Está em busca de cachoeiras em BH e nos arredores? Pois saiba que a Região Metropolitana e outras cidades próximas da Capital Mineira oferecem ótimas alternativas para quem quer um refúgio do calor e da agitação da metrópole e momentos de lazer e conexão com a natureza.

Para você conhecer um pouco mais sobre esses escapes revigorantes que cercam a capital, exploraremos algumas das mais deslumbrantes cachoeiras nos arredores de Belo Horizonte, revelando características únicas e os caminhos para alcançar esses refúgios.

Cachoeiras em BH

Belo Horizonte é um ponto de partida que oferece diversas opções de cachoeiras para quem busca momentos de conexão com a natureza em Minas Gerais.

São tesouros naturais, inseridos em trilhas deslumbrantes, que oferecem uma escapada revigorante da agitação urbana.

Entre águas cristalinas, paisagens exuberantes e cenários pitorescos, até subestimados às vezes, a biodiversidade da região se revela de maneira única, conectando moradores e visitantes à natureza a poucos quilômetros dos limites urbanos.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Cachoeiras próximas a BH

Além de Nova Lima, outras regiões dos arredores de BH, como Santana do Riacho, Brumadinho e Mariana proporcionam um verdadeiro cardápio de opções para desfrutar a natureza mineira.

Agora, que tal explorar as maravilhas naturais nas proximidades de Belo Horizonte?

Cachoeira Véu da Noiva – Serra do Cipó

A Cachoeira Véu de Noiva, com impressionantes 70 m de altura, está situada na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, de acesso pelo KM 100 da rodovia MG-010.

Seguindo a estrada principal da Serra do Cipó, a placa da Associação Cristã de Moços (ACM) em Minas Gerais sinaliza o acesso ao Véu da Noiva, em área privada mantida pela própria ACM e com cobrança de entrada.

A trilha para chegar à cachoeira é descomplicada e com corrimão, levando aproximadamente 10 minutos a pé, passando por três piscinas naturais ao longo do trajeto, a última aberta para banhistas.

A área costuma contar com salva vidas para auxiliar durante o banho e tem ainda a opção de explorar poços mais tranquilos em caso de maior movimento na cachoeira.

Uma outra trilha permite alcançar o topo da cachoeira, ideal para fazer com o acompanhamento de guias locais para uma subida segura.

Próximo à área de camping do Véu da Noiva, há também uma piscina natural que proporciona aos visitantes uma experiência completa em meio à natureza exuberante da Serra do Cipó.

  • Localização: Serra do Cipó – Santana do Riacho
  • Característica: Queda d’água imponente e cênica, destacando-se pela beleza natural
  • Acesso: Trilha bem sinalizada, sendo uma das principais atrações da Serra do Cipó
  • Distância de BH: Aproximadamente 100 km

Cachoeira Serra Morena – Serra do Cipó

A Cachoeira Serra Morena, também localizada na Serra do Cipó, se destaca como um dos tesouros naturais da região, conhecida por sua beleza e atrações turísticas.

Com duas cachoeiras imponentes, Serra Morena I e Serra Morena II, o lugar oferece uma queda livre de cerca de 100 m, formando uma deslumbrante piscina natural de 300 m².

Rodeada por mata ciliar, cerrados e campos rupestres, a cachoeira oferece um cenário exuberante para caminhadas, observação da fauna e flora local, além de atividades como banho, trekking, rapel, tirolesa e fotografia.

Acessível por diferentes meios de transporte, como ônibus, carro ou avião, a Cachoeira Serra Morena fica aberta diariamente, das 8h às 17h, com uma taxa de entrada por pessoa e acesso permitido até às 16h.

  • Localização: Serra do Cipó – Santana do Riacho
  • Característica: Cachoeira situada em meio à exuberante vegetação da Serra do Cipó
  • Acesso: Geralmente por trilhas, oferecendo uma experiência integrada à natureza
  • Distância de BH: Aproximadamente 100 km

Cachoeira Poço Encantado – Brumadinho

A Cachoeira Poço Encantado está situada no Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada, no Condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho.

Para acessar a cachoeira partindo de BH, você deverá percorrer a Avenida Nossa Senhora do Carmo até a BR-040 e, em seguida, ir em direção ao Posto Chefão no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima.

Ao chegar no posto, é preciso virar à direita na Avenida Toronto e continuar até a entrada de calçamento que leva ao Condomínio Retiro das Pedras.

A partir desse ponto, o acesso à Serra da Calçada se dá através de uma caminhada pela estrada de terra, totalizando cerca de 14,3 km (ida e volta) em aproximadamente 5 horas.

O local, um poço de águas cristalinas cercado por Mata Atlântica, faz parte de uma área de conservação ambiental da Grande BH, com várias nascentes.

Ideal para amantes de trekking, o percurso revela as “Ruínas do Forte”, remanescentes do século XVIII, associadas à atividade mineradora.

O nome Serra da Calçada remonta ao calçamento de pedra do século XVIII, usado para facilitar o acesso às fazendas e atividades minerárias da época.

  • Localização: Brumadinho
  • Característica: Queda d’água com poço natural, envolvida por paisagens encantadoras
  • Acesso: Trilhas ou estradas rurais, proporcionando um contato próximo com a natureza
  • Distância de BH: Aproximadamente 30 km

Cachoeiras Chica Dona – Rio Acima

A cerca de 40 km (ou 1h e 30 min de carro) da capital mineira está Chica Dona, no município de Rio Acima, na Serra do Gandarela, uma das cachoeiras mais próximas de BH, bastante movimentada aos finais de semana.

Na verdade, Chica e Dona são duas quedas d’água cujos acessos são feitos por uma estrada de terra que sai do centro de Rio Acima, percorrendo cerca de 6 km, até a entrada de uma propriedade particular.

Pagando a taxa de entrada, sua primeira parada pode ser a Cachoeira da Chica, que tem uma queda de 40 m e forma um poço refrescante para banho, próximo ao estacionamento.

Já a Cachoeira da Dona, do outro lado da estrada, com 70 m de altura, tem um acesso um pouco mais desafiador que, consequentemente, a torna menos movimentada e ideal para quem busca tranquilidade.

Há vários acessos, sendo o mais recomendável seguir as coordenadas do GPS até as cachoeiras do Índio e do Viana, próximas entre si, e continuar pela trilha passando pela cachoeira Tinta Roxa, fazendo um pequeno desvio.

  • Localização: Nas proximidades de Rio Acima
  • Característica: Cachoeira cercada por vegetação exuberante e ambiente tranquilo
  • Acesso: Via trilhas ou estradas rurais, oferecendo uma experiência de isolamento
  • Distância de BH: Aproximadamente 50 km

Cachoeira da Serrinha – Mariana

Localizada a aproximadamente 8 km da cidade de Mariana, a Cachoeira da Serrinha é uma das cachoeiras mais famosas da região, com várias quedas d’água e piscinas naturais.

Para ter acesso, são percorridos aproximadamente 5 km de trilha em nível moderado, mas acessível a pé, de bicicleta ou de carro, e que, embora não seja totalmente sinalizada, muitas pessoas percorrem independentemente.

É uma opção mais movimentada nos finais de semana e que, apesar da proximidade do estacionamento à cachoeira, conta com uma descida íngreme pelas pedras, desafiadora para pessoas com mobilidade reduzida e crianças muito pequenas.

O acesso de carro inclui trechos estreitos e desnivelados, viável com carro regular em períodos de estiagem, mas recomendando modelos 4×4 em períodos chuvosos.

Como não há estrutura, como banheiros e restaurantes, o ideal é providenciar o que for precisar, contando com a entrada livre e gratuita.

  • Localização: Mariana
  • Característica: Cachoeira situada em meio à paisagem da região
  • Acesso: Geralmente por trilhas, integrando a experiência com a natureza local
  • Distância de BH: Aproximadamente 100 km

Cachoeira do Pocinho – Lavras Novas

Lavras Novas é um distrito histórico de Ouro Preto que encanta os visitantes a 103 km de Belo Horizonte.

Além do patrimônio arqueológico, o local se destaca por trilhas e cachoeiras deslumbrantes, como a Cachoeira do Pocinho.

São duas cascatas formando piscinas naturais que proporcionam mergulhos revigorantes, enquanto outros poços oferecem água cristalina em um cenário natural encantador.

A caminhada de aproximadamente 15 minutos, com início ao lado da Pousada Palavras Novas, percorre trilhas de fácil acesso, permitindo aos visitantes desfrutar de paisagens pitorescas, beirando os diversos pocinhos ao longo do trajeto.

  • Localização: Lavras Novas
  • Característica: Queda d’água em ambiente rural, destacando-se pela natureza circundante
  • Acesso: Trilhas ou caminhos rurais, integrando a experiência com o entorno natural
  • Distância de BH: Aproximadamente 100 km

Cachoeiras do Cruzado, Carrancas e Cascalho – Acuruí

As Cachoeiras do Cruzado, Carrancas e Cascalho, situadas no distrito de Acuruí, a cerca de 80 km de Belo Horizonte, no município de Itabirito, compõem o encantador Complexo Catana da Serra.

Para chegar de carro, basta inserir “Restaurante Catana da Serra” no GPS e percorrer o caminho indicado, tendo em mente que, na entrada, é cobrada uma taxa simbólica com pagamento somente em dinheiro.

Chegando, logo você verá que há uma estrutura mínima, com estacionamento, banheiro e restaurante, mas é aconselhável levar lanches rápidos, água e sacos de lixo para garantir o descarte do que consumir.

O complexo oferece três cachoeiras diferentes, cada qual com sua beleza:

  • Cruzado: Acessível por uma trilha de 2 km com queda de 20 m e um poço variando entre 1 e 3 m
  • Carrancas: Cuja trilha de 1 km leva a uma queda curta, formando uma prainha de cascalho ideal para passar o dia
  • Cascalho: Com trilha de 500 m, apresentando uma muralha que cria três quedas d’água, incluindo uma ilha de cascalho no meio

Embora seu acesso seja facilitado por uma estrada majoritariamente asfaltada, com um curto trecho bem conservado de terra, o percurso das cachoeiras não é recomendado para pessoas com mobilidade reduzida e não é permitido animais de estimação.

  • Localização: Próximo a Acuruí e Itabirito
  • Característica: Conjunto de cachoeiras, cada uma com suas particularidades naturais
  • Acesso: Via trilhas ou caminhos rurais, proporcionando um passeio diversificado
  • Distância de BH: Aproximadamente 80 km

More mais perto da natureza das cachoeiras em Belo Horizonte

Se você é um amante da natureza e de passeios ao ar livre, Minas Gerais pode ser a região certa para morar! Mesmo porque, além de Belo Horizonte, a região metropolitana tem uma infraestrutura necessária para viver bem e opções de cachoeiras a poucos quilômetros de distância.

E, com a ajuda do QuintoAndar, fica muito mais fácil encontrar o seu próximo lar dos sonhos em BH. Em nossa plataforma de moradia, é possível encontrar opções de casa e apartamento, para alugar ou comprar, em diferentes regiões da cidade.

Entre em nosso site ou app (Android ou iOS), use os mais de 70 filtros de pesquisa inteligente e percorra as áreas da cidade com o mapa interativo, encontrando os imóveis disponíveis. Tudo sem burocracia e com transparência, para tornar seu processo o mais rápido e prático possível!

Clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis parar alugar em Belo Horizonte. Ou, se preferir, veja abaixo algumas outras opções à venda na cidade.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.