O banheiro rústico nunca sai de moda. Isso porque é um estilo de decoração que confere, principalmente,  simplicidade e conforto.

Afinal, o uso de materiais naturais traz um toque diferenciado, bem característico das decorações rústicas, além de combinar com outros estilos, até mesmo o industrial. 

Então, para te inspirar a escolher os melhores itens para montar o seu banheiro rústico, listamos 6 ideias neste conteúdo. Confira!

Navegue pelo conteúdo

Como montar um banheiro rústico?

Um banheiro rústico deve conter vários elementos de madeira e até itens que remetem ao campo. É um estilo atemporal e que pode ser adotado a partir de alguns elementos.

Veja como você pode transformar o ambiente e colocar em prática uma decoração de banheiro rústico a partir das dicas a seguir.

Leia mais: Ideias para banheiro: como deixar seu ambiente com maior sensação de bem-estar

1. Escolha o revestimento

banheiro com revestimento em pedras, pia ampla e espelho retangular

Para definir o revestimento, avalie o tamanho do ambiente. Se for um banheiro rústico pequeno, o melhor é escolher azulejos claros e sem muitos detalhes ou então aplicar cimento queimado. Ambos passam a impressão de que o ambiente é maior.

Para outros tamanhos, você pode colocar tijolos à vista em uma das paredes. Outra opção é fazer um banheiro rústico de madeira. Ou melhor, escolher um revestimento que imita esse material – pedras também ficam um charme!

2. Defina os móveis que combinam com esse estilo

banheiro rústico com dois espelhos e duas pias, além de uma banheira e chuveiro

O armário de banheiro rústico pode ter um acabamento mais grosseiro para trazer a ideia de casa de campo. Como esse é um ambiente de alta umidade, use tinta ou verniz para proteger o móvel e aumentar sua durabilidade.

Caso tenha espaço, você pode colocar um banco de madeira para servir de apoio a toalhas, produtos de higiene e outros itens. Ele pode ficar acoplado no próprio armário que sustenta a pia de banheiro e a sua bancada.

3. Invista na iluminação

espelhos em banheiro bem iluminado

O banheiro deve ser bem iluminado para trazer a sensação de limpeza e facilitar na hora de se arrumar. No entanto, no caso de um banheiro rústico, por conta de características do seu estilo, a ideia é que a iluminação seja indireta. 

Por isso, faça um bom projeto que inclua lustres e luminárias – feitos, principalmente, em materiais como fibras naturais ou metais – mas que possam ser acesos de forma independente. Assim, você consegue a luminosidade que precisa para se maquiar ou dar uma olhada no look, mas também pode deixar menos luzes acesas para garantir um clima de relaxamento e de acordo com o estilo rústico.

4. Atente aos detalhes

Ambiente com banheira rústica de plástico em tom bronze

Mais do que os elementos básicos, você também deve cuidar dos detalhes para ter um banheiro rústico chique e elegante. Para isso, garanta que tudo dentro do ambiente foi feito de barro, ferro, cerâmica ou madeira.

Para o espelho, por exemplo, você pode investir em uma peça com moldura em madeira crua ou ferro.

Também coloque vasos de plantas, outro toque do estilo rústico, além de nichos e prateleiras, para ajudar a manter o ambiente bem organizado.

5. Escolha o seu tipo de banheiro rústico

banheiro rústico amplo

Apesar de estarem sob o mesmo estilo, no geral, é possível encontrar um tipo específico que combina mais com a sua personalidade, como:

  • Banheiro rústico simples: é aquele que tem poucos móveis e itens de decoração. Por exemplo, basta um balcão com vasos de plantas pequenas,  nichos, prateleiras e um revestimento rústico — em madeira ou cimento queimado, por exemplo;
  • Banheiro rústico moderno: foca mais na funcionalidade e leveza, mas com elementos rústicos para trazer aconchego. Para isso, você deve combinar elementos modernos e rústicos, como, uma pia feita em pedra com um armário em madeira, mas luminárias de design contemporâneo;
  • Banheiro rústico chique: aqui, a ideia é usar madeiras mais trabalhadas ou peças naturais, bastante elementos em metal dourado ou cobre e apostar em espelhos grandes com iluminação direcionada.

Leia também: 10 dicas para decorar e otimizar o espaço do seu banheiro pequeno

6. Opte pela sustentabilidade

banheiro rústico com banheira e teto de vidro com iluminação natural

Na hora de decorar o seu banheiro de forma rústica, busque usar madeira de demolição ou reaproveite móveis antigos. Essa é uma forma de reduzir os custos e ser sustentável. E você ainda pode fazer um armário ou uma bancada personalizados e exclusivos aplicando pátina ou lixando e pintando de outra cor, por exemplo.

Pense na decoração do seu banheiro enquanto a gente cuida da burocracia

Agora que você viu as dicas e se inspirou a montar uma decoração de banheiro rústico, que tal encontrar um seu novo lar para montar o ambiente do jeito que você sonha? Com o QuintoAndar, você aluga ou compra um imóvel sem burocracia!

Em nossa plataforma de moradia, você pode usar mais de 70 filtros de pesquisa e, inclusive, optar por visualizar apenas imóveis com a quantidade de banheiros que você precisa. Aproveite as fotos profissionais e o tour virtual para já começar a planejar a decoração do seu banheiro rústico!

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais