Uma xícara pela manhã ajuda a afastar o sono. No fim da tarde, é ótima pra acompanhar aquele bolinho caseiro. Tomar café faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. E se você também é um apaixonado pela bebida, que tal ter um espaço dedicado a ela na sua casa? O cantinho do café pode ser um lugar perfeito pra receber as visitas e um refúgio pros momentos de relaxamento.

Seja com cafeteira, máquina ou garrafa térmica, decorar um espaço pra cultivar o hábito de beber café vai deixar a sua casa linda e proporcionar uma sensação de conforto e acolhimento. Como cheirinho de café!

Monte o seu cantinho do café da maneira que mais gosta. O importante é deixá-lo com a sua cara. Pra você se inspirar, o Quinto Andar selecionou algumas dicas!

1. O móvel adequado

Antes de começar a montar o cantinho do café você deve escolher o móvel que vai servir de base para cafeteira. O mais usado é a bancada da cozinha, mas você pode improvisar seu cantinho em um lindo aparador na sala, por exemplo. O importante é que a altura seja adequada e que o móvel fique em um lugar visível.

Uma peça que combina bem com as cafeteiras são as mesas de carrinho. Como elas se movem, você pode trocar o seu cantinho de lugar quando quiser. Além de ficarem lindas e originais!

Cantinho do café - Móvel

2. O cômodo mais indicado

Se a sua cafeteira é daquelas de cápsulas, ela pode ficar em qualquer lugar. Desde a sala ao quarto, ou até mesmo na varanda. Mas se for um modelo que precisa ser abastecido com água a cada preparação, é mais indicado que fique na cozinha ou próximo a uma torneira.

Para quem mora em apartamento com área gourmet, vale montar o cantinho do café na varanda, junto a um home bar.

Cantinho do café - Cafeteira

3. A decoração do cantinho do café

Na hora de decorar o espaço use os elementos que combinem com você e com a sua casa. Uma sugestão é usar pequenos vasos de flores no móvel. Xícaras coloridas, além de úteis, dão um toque de charme.

Livros e luminárias também podem funcionar na decoração do seu canto do café. Outra dica é usar quadros e adesivos com frases motivacionais.

4. Beleza e funcionalidade

Como o cantinho é feito principalmente pro preparo do café, ele precisa ser funcional além de bonito, não é mesmo? Portanto, invista em elementos que decoram e são úteis ao mesmo tempo, como potes de vidro para açúcar, caixas coloridas para cápsulas, latas para armazenar café em pó e suporte pra colheres.

Você tem um cantinho do café na sua casa? Ou separou algum lugar pra destacar alguma coisa que você gosta muito? Escreva pro nosso e-mail meulugar@quintoandar.com.br e conta pra gente!