Caixa organizadora: dicas pra você usar bem esse coringa da arrumação

Aliadas importantes na organização da casa, elas também são decorativas

Caixa organizadora: dicas pra você usar bem esse coringa da arrumação

Quando falamos em organização de ambientes, um dos primeiros utensílios que vem à mente é a caixa organizadora. E não é por acaso. Elas são super versáteis e podem ser ser usadas em diferentes lugares da casa. Do quarto à área de serviço, passando pelo home-office e até pelos banheiros.

A caixa organizadora é um fenômeno recente na decoração. Quem se lembra dos objetos guardados em caixas de sapato? Felizmente, esse improviso é coisa do passado. Hoje, existem aramados, cestos, colmeias e uma enorme variedade de cores, formatos e tamanhos. E elas podem ser de plástico, polietileno, papel, tecido e madeira.

+ Leia também: 7 livros sobre organização pra você manter a casa sempre em ordem

O site Viva Decora listou algumas dicas para você saber onde e como usar cada tipo de caixa:

No guarda-roupas

Pra este espaço, dê preferência a caixas de tecido ou vime, que tenham furinhos pra ventilação. Evite as caixas de plástico totalmente fechadas pra guardar suas roupas, afinal, elas precisam “respirar”. Assim você evita problemas com mofo.

Caixa organizadora na sapateira

Evite de deixar seus sapatos guardados na embalagem de papelão que vem da loja! Pra mantê-los longe do mofo, principalmente os de couro, use as caixas plásticas com ventilação ou saquinhos de TNT.

Na cozinha, lavanderia e banheiro

Como são ambientes úmidos, as caixas de plástico são as mais indicadas. Elas podem ser molhadas e são mais fáceis de limpar. Evite as caixas de madeira nesses ambientes! Elas podem inchar com a umidade.

Salas e escritórios

Nesses cômodos, as caixas de papel e madeiras são excelentes. Além de lindas, elas podem ser muito úteis para guardar documentos, fotos e o que mais você imaginar.

Identifique e categorize as suas caixas

As caixas são ótimas aliadas na organização. Mas é importante que você não caia na tentação de usá-las pra esconder a bagunça. Outra dica é categorizar, pra que você não se perca quando for procurar alguma coisa.

Guarde seus objetos separadamente por categorias, como ferramentas, eletrônicos, medicamentos, material de escritório, entre outros. Se as caixas não forem transparentes, coloque etiquetas identificando o que guardou nelas.

Pra deixar tudo em harmonia, vale padronizar as caixas em um mesmo ambiente, ou usar cores e estampas que conversem entre si. Escolha as que combinam com o seu estilo e com a decoração da sua casa. É só usar o bom gosto e a criatividade.

Fique por dentro! Receba um email com conteúdos relevantes para você
account_circle
mail_outline