Chegar em casa após um dia exaustivo e tomar um banho relaxante está, com certeza, na lista das melhores coisas para se fazer depois do trabalho. 

Muitas vezes o banheiro é um cômodo esquecido da casa por ter uma funcionalidade bem definida e por não oferecer muito espaço para decorar. Mas, não se engane! Se você tem um banheiro pequeno, saiba que existem diversas formas de decorá-lo e deixá-lo mais harmonioso e charmoso. 

É possível não só criar um ambiente confortável e aconchegante, como também investir em móveis, iluminação e objetos decorativos que promovem uma sensação de amplitude – como se o espaço fosse maior do que realmente é. 
Pensando nisso, neste artigo, trazemos ideias para banheiro pequeno e 10 dicas de como você pode otimizar e decorar o seu espaço. Confira!

Navegue pelo conteúdo: 

1. Prefira cores claras 

Essa dica não serve só para banheiro pequeno, mas para qualquer cômodo da casa que você deseje ter uma sensação de amplitude. Escolha tons neutros como branco, bege, cinza ou azul claro e não esqueça de comprar uma tinta que seja própria para ambientes internos e úmidos. 

Assim como a cor da tinta, você deve se atentar a escolher um piso ou revestimento resistentes à água e com tonalidades que combinem com o espaço. Você pode ousar com estampas, ainda que neutras, mas que trazem uma identidade visual mais marcante para o banheiro. 

2. Use espelhos 

Banheiro pequeno decorado com espelho grande em formato retangular com moldura preta.

Assim como as cores claras, os espelhos também ajudam a ampliar o seu banheiro pequeno, além de ser um item decorativo incrível para compor o ambiente. Afinal, quem não gosta de dar aquela olhadinha no visual quando passa pelo cômodo?

Você pode escolher modelos mais compactos, sejam eles ovais, redondos ou quadrados. Mas, se deseja ter essa sensação de que o cômodo é maior, invista em espelhos que vão desde o piso até o teto do espaço. 

Leia também: Aprenda o passo a passo de como limpar espelho

3. Capriche na iluminação 

Banheiro pequeno bem iluminado e decorado fita de led ao redor do espelho redondo.

A iluminação é o segredo para trazer conforto visual na maioria dos ambientes internos. Por isso, se deseja ampliar o espaço, invista em lâmpadas brancas. Agora, se prefere trazer mais aconchego, as luzes amarelas são a melhor escolha. 

Para sair do senso comum, você pode inserir pontos de luz, além do centro do teto, nas laterais ou em cima do espelho, fitas de LED ou utilizar spots dentro do box. 

4. Decore com papel de parede ou adesivos

Banheiro pequeno decorado com papel de parede azul claro com listras na horizontal.

Se você mora em uma casa ou apartamento alugado e não quer gastar muito com reforma, mas deseja ampliar seu banheiro pequeno e trazer mais personalidade para o espaço, uma ótima alternativa são os papéis ou adesivos de parede. 

Existem diversas estampas e tipos, mas o papel de parede para banheiro precisa de uma atenção maior. Afinal, você precisa comprar um que seja resistente à umidade e que não corra o risco de rasgar facilmente. 

Outra dica é apostar em estampas na vertical que além de ampliar o espaço também promovem a sensação que o ambiente tem um pé direito mais alto. Mas, não se esqueça: cores e desenhos neutros sempre são a melhor opção para não ficar cansativo visualmente – já que é um cômodo que você vai utilizar frequentemente. 

5. Priorize móveis planejados

Reaproveitar móveis antigos ou comprar itens prontos pode ser uma dificuldade na hora de decorar o seu banheiro pequeno. 

Isso porque nem sempre você vai encontrar o móvel que se encaixa no seu estilo e que também caiba no seu espaço. Por isso, se puder, priorize fazer móveis planejados sob medida. 

Assim, além de aproveitar melhor cada cantinho do seu banheiro, é possível personalizar os móveis com a sua cara. 

6. Escolha nichos e prateleiras 

Opções mais baratas do que os móveis planejados e que podem ter funções parecidas a de armários sob medida, são os nichos e as prateleiras. 

Além de otimizar o espaço e decorá-lo, são itens funcionais e que facilitam o dia a dia. Afinal, é possível colocar itens da sua rotina de cuidados ou de limpeza. 

7. Aposte em quadros decorativos e plantas

Banheiro minimalista com quadro decorativo em cima do vaso sanitário com desenho abstrato nas cores preto e branco.

Se você não quer investir tanto na compra de adesivos de parede, os quadros são uma alternativa para decorar seu banheiro pequeno. Além de trazer mais charme para o ambiente, ainda vão ajudar a tirar um pouco da sensação de aperto em um cômodo muito compacto. 

Um ótimo lugar para explorar é logo acima do vaso sanitário ou se tiver uma parede na frente dele. Mas, lembre-se: coloque quadros apenas em lavabos que não sofrem com o vapor do chuveiro para não danificar os objetos. 

Além dos quadros, uma ótima opção para trazer mais vida e cor ao ambiente são as plantas. Porém, antes de comprá-las, o ideal é conferir quais espécies se dão bem em ambientes internos e que possam ficar em contato com a umidade de banheiros. 

8. Invista em um box transparente 

Banheiro pequeno com box de vidro transparente liso moderno e com dobradiças em alumínio.

A transparência também é um ótimo recurso para otimizar espaços compactos. Além de modernos, os itens que têm essa característica permitem a passagem de luz e ambientes mais integrados. 
Em banheiros pequenos, o box de vidro é o mais recomendado para ampliar o espaço. Prefira os modelos lisos e transparentes, sem adição de cor, efeitos ou texturas. Assim, você cria continuidade e quem entra no ambiente consegue ver o espaço como um todo.

9. Seja minimalista

Parece óbvio falar isso, mas se você tem um banheiro pequeno não é recomendado que você coloque muitos objetos decorativos ou até mesmo itens de utilidade do dia a dia.

Invista em cestos e caixas organizadoras que, além de uma opção mais em conta, você pode guardar dentro do móvel da pia ou alocar nos nichos e prateleiras. 

O importante é que você consiga otimizar o espaço e não poluí-lo ainda mais só pra enfeitar ou decorar. Lembre-se: às vezes, o menos é mais. 

10. Tenha suportes variados

Utilizar ganchos nas paredes ou atrás da porta são excelentes opções para você ter lugar para pendurar roupas e toalhas. Você também pode apostar em suportes que são pendurados na própria estrutura do box, sem precisar furar paredes. 

Além de tornar o ambiente mais funcional e trazer mais praticidade para o dia a dia, esses itens também atuam de forma decorativa no ambiente. 

Decore seu banheiro pequeno para mais conforto e funcionalidade

Se para conseguir o seu banheiro pequeno como sempre sonhou ou até mesmo conquistar um espaço maior seja preciso alterar seu endereço, no QuintoAndar você encontra inúmeras opções de imóveis para alugar ou comprar.

Na imobiliária digital, é possível utilizar mais de 70 filtros para refinar a sua pesquisa e conferir por fotos tiradas por fotógrafos profissionais se o banheiro é do jeito que você deseja. Quer mais? Você pode não só fazer um tour virtual pelos imóveis como também agendar uma visita em poucos cliques! O seu novo lar pode estar mais perto – e fácil – do que você imagina.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar