Navegue pelo conteúdo:

Conforto é fundamental não só para os humanos! Afinal, quem tem pet sabe: eles são parte da família também. E para fazer com que seu cãozinho tenha um lugar para descansar e relaxar, que tal uma cama de madeira para cachorro? Além de proporcionar aconchego para ele, vai deixar a decoração do ambiente mais estilosa também.

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que a madeira é um material amplamente utilizado para a construção de móveis e, uma das suas principais características é a durabilidade. Por isso, as camas de cachorro de madeira são muito resistentes.

A madeira tem propriedades isolantes contra o frio e altas temperaturas. Muitas delas são resistentes à umidade, conseguem repelir insetos e parasitas, garantindo a proteção e o descanso merecido para o seu cachorro.

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o material, vamos te ensinar como fazer uma cama de madeira para cachorro. Siga o passo a passo abaixo e boa produção!

Passo a passo para fazer uma cama de madeira para cachorro com pallet

1. A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o palete que você vai usar para fazer a cama do cachorro. Você consegue encontrar alguns modelos com formas bem grandes, mas também é possível fazer encomenda sob medida em lojas especializadas.

2. Depois de ter o palete, a recomendação é tratar a madeira com algum tipo de fungicida ou produto similar para prevenir fungos e bactérias. É muito importante seguir as instruções de aplicação do fabricante e respeitar os tempos de secagem.

3. O passo mais importante é lixar toda a madeira. Os paletes são usados ​​para carregar e transportar mercadorias, por isso é provável que tenham lascas, ou até mesmo pregos e manchas – dependendo de onde você comprar. O seu bichinho de 4 patas vai dormir aqui e nós não queremos que ele se machuque, então temos que passar por todos os cantos e recantos. Deixe o mais liso que conseguir.

4. Um palete costuma medir 120 x 80 cm, portanto é preciso avaliar se o tamanho é muito grande ou muito pequeno para o seu pet. Caso seja maior do que o necessário tanto para o seu pet quanto para o espaço que você tem disponível, você pode cortar o palete, respeitando a estrutura de suporte para que não afunde posteriormente, e lixar novamente as áreas cortadas.

5. Com a madeira restante, separe as tábuas e complete a cama. Em outras palavras, você pode adicionar madeira nas laterais e na parte de trás para criar paredes, uma espécie de caixa, e você pode fazer ao seu gosto com mais ou menos altura.

6. Se não sobrar madeira, você pode comprar outras tábuas e ripas de madeira e colocá-las no chão. Você pode até cortá-los em formas diferentes para torná-los mais decorativos.

7. Por fim, você pode pintar ou envernizar toda a estrutura com produtos atóxicos e resistentes. O envernizamento vai garantir que a sua cama de madeira para cachorro dure mais ainda, conferindo maior resistência à água. 

8. Com a estrutura pronta, é hora de pensar no conforto, de fato, do seu cão. Para isso, você pode colocar almofadas ou colchões em cima do palete. Se quiser ir mais longe, pode colocar umas rodinhas, pintar o nome… O que vier à cabeça!

Manutenção e cuidado da cama de madeira para cachorro

A madeira é um material muito bonito para a cama do seu cão e vai durar ainda mais com a manutenção adequada.

Os cuidados que uma cama de madeira exige não são muito complicados, basta seguir os seguintes passos:

 1. Evite umidade, pois pode afetar a maioria das madeiras não tratadas. A menos que a madeira em sua cama de cachorro seja resistente à umidade ou devidamente selada com verniz, não a coloque em salas úmidas ou ao ar livre. Se a cama ficar molhada, tente secar rapidamente e colocar em um local quente e ensolarado até secar completamente.

2. Limpe a cama com frequência, mantendo livre de poeira. Basta passar um pano macio sobre sua superfície, pelo menos uma vez por semana.

3. Inspecione a cama regularmente, prestando atenção especial aos cantos e conectores, pois peças soltas, lascas e outros defeitos podem representar um perigo para o seu cão. Passe a mão suavemente para localizar possíveis lascas (tendo cuidado para não se machucar também!).

4. Lave a almofada ou colchão periodicamente para evitar maus odores e para que seu cão tenha sempre uma cama limpa e agradável. E, quando lavar, certifique-se de que esteja completamente seco antes de colocar de volta na cama do seu cachorro.

Os cuidados necessários para sua casa estão aqui

Você sabia que além de fazer uma cama de madeira para cachorro, você também pode encontrar dicas valiosas para o seu lar? Aqui no MeuLugar, temos diversos conteúdos com dicas para o cuidado da casa, decoração de diversos ambientes e muito mais. Basta navegar em nossa plataforma e pesquisar o que deseja!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Já se você está com vontade de começar uma história nova, em uma casa também nova, conte com o QuintoAndar. Somos a maior imobiliária digital da América Latina e, em nosso site ou no app, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros na pesquisa, tornando a sua procura mais ágil e assertiva. Inclusive, você pode utilizar o filtro “Aceita pet” para encontrar um novo lar para se mudar com o seu melhor amigo!