Quem gosta de relaxar lendo um bom livro precisa ter uma biblioteca em casa, ou, ao menos, um cantinho dedicado à literatura, onde possa deixar à mostra os exemplares adquiridos ao longo da vida. 

Ter a própria biblioteca também é uma forma de integrar, dar um charme e decorar diferentes ambientes do lar. Afinal, os livros são itens perfeitos para a decoração!

Casas de todos os tamanhos e configurações podem ter uma biblioteca particular, desde que os moradores façam boas escolhas e acertem na na hora de combinar os elementos. Inspire-se com nossas dicas a seguir!

Navegue pelo conteúdo:

O que uma biblioteca deve ter?

Para montar biblioteca em casa, não é preciso muitos itens, nem gastar muito dinheiro. 

Você vai precisar, basicamente, de livros e prateleiras ou estantes. Mas você pode adicionar outros elementos decorativos, como porta-retratos, quadros, plantas, esculturas e velas para ter um espaço mais charmoso. 

E quem quiser fazer um cantinho especial para a leitura vai precisar pensar em móveis, como uma confortável poltrona e uma mesinha lateral para apoiar uma xícara de café ou uma taça de vinho. Além disso, uma luminária pode proporcionar a iluminação adequada para ler durante a noite. 

Quanto custa montar uma biblioteca em casa?

Sabia que fazer uma pequena biblioteca em casa pode sair de graça se você já tiver todos os elementos?!

Como bom amante da literatura, você com certeza já possui os livros. 

Então, talvez seja necessário adquirir apenas uma estante ou algumas prateleiras em lojas de decoração. As prateleiras costumam sair um pouco mais em conta do que uma estante, já que você consegue adquirir separadamente na quantidade necessária para seus livros, ou então, fazer você mesmo a partir de tábuas de madeira. 

Para incrementar o espaço, você pode aproveitar uma poltrona que já tem em casa, bem como aquela mesa lateral ou luminária que estão um pouco sem uso. 

No entanto, se você quer adquirir tudo novinho mas ainda economizar, fique de olho em brechós e bazares, e para conseguir peças únicas, visite antiquários. 

Você também pode reformar itens que já possui, dando uma cara nova ao reaproveitar os móveis. 

Onde montar uma biblioteca em casa?

O local mais comum para instalar uma biblioteca em casa é na sala de estar, mas esta não é a única opção.

Quem não tem espaço suficiente na sala de estar pode fazer o cômodo na sala de TV, no home office ou, ainda, no próprio quarto, assim como no quarto das crianças.

O vão da escada também é um local bastante popular para ser transformado em biblioteca, pois é um espaço muitas vezes “inútil”, podendo ser preenchido com muito charme e elegância. 

A cozinha também pode receber uma pequena biblioteca, principalmente se ela for especializada em livros de culinária. Neste caso, mantenha os livros sempre longe do fogo para evitar acidentes. 

Veja a seguir algumas inspirações de lugares onde você pode montar a sua biblioteca em casa:

Como montar uma biblioteca em uma casa pequena?

Sempre há espaço para uma biblioteca em casa pequena. Ela pode ficar localizada naqueles cantinhos que muitas vezes não são aproveitados, como o espaço lateral entre a TV e a parede.

Bibliotecas suspensas, que não ocupam espaço no piso, são ideais para casas pequenas. Prateleiras instaladas sobre a mesa de trabalho, por exemplo, também podem se transformar em bibliotecas.

Como montar uma biblioteca na sala?

A sala de TV, de estar ou de jantar podem receber bons projetos de biblioteca. 

Quer um bom exemplo? Os livros podem ficar ao redor da TV.

Na sala de estar, os livros podem ser combinados a outros elementos que mostrem a personalidade do dono da casa. 

E se você tem uma sala grande e muitos livros, que tal montar nichos em uma parede só para eles?

Como montar uma biblioteca no quarto?

Quem não tem espaço em outros cômodos, mas faz questão de ter um lugar especial para deixar seus livros, pode montar uma biblioteca no próprio quarto. A opção é ideal para quem tem o hábito de ler antes de dormir. Neste caso, proporcionar uma iluminação adequada é essencial. 

E se está faltando espaço, que tal deixar os livros em uma prateleira estreita? Ou em uma mesa de cabeceira? 

Como montar uma biblioteca infantil? 

A biblioteca das crianças não precisa ser tão grande quanto a dos adultos. Dá para fazer uma mini biblioteca de parede no quarto de dormir ou de brincar, de preferência, na altura das crianças. Assim, elas podem ter contato com a literatura sempre que quiserem.

Aposte também em móveis lúdicos. E, quando eles crescerem, deixe os livros no alto ou em uma estante para que o quarto seja preenchido com outros elementos.

Como montar biblioteca embaixo da escada? 

Solução ideal para preencher o vão que fica embaixo da escada, a biblioteca neste local pode contar com um assento especial para curtir o cantinho. 

Como montar biblioteca no home office?

No home office, os livros podem ser dispostos na frente, na lateral e atrás da mesa de trabalho – estratégia muito usada para criar fundos agradáveis para as videochamadas. 

Como montar um cantinho de leitura?

O cantinho de leitura ideal tem tudo aquilo que você precisa para curtir o seu momento: livros, aconchego e boa iluminação. 

Como organizar uma biblioteca?

Não existe um jeito certo de como organizar uma biblioteca em casa, mas saiba que isso interfere na decoração e na praticidade na hora da leitura. 

O ideal é guardar os seus livros em posição vertical ou horizontal – neste caso, os mais pesados ficam embaixo. E aqui vai uma dica de ouro: jamais deixe seus livros inclinados, pois isso pode deformá-los! 

Você pode organizar a sua biblioteca em casa da seguinte maneira:

  • Lidos e não lidos;
  • Por ordem alfabética;
  • Por cor;
  • Por autores;
  • Por tamanho;
  • Por gênero literário;
  • Por idioma;
  • Por tema.

Geralmente, eles ficam com a lombada para o lado de fora, mas, para uma estética mais clean, ouse e vire-os ao contrário. 

Quer montar a sua biblioteca dos sonhos?

Com essas inspirações, montar a biblioteca que você sempre sonhou ficou mais fácil. Se você estiver procurando um imóvel, não deixe de escolher um que comporte este projeto. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

No QuintoAndar, a maior imobiliária online de toda a América Latina, dá para pesquisar casas e apartamentos em que é possível montar desde um pequeno cantinho de leitura ou uma grande biblioteca. Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, em cerca de 40 cidades brasileiras. Com certeza, em um deles, terá o espaço perfeito para montar a sua tão sonhada biblioteca em casa!