Você já pensou em fazer a alegria das crianças e montar uma brinquedoteca na sua casa? Pode ser em algum cômodo que ninguém usa. Ou mesmo num espaço vazio no canto de um quarto. Com criatividade, dá pra criar espaços que vão deixar a garotada entretida por horas todos os dias.

O site Alto Astral deu algumas sugestões pra você usar a criatividade e deixar as crianças brincando à vontade.

Dá uma olhada:

1. Estímulo ao desenho

Brinquedoteca - desenho

Estabeleça espaços pras crianças colorirem. Rolos de papel craft são baratos e são ótimos pra garotada desenhar com giz de cera e lápis de cor.

As paredes de lousa estão muito em alta na decoração de quartos de crianças. Basta um espaço definido e uma caixa de giz pra eles soltarem a criatividade com os desenhos.

2. Brinquedoteca segura pros pequenos

Pra quem tem crianças menores em casa, é importante ter atenção a qualquer detalhe de segurança. Invista em tapetes e cercadinhos, pra que a criança brinque sem se machucar. E lembre-se de colocar proteções em todas as quinas.

3. Cabaninha

Brinquedoteca - cabana

Toda criança ama uma cabana. Sejam improvisadas ou mais sofisticadas, elas são garantia de diversão. E são várias as formas de fazer. Você pode colocar duas cadeiras paralelas e jogar um lençol por cima. O truque com o lençol também pode ser feito com um guarda-sol de praia. Colocar uma toalha grande em cima de uma mesa, que cubra até os pés, também dá um efeito legal. Ou seja, é só soltar a criatividade.

4. Espaços reduzidos

Se você não tem um cômodo inteiro disponível, ainda assim dá pra garantir a brincadeira das crianças. Separe um canto numa parede e no chão à frente dela pra delimitar um espaço. Arrume o espaço com uma decoração bem colorida e brinquedos. E mostre pra criança que aquele é um lugarzinho só dela.

5. Organização

Pendure cestos pra ajudar a organização dos brinquedos. Assim, você evita que o espaço fique bagunçado e ainda ensina pras crianças a importância guardar tudo depois de brincar.

Seguindo essa linha, você já ouviu falar do quarto montessoriano? Ele é inspirado na metodologia de Maria Montessori, uma educadora italiana que viveu no início do século passado. E consiste em oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança. Assim, ela pode desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.

6. Cantinho da leitura

Brinquedoteca - leitura

Criança tendo contato com a literatura desde cedo é tudo de bom! Faça um cantinho da leitura, com estantes ou prateleiras pros livros e cadeiras ou pufes pros pequenos se sentarem.

O hábito da leitura ajuda no desenvolvimento das crianças, especialmente no vocabulário. A criatividade é estimulada, assim como a interpretação do texto e o senso crítico. Elas passam a se esforçar pra entender o que o livro diz e a fazer questionamentos.

7. Acompanhando o crescimento

Cole uma régua na parede, pras crianças acompanharem seu crescimento. Elas adoram ver que estão ficando cada vez maiores.

Que tal essas sugestões de brinquedoteca pra deixar a galerinha entretida na sua casa?