O termo casa gatificada é relativamente novo, mas está ligado a algo que deveria estar entre as prioridades dos pais e mães de gatos há muito tempo. Aliás, mesmo que você more em um apartamento e tenha um felino, deve pensar na gatificação. Isso porque não se trata de algo exclusivo para casas propriamente ditas.

Nesse conteúdo, explicaremos melhor o que é uma casa gatificada e como construir um lar ideal para você e seu felino.

Navegue pelo conteúdo

O que é casa gatificada?

gatos dentro de uma caixinha de brinquedo com uma entrada redonda

Casa gatificada ou fazer a gatificação do lar é uma expressão popular que não existe no dicionário. Não estamos falando em uma casa cheia de gatos, mas sim em um local verticalizado e adaptado aos felinos. A adaptação é feita de modo que se sintam naturalmente à vontade, possam se divertir e aproveitar cada cantinho.

Também chamada de verticalização, a gatificação busca enriquecer o ambiente para esses pets. 

É importante que você entenda que o ambiente não precisa ser pensado 100% para o seu gato para ser considerado gatificado. Muito pelo contrário: mesmo um único item, escolhido estrategicamente, já é suficiente, e até mesmo um móvel que você já tenha pode deixar sua casa gatificada.

Já reparou como os gatos amam subir em lugares altos, como geladeiras e guarda-roupas? Esse tipo de comportamento faz parte do instinto do seu bichinho. A gatificação contribui para que o seu felino possa continuar subindo em alguns lugares, mas de maneira que seja segura para ele.

A importância da gatificação para o seu pet

gato em cima de uma torre de arranhadores com suporte

Subir em móveis e eletrodomésticos não é uma atividade segura para os bichanos, considerando que esses itens não foram feitos pensando neles. Os riscos começam ao analisarmos as próprias superfícies, muitas vezes lisas, que podem causar escorregões e quedas.

Com uma adaptação, esse cenário de perigo deixa de existir, uma vez que os gatos passam a contar com locais “de subida” próprios para eles.

Além disso, uma casa gatificada ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e até mesmo a obesidade nesses animais, que muitas vezes passam horas sozinhos, em um ambiente que é confortável e receptivo somente para humanos.

Ela também permite que os gatos possam de fato agir mais como gatos, explorando espaços e se mantendo em locais mais elevados, que lhes transmitem mais segurança.

Tendo com o que se distrair e tendo os locais certos para arranhar, as chances de que seu gato acabe estragando seus móveis diminuem consideravelmente.

Mas como, afinal, levar esses benefícios para a sua residência e para o seu pet?

Descubra a seguir!

Como gatificar a casa: é mais simples do que parece!

gato em cima de um arranhador cheirando o topo dele

O processo de gatificação não é nenhum bicho de sete cabeças, e as coisas necessárias para adaptar a sua casa não são complexas.

Toda loja especializada em pets, seja física ou online, vende os produtos certos para verticalizar o ambiente para o seu gato. E, ao instalá-los ou colocá-los em locais estratégicos, o espaço automaticamente ficará mais convidativo para o bichano.

Esses produtos são:

Redes para gatos

gato deitado em uma redinha

Redes de descanso apropriadas para gatos podem ser fixadas na parede e até mesmo embaixo de cadeiras.

O ideal é que a rede escolhida seja maior que o bichano, para que ele possa se espreguiçar à vontade.

Prateleiras para gatos

gato deitado em uma prateleira

Prateleiras para gatos são superfícies planas fixadas na parede.

Uma ideia é colocar várias prateleiras, uma perto da outra, formando um caminho, para que o gato possa pular sobre elas e se divertir nas alturas, algo que instintivamente eles gostam de fazer.

Leia também: Passo a passo: como instalar uma prateleira com cabos de aço 

Nichos para gatos

gatos passeando em nichos nas paredes

Também fixados na parede, os nichos possuem uma superfície plana, como as prateleiras, e também “paredes e teto”. Tudo para que o seu pet possa se sentir dentro de um esconderijo, uma toca, só dele.

Os nichos podem ser interligados com as prateleiras, formando um verdadeiro parquinho de diversões para os bichinhos.

Arranhador para gatos

gato brincando em um arranhador

O arranhador é um produto indispensável para quem busca saber como fazer um espaço para gato, pois é nele que os felinos afiam suas unhas e retiram imperfeições das mesmas.

Além disso, os arranhadores podem ser horizontais e verticais e são ideais para quem busca saber como gatificar a casa sem furar paredes. 

Essa é uma ótima dica também para quem tem bichanos que arranham – e estragam – o tecido do sofá ou da cama, por exemplo. Isso porque, oferecendo um elemento específico, e mais convidativo, para ele fazer isso, ele naturalmente vai deixar de fazer de arranhador os seus móveis.

Parquinhos ou circuitos planejados para gatos

gatos brincando em um circuito de nichos e pontes na parede

Os parquinhos podem incluir todos os itens acima e muitos outros, como pontes para gatos, escadinhas e tocas em diversos formatos, tudo para manter seu gato entretido e em movimento.

A boa notícia é que, mesmo comprando os itens acima, é possível gatificar a casa gastando pouco, pois muitos produtos para pets possuem preços acessíveis.

Pensando em economia, você também pode usar as coisas que já tem para criar uma ótima verticalização para seu gato. Aquelas madeiras que estão em um canto podem virar prateleiras, um caixote pode virar um nicho, e um bom pedaço de tecido pode virar uma rede super charmosa.

Até mesmo um móvel que está em uso pode contribuir para a finalização do processo. Que tal comprar um rolo de corda de sisal e criar você mesmo um arranhador para gatos? Basta ir colando, de preferência com cola quente, o sisal em volta do objeto.

Caso você tenha um painel de TV que fique numa boa altura, por exemplo, pode colocar prateleiras que facilitem o percurso do seu gato até o topo do móvel. Pronto: uma atitude simples, usando algo que você já tem, mas que torna sua casa gatificada sem precisar mudar a decoração ou gastar muito dinheiro. Só não esqueça de tirar objetos de decoração do caminho!

5 cuidados para ter com uma casa gatificada

Saber como gatificar um ambiente é muito importante. Mas, mais importante ainda, é sempre separar um tempinho para brincar com seu gato.

Não esqueça que seu pet possui apego a você e precisa de atenção, além de incentivo para brincar e se exercitar. Ele precisa, também, se conectar aos seus instintos naturais, como o de caçador, e as brincadeiras são parte essencial desse processo.

Uma iniciativa interessante, em relação a trabalhar esse instinto, é permitir que ele acesse algum lugar de onde possa ficar observando a rua ou pequenos animais, como pássaros.

Antes de dar qualquer passo, porém, veja os principais cuidados que todo dono de gato deve ter, no que diz respeito à gatificação:

  1. Jamais instale nichos e demais peças em áreas que possam facilitar a fuga do bichano para a rua ou colocá-lo em perigo de alguma forma;
  2. Inclusive, morando em casa ou apartamento, é fundamental sempre instalar telas de proteção em todas as janelas. Mesmo que o seu felino não tenha o costume de tentar escapar, todo cuidado é pouco! Gatos são animais bastante ligeiros;
  3. Evite dispor as peças de modo que seu gato possa cair entre um salto e outro (ele pode, sim, cair de forma a se machucar);
  4. Observe o comportamento do gato, para montar o ambiente de acordo com as características dele (um pet preguiçoso não vai querer pular muito alto);
  5. Crie essa ambientação no cômodo onde você passa mais tempo, pois gatos gostam de ter seus humanos por perto;
  6. Utilize peças que suportem o peso do seu gato e o impacto que ele causa ao pular.

Por fim, lembre-se que seu pet envelhecerá um dia e nem sempre terá energia para subir nos “brinquedos”. Então entenda que possivelmente terá que realizar mudanças na disposição do ambiente com o passar dos anos.

Leia também: Cachorro em apartamento: direitos e deveres que donos de pets devem saber

O lar perfeito para você e para o seu pet

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre casa gatificada, que tal dar o próximo passo e encontrar o imóvel que mais se adequa a você, ao seu gato e ao espaço que você deseja criar para ele?

No QuintoAndar, maior imobiliária digital da América Latina, é possível fazer um tour virtual e aproveitar mais de 70 filtros para refinar sua pesquisa, tudo pensado para que você encontre não só uma casa ou um apartamento, mas sim um verdadeiro lar.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui