâneo com pratos e ingredientes diferenciados preparados pelo chef Ronaldo Afonso;
  • Restaurante Glouton: Ambiente rústico e elegante que oferece pratos refinados e sobremesas chamativas;
  • Udon: Receitas criativas, como sushi de atum com foie gras e teriyaki, servidas em um espaço moderno e artístico.

Cultura no Lourdes

  • Memorial Minas Gerais Vale;
  • BDMG Cultural;
  • Centro de Arte Popular;
  • Casa Una de Cultura;
  • Centro Cultural Unimed-BH.

Cultura nas imediações do Lourdes

Um dos espaços mais conhecidos e presentes nas imediações do bairro é o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, inaugurado em 2010. O complexo é um dos corredores culturais mais importantes para o país, atualmente abrangendo 17 equipamentos culturais até então existentes, sendo alguns deles:

  • Arquivo Público Mineiro
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
  • Casa do Automóvel
  • Casa Fiat de Cultura
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Centro Cultural Oi Futuro
  • Centro de Arte Popular Cemig
  • Centro de Ensaios Abertos – Cena
  • Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade
  • Conservatório UFMG
  • Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) 
  • Espaço do Conhecimento UFMG
  • Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
  • Memorial Minas Gerais Vale
  • MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
  • Museu Mineiro
  • Palácio da Liberdade

Palácio da Liberdade é uma das atrações de Lourdes (Foto: Shutterstock)

Mobilidade no Lourdes

Veja quais são as principais vias de acesso do bairro:

  • Rua da Bahia
  • Av. Álvares Cabral
  • Av. Augusto de Lima
  • Av. Bias Fortes
  • Av. do Contorno
  • Av. Olegário Maciel

Educação no Lourdes

  • Colégio Imaculada Infantil
  • Colégio Imaculada Conceição de BH
  • Colégio São Tomás de Aquino
  • Colégio e pré-vestibular Bernoulli
  • Colégio e pré-vestibular Seno
  • Rede Decisão
  • Escola de Enfermagem – CEFEMG
  • Faculdade Metodista Izabella Hendrix
  • Centro Universitário Una

Saúde e atividades físicas no Lourdes

O bairro conta com diversos consultórios de médicos, dentistas, fisioterapeutas, massagistas, psicólogos e outros profissionais, além de laboratórios de análises clínicas. Lourdes também oferece opções de academia, crossfit e estúdio de pilates. O Minas Tênis Clube possui uma sede na Rua da Bahia.

A sede social do Clube Atlético Mineiro também está localizada no bairro e é onde funciona o setor diretivo e administrativo do clube. Fundado em 1962, na data do aniversário do clube, abriga a Sala de Troféus Vilibaldo Alves e o Auditório Elias Kalil.

Segurança no Lourdes

  • 2ª Delegacia de Polícia Civil
  • Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de MG
  • Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos
  • Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Civil de Minas Gerais

Bairros nobres de BH: Mangabeiras

Vimos anteriormente alguns bairros nobres situados na Região Centro-Sul da capital mineira, como Cruzeiro, Belvedere e Anchieta. Agora vamos conhecer um pouco o vizinho “mais verde” deles, o Mangabeira. O bairro que conta com dois grandes parques, o Municipal de Mangabeiras e o da Serra do Curral, era conhecido pela Pedreira do Acaba Mundo ainda durante os anos de 1890.

Ali, no início do século XX, aos pés da Serra do Curral, eram retirados diversos materiais, como brita e macadame, para utilizarem em construções no desenvolvimento da capital. Antigamente, na região da pedreira existia a Fazenda das Mangabeiras e o terreno da Ferrobel, mineradora da região.

Considerado um dos bairros nobres de BH, Mangabeiras começou a ser urbanizado entre as décadas de 1960 e 1970, através de uma parceria entre os governos estadual e municipal. Com o tempo, o bairro foi dando lugar a residências de alto padrão.

Palácio das Mangabeiras

Parte da paisagem natural do Mangabeiras é compartilhada junto a casarões tradicionais e mansões da região. Por exemplo, é no bairro que está situada a residência oficial dos governadores de Minas Gerais, o Palácio das Mangabeiras.

Construído a pedido de Juscelino Kubitschek enquanto governador, o palácio foi projetado por Oscar Niemeyer com jardins exuberantes de Roberto Burle Marx. 

Verticalização no Mangabeiras

O processo de verticalização no bairro ainda oferece os ares de transformação decorrentes do desenvolvimento da capital nas últimas décadas. Isso sem destoar das nuances modernistas das tradicionais construções de alto padrão da região.

Infraestrutura e serviços no Mangabeiras

Ideal para quem busca por moradias em áreas menos movimentadas nos bairros nobres da capital mineira, Mangabeiras possui uma infraestrutura de serviços essenciais em seus arredores que serve os moradores. 

Em avenidas próximas, como Bandeirantes, Uruguai e Afonso Pena, é possível encontrar padarias, mercados, farmácias, hortifrútis, escolas, instituições bancárias e diversos estabelecimentos comerciais. A caminho dali, a Rua Pium-I oferece diversas opções do polo gastronômico para quem busca divertimento e lazer próximo ao bairro.

Área verde no Mangabeiras

Certamente um dos principais diferenciais de morar no Mangabeiras é a possibilidade de estar em proximidade com a natureza em diversos momentos sem sair da capital. Veja alguns dos pontos mais procurados até mesmo por quem só deseja visitar o bairro.

  • Parque Municipal de Mangabeiras: Ao pé da Serra do Curral, o patrimônio cultural de Belo Horizonte, foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em uma área de conservação de 2,4 milhões de m², um dos maiores parques urbanos do Brasil. Com 59 nascentes do Córrego da Serra, o parque integra a Bacia do Rio São Francisco, em uma altitude de 1.000 a 1.300 metros. De clima ameno, é o lugar ideal para descanso, lazer e esportes.

A vegetação nativa é um dos principais atrativos, sendo representada por áreas de Cerrado e de Mata Atlântica. No “Roteiro da Mata” é possível conhecer um pouco mais da vegetação de Cerrado e Mata Atlântica, passando pelo Viveiro da Mudas Nativas, Centro de Educação Ambiental (CEAM) e Mirante da Mata.

Já para o contato com os recursos hídricos, existe o “Roteiro das Águas”, integrado pelo Recanto da Cascatinha e Lago dos Sonhos, formados pelas águas do Córrego da Serra. Entretanto, para as atividades recreativas e esportivas, a “Rota do Sol” conta com as Ilhas do Passatempo, Pista de Skate, Praça do Britador, Parque Esportivo e Ciranda dos Brinquedos.

  • Parque da Serra do Curral de Mangabeiras: Perfeito para contemplação, contato com a natureza e prática de atividade física, o Parque da Serra do Curral, foi inaugurado em 2012 com a função primeira de proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os mirantes do parque oferecem aos visitantes uma vista privilegiada da Região Metropolitana da Capital Mineira.

Em uma área aproximada de 400 mil m², na Avenida José do Patrocínio Pontes, atrás do Instituto Hilton Rocha, o parque possui 10 mirantes distribuídos por seus quatro mil metros de extensão, de onde o visitante pode identificar alguns pontos turísticos da cidade e demais aspectos naturais do entorno, como:

  • Lagoa da Pampulha
  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti
  • Avenida Afonso Pena
  • Estádio Mineirão
  • Museu de História Natural
  • Jardim Botânico da UFMG
  • Pico do Itabirito
  • Serra da Piedade
  • Morro do Pires
  • Morro do Elefante
  • Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

O Parque da Serra do Curral apresenta formação típica do conjunto que compõe o Quadrilátero Ferrífero, situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Entretanto, a Mata Atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes ao parque, bem como no Parque das Mangabeiras e na Mata do Jambreiro, constituindo assim um importante corredor ecológico de vegetação preservada.

A Praça do Papa é outro ponto do Mangabeiras que merece destaque. Situada ao final da Avenida das Agulhas Negras, a mais de 1.100m de altitude, a praça consagrou-se após a visita à cidade feita pelo Pontífice João Paulo II, em 1980. O lugar é ideal para piqueniques e observar a cidade. 

O espaço conta com um monumento à paz, composto por uma escultura de 24 metros feita em três chapas de aço, pesando 92 toneladas. A obra de autoria do artista plástico Ricardo Carvão é considerada uma de suas artes mais icônicas.

Mobilidade no Mangabeiras

Como falamos anteriormente, o bairro privilegia uma localização verde apesar de manter imediações mais movimentadas, onde se encontram os serviços essenciais que atendem os moradores, bem como as saídas do bairro.

Dessa forma, as grandes rodovias e avenidas internas conectam bairros vizinhos de forma bem rápida e prática, tornando necessário recorrer a eles no caso de serviços hospitalares de pronto atendimento.

Ensino no Mangabeiras

  • Colégio Mangabeiras
  • Escola Estadual Professor Pedro Aleixo

Segurança no Mangabeiras

O bairro possui ampla e constante vigilância não só por conta dos serviços privados das residências de alto padrão, como também por ser a região que recebe representantes de alto escalão do governo.

Mas pelas imediações do Mangabeiras também é possível contar com apoio do batalhão de Polícia Militar e da Delegacia de Polícia Federal no vizinho Anchieta.

Parque Municipal das Mangabeiras  (Foto: Shutterstock)

Bairros nobres de BH: Pampulha

Uma das regiões mais tradicionais da capital mineira, Pampulha oferece tranquilidade e qualidade de vida. A região conta com 40 bairros e está localizada perto das regiões Norte, Nordeste, Noroeste e Venda Nova da cidade. O centro urbano com ares de interior, localizado a cerca de 10 km do Centro de Belo Horizonte, constitui parte importante da história e cultura da capital, além de ser um dos cartões postais mineiros mais populares.

Parte desse aspecto visual impressionante se dá pelas grandes obras icônicas presentes no coração da região. Isso porque ainda entre os anos de 1940 o então prefeito JK e Oscar Niemeyer fizeram uma parceria para desenvolver um projeto urbanístico que integrasse a área, que anteriormente se limitava no entorno da Igreja de São Francisco de Assis, com o resto da cidade.

Assim, criaram o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que visava ainda a modernização arquitetônica de Belo Horizonte. À época, a inauguração teve a presença do então Presidente Getúlio Vargas. Considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 2016 e situado no entorno da Lagoa da Pampulha estão:

  • Museu de Arte Moderna
  • Igreja São Francisco de Assis
  • Iate Clube Pampulha
  • Casa do Baile e muito mais

É considerando tradições históricas que desde então o projeto urbanístico da região da Pampulha se desenvolveu, sendo considerada área nobre atualmente para morar com qualidade em BH.

Igreja São Francisco de Assis  (Foto: Shutterstock)

Mobilidade na Pampulha

Como vimos anteriormente, a distância entre Pampulha e o Centro é relativamente próxima, podendo ser feita de carro em cerca de 20 minutos por uma das principais avenidas da cidade, a Cristiano Machado. Inclusive se for o caso de embarcar pelo Aeroporto da Pampulha, um dos dois da capital, sendo este consequentemente o mais próximo da região central.

No entanto, como não recebe aeronaves grandes, o Carlos Drummond de Andrade, popularmente conhecido como Aeroporto da Pampulha, acaba sendo mais utilizado por pequenos aviões que ligam a capital a outras cidades como Patos, Diamantina e São João Del Rei. Já o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), a 40 km do Centro (de carro), recebe grandes aeronaves e realiza diariamente voos de todas as regiões do país.

Por isso, algumas facilidades da Pampulha são as estações de metrô (Primeiro de Maio e São Gabriel), integradas com linhas de ônibus, além da Estação Pampulha, que é o maior terminal de ônibus da capital mineira.

Serviços e lazer na Pampulha

Modernizada e integrada, a Pampulha serve bem os moradores da região, que contam com uma ampla diversidade de serviços essenciais à disposição. Mas alguns dos pontos considerados diferenciais por quem mora pela área são:

  • Lagoa da Pampulha: Os quase 20 km projetados por Oscar Niemeyer proporcionam um espaço ao ar livre que pode ser aproveitado para diversas atividades. Seja para andar de bike, fazer piquenique, deitar à sombra das árvores, aproveitar a vista dos mirantes e, claro, ver o pôr do sol;
  • Parque Ecológico da Pampulha: Com 30 hectares de áreas verdes, o parque é propício para a caminhada, para andar de bicicletas, praticar slackline, soltar pipa, fazer piquenique e descansar. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, monumento construído em 2009 em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil;
  • Campus da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: Construído entre os anos de 1950 e 1960, quando a maioria das faculdades da UFMG foram transferidas para a região, é o maior campus com cerca de 5.375.579 m²;
  • Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão: Construído entre os anos de 1960, é palco de campeonatos de futebol de diversas proporções e eventos culturais, como shows nacionais e internacionais;
  • Estádio Jornalista Felippe Drummond – Mineirinho: Ginásio poliesportivo inaugurado em 1980, com capacidade para 25 mil pessoas e recebeu diversos shows e eventos esportivos, tendo sido local de recordes de público em voleibol, artes marciais mistas e futsal;
  • Shopping Pampulha Mall: Conta com dois pisos para praças de alimentação, seis salas de cinema e estrutura com amplo espaço para lojas, quiosques e comércios em geral.

Gastronomia e vida noturna na Pampulha

  • La Palma Restaurante
  • Dal Grano Restaurante e Pizzaria
  • 68 La Pizzeria Pampulha
  • Tokyo Pampulha
  • Anella Ristorante
  • Restaurante Xapuri
  • Clube Chalezinho
  • Night Market Rooftop
  • Utópica Marcenaria

Saúde na Pampulha

A região é repleta de clínicas e hospitais que atendem os mais diversos tipos de especialidades para todas as idades, com destaque para a proximidade do campus da UFMG e o acesso facilitado pelas principais vias.

Segurança na Pampulha

Toda a região é patrulhada constantemente graças ao apoio dos batalhões e delegacias espalhadas pela Pampulha.

Bairros nobres de BH: Santo Agostinho

Localizado mais ao Sul da capital mineira, Santo Agostinho é vizinho do bairro Lourdes e próximo do Mercado Central de BH. Repleto de residências de alto padrão, combina modernidade com a verdadeira tradição mineira e tem lugar de destaque na lista dos bairros nobres de BH.

Pequeno e essencialmente residencial, Santo Agostinho garante uma boa oferta de serviços e comércios aos moradores que preferem evitar deslocamentos. Por isso, o bairro conta com um centro comercial próprio repleto de mercados, bancos, academias, bares, farmácias e clínicas médicas.

Mobilidade no Santo Agostinho

Acesso pelas principais vias:

  • Av. do Contorno
  • Av. Amazonas
  • Olegário Maciel
  • Álvares Cabral
  • Barbacena (acesso à estação de metrô Carlos Prates)

Lazer e serviços no Santo Agostinho

  • Praça Carlos Chagas: Ocupa uma área de 33.700 m² e é conhecida popularmente como Praça da Assembleia. Teve seu projeto paisagístico assinado por Burle Marx;
  • Praça Raul Soares: Construída em estilo francês, está situada na confluência de quatro importantes avenidas – Olegário Maciel, Augusto de Lima, Amazonas e Bias Fortes. A praça recebe esse nome em homenagem ao ex-presidente de Minas Gerais, Raul Soares de Moura;
  • Parque Rosinha Cadar: Com uma área aproximada de 6.900 m², o parque é refúgio natural em meio à grande ocupação imobiliária existente no entorno;
  • Shopping Diamond Mall: Apesar da localização entre Santo Agostinho e Lourdes, o shopping, fundado em 1996, pertence atualmente ao Grupo Multiplan. É um dos endereços nobres de lojas e serviços sofisticados da região central;
  • Armazém do Campo – Produtos da Terra: Hortifruti e produtos orgânicos comercializados por pequenos produtores de assentamentos.

Praça Raul Soares  (Foto: Shutterstock)

Educação no Santo Agostinho

  • Escola Estadual Maestro Villa Lobos
  • Colégio Santo Agostinho
  • Colégio Pio XII
  • Colégio Marconi
  • Colégio Bernoulli
  • Instituto Cultural Cecília Meireles
  • Faculdade Novos Horizontes

Hospitais no Santo Agostinho 

  • Mater Dei
  • Hospital Felício Rocho

Segurança no Santo Agostinho

  • 4ª Delegacia de Polícia

Bairros nobres de BH: Savassi

No sentido mais ao Sul do bairro Lourdes, um dos principais bairros nobres de BH é a Savassi. Uma localização que mescla os endereços dessa influente região nobre mineira. É na junção de ambos que está localizada a Praça da Liberdade.

A principal praça da cidade tem ao seu redor uma arquitetura com traços tão variados que quase faz viajar no tempo. Cercada por museus e prédios históricos, a área verde reserva jardins tão agradáveis quanto o clima cultural da capital.

Praça da Liberdade (Foto: Shutterstock)

Mobilidade na Savassi

Para quem utiliza o transporte público para se deslocar, o bairro fica a uma certa distância da linha do Metrô, apesar de contar com a alta circulação de ônibus que dão acesso à cidade toda, por conta do fácil acesso às principais vias da cidade:

  • Getúlio Vargas
  • Nossa Senhora do Carmo
  • Afonso Pena

A localização estratégica reúne as principais rotas viárias de Belo Horizonte e é reconhecida por sediar importantes empresas de tecnologia, bem como alguns dos principais hotéis da capital mineira.

Serviços e lazer na Savassi

Assim como Lourdes e Santo Agostinho, a proximidade central da região de Savassi tem a atmosfera ideal para quem deseja morar com a comodidade de evitar deslocamentos. Com isso, a quantidade de serviços e comércio no bairro é ampla e atrai principalmente os moradores que gostam de ruas mais agitadas.

Lazer e serviços na Savassi

  • Pátio Savassi: Um dos shoppings mais tradicionais e de alto padrão da capital mineira, fica na Av. do Contorno, e conta com mais de 200 lojas;
  • Shopping Quinta Avenida: Pequeno centro varejista;
  • Circuito Cultural Praça da Liberdade

Vida noturna no Savassi

  • Redentor Bar
  • Wäls Pub Gastronomia
  • Santeria Laicos
  • Gujoreba

Educação no Savassi

  • Colégio Santo Antônio
  • Colégio Sagrado Coração de Jesus
  • Instituto de Educação Tecnológica (IETEC)
  • Escola de Arquitetura da UFMG

Saúde no Savassi

Assim como outros bairros da região mais central, o Savassi conta com diversos consultórios de médicos, dentistas, fisioterapeutas, massagistas, psicólogos e outros profissionais, além de laboratórios de análises clínicas. 

Segurança no Savassi

A proximidade com os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nos bairros vizinhos contribui com a vigilância e o patrulhamento em apoio à população.

Bairros nobres de BH: Sion

A região começou a ser expandida ainda no início do século XX, em especial por abrigar uma importante instituição de ensino tradicional que logo deu nome ao bairro, Sion. Uma atmosfera mais familiar foi ficando ainda evidente entre os anos de 1920, quando foram feitos os primeiros loteamentos.

Mas somente ao final dos anos de 1940, Sion viu sua vizinhança mudar e crescer, em especial após a canalização do Córrego Acaba Mundo, que anteriormente nomeava a região. Desta forma surgiu a Rodovia BR-3, atual Av. Nossa Senhora do Carmo, que facilitou a integração e crescimento do bairro. Atualmente, o centro educacional simbólico abriga o Colégio Santa Dorotéia.

Mobilidade no Sion

O Sion possui acesso pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Contorno, além de outras importantes vias de acesso como a Rua Grão Mogol, Av. dos Bandeirantes e Rua Patagônia. É possível chegar de carro, por exemplo, ao Aeroporto da Pampulha em cerca de 40 minutos por uma das principais vias. Já o vizinho Belvedere, onde vimos que está situado o tradicional BH Shopping, também tem acesso facilitado pelo bairro.

Lazer e Serviços no Sion

  • Praças no Sion:
  • Deputado Renato Azevedo – Alaska
  • Nova York
  • Miguel Chiquiloff – Sion
  • Juscelino Kubitschek
  • Rotary Club Sion
  • Professor Hilton Rocha
  • Mercia Rodrigues
  • Carioca
  • José L. Machado
  • Abdo Arges Kalil
  • Parque Mata das Borboletas: Situada em uma área de aproximadamente 35.500 m², o parque oferece opções de lazer, como trilha ecológica, brinquedos, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação. Possui duas nascentes, sendo uma que alimenta um pequeno lago artificial. Entretanto, ambas abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo, afluente do Ribeirão Arrudas;
  • Parque Municipal Juscelino Kubitschek: Parque urbano, conhecido como Parque JK, com brinquedos, equipamentos básicos de ginástica ao ar livre e quadras esportivas iluminadas;
  • Albanos – Hub Cervejeiro: Casa especializada em chopes também oferece petiscos e grelhados, em espaço descontraído com área externa;
  • Alguidares: Restaurante baiano com diversos pratos de frutos do mar em um local descontraído com decoração praiana;
  • Almanaque: Bar com ambiente casual e moderno que serve vários pratos, lanches e coquetéis criativos e inovadores. Fica localizado na badalada Rua Pium-I, junto a demais serviços de gastronomia, vida noturna e comércios essenciais na região Centro-Sul.

A localização privilegiada fez do Sion cercado por desenvolvimento, além de uma vizinhança com poder aquisitivo para atrair infraestrutura. Na região, o comércio é farto com drogarias, supermercados, bancos, bares, padarias, academias, clínicas, pet shops e lojas. É difícil precisar de algum serviço essencial que não esteja pelo bairro.

Educação no Sion

  • Colégio Santa Dorotéia
  • Colégio Orleans
  • Escola Estadual Paula Frassinetti
  • Escola Estadual Presidente Antônio Carlos

Saúde no Sion

  • Hospital São Francisco (Santa Lúcia)

Segurança no Sion

Sion é um dos bairros que tem proximidade com os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de contar com a constante vigilância contratada pelos comerciantes da região.

BH com o QuintoAndar

Se você está pensando em morar em Belo Horizonte, o QuintoAndar pode te ajudar. Por meio do nosso site ou app, é possível fazer uma busca personalizada dos melhores imóveis nos bairros nobres de BH, tanto para locação quanto para compra.

Desde a busca de imóvel até a finalização do contrato, o QuintoAndar garante os melhores serviços de locação e compra, sem fiador, seguro fiança ou caução. Além de BH, o QuintoAndar conecta proprietários a locadores ou compradores de imóveis de mais de 40 cidades.

Quer facilidade para comprar um imóvel? Confie na maior imobiliária digital do país! Pesquisar imóvel