Em uma casa inteligente, eletrodomésticos, ar condicionado, ventilação, sistemas de iluminação, bem como sistemas de áudio e vídeo ou de segurança podem se comunicar entre si e podem ser controlados remotamente de qualquer lugar através do computador ou telefone celular.

Esses sistemas de automação residencial integrados, juntamente com outros dispositivos de medição e controle, como sensores de umidade, sondas de qualidade do ar, entre outres, podem transformar nossa casa em uma casa inteligente – preparada para contribuir com a conservação dos recursos limitados do nosso planeta, controlando o consumo de sistemas de ar condicionado, iluminação e até mesmo o de água.

Leia também: Internet das coisas – o que essa nova tecnologia pode trazer para a sua casa?

Pensando em automatizar o lugar onde você mora? Seja para mais conforto ou para maior controle dos recursos citados acima, descubra quais são as vantagens de uma casa inteligente e quais são os itens necessários para montar a sua!

Navegue pelo conteúdo:

Quais as vantagens de uma casa inteligente?

As chamadas casas inteligentes aproveitam as modernas técnicas de construção e tecnologia de automação para dar aos proprietários um novo nível de controle. As casas inteligentes podem ser construídas desde o início com a automação como objetivo principal do projeto ou construídas a partir de uma reforma.

Em ambos os casos, as casas inteligentes oferecem várias vantagens sobre as casas convencionais:

1. Mais conforto

A conveniência é uma das maiores razões pelas quais as pessoas constroem e montam casas inteligentes. Estas casas proporcionam acesso remoto a todos os sistemas e equipamentos que fazem parte das instalações, incluindo aquecimento e refrigeração, ventilação, intercomunicadores, música e dispositivos multimídia em todos os cômodos.

2. Mais segurança

As casas inteligentes podem incluir sistemas de segurança avançados com câmeras, sensores de movimento e, em alguns casos, um link para a delegacia local ou empresa de segurança privada. É possível também usar cartões de acesso ou identificação por impressão digital em vez de fechaduras convencionais, dificultando a entrada de qualquer pessoa que não seja autorizada.

3. Maior acessibilidade

Uma das maiores vantagens de uma casa inteligente é a acessibilidade que ela proporciona. Afinal, é possível controlar luzes, trancar portas, operar um telefone ou usar um computador a partir de comandos de voz. A automação residencial permite, ainda, que você defina um cronograma para tarefas automáticas, como regar o gramado, eliminando a necessidade de realizar essas tarefas trabalhosas regularmente.

4. Eficiência energética

Os sistemas de iluminação de uma sala, por exemplo, podem ser controlados automaticamente para ligar e desligar por meio de detectores de presença, assim como o ar condicionado pode ser direcionado ou programado de forma automática ou remota dependendo das necessidades e conforto dos moradores. Isso evita que luzes e demais equipamentos fiquem ligados sem necessidade – ocasionando também em economia na conta do final do mês.

5 itens que não podem faltar em uma casa inteligente

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios de uma casa inteligente, vamos te mostrar alguns produtos que não podem faltar na hora de automatizar a sua residência.

Lembre-se que tudo vai girar em torno de uma rede WiFi – e é fundamental que ela esteja segura. Para isso, o ideal é alterar a senha de fábrica do roteador e demais dispositivos, utilizando uma senha personalizada (de preferência com caracteres especiais) para reforçar a segurança. Uma rede não segura é uma rede vulnerável e pode interferir no controle de seus dispositivos e do seu lar.

1. Assistente de voz

Para uma casa conectada, ter um assistente de voz é essencial. Será o cérebro, por assim dizer, no qual montaremos uma casa inteligente, onde cada dispositivo será um ramo da rede inteligente que construiremos.

Atualmente, existem diversos fabricantes no mercado, mas a mais conhecida – e você com certeza já ouviu falar – é a Amazon Alexa. Mas você também encontra outras opções, como Google Home, HomeKit ou Mi Home da Xiaomi.

2. Smartphone

Falamos que o cérebro de uma casa automatizada seria o assistente de voz e, neste caso, o smartphone é a consciência.

A partir do smartphone realizamos todas as tarefas de monitoramento, controle, programação e tudo o que pode ocorrer na sua casa inteligente.

Cada dispositivo inteligente terá seu próprio aplicativo de controle, mas tudo deve ser controlado a partir do aplicativo de assistente de voz como um “painel de controle” que simplifica bastante o manuseio. 

3. Fechaduras inteligentes

As fechaduras inteligentes permitem controlar remotamente as portas da sua casa, controlar o acesso e simplificá-lo, como a abertura por proximidade quando estamos por perto. 

Existem muitos tipos de fechadura inteligente, mas o ideal é optar por aqueles que possuem WiFi. Imagine que você chega em casa carregado de malas e, com um simples comando de voz, você pode abrir a porta confortavelmente? Assim como ao sair, você pode trancar a porta com facilidade e rapidez. 

Além disso, se algum convidado disser que está na porta de sua casa e você ainda não saiu do trabalho, você pode abri-la de qualquer lugar e fazer com que ele espere por você no conforto da sua casa.

4. Iluminação inteligente

Algo que não pode faltar em uma casa inteligente é a iluminação também inteligente . As lâmpadas compatíveis com este sistema oferecem diferentes possibilidades de emitir tons de luz (aquelas com amplo espectro RGB, coloridas), além de variar entre  intensidade mais quente ou fria.

Outras funções que elas oferecem é a programação. As lâmpadas inteligentes permitem programar para dar mais ou menos luz, dependendo da hora do dia e da sua luminosidade, acessando dados meteorológicos para ajustar sempre a intensidade da luz ao desejado e/ou necessário.

5. Eletrodomésticos inteligentes;

A gama de aparelhos inteligentes é tão ampla que se colocarmos uma seção para cada um deles, nunca conseguiríamos terminar o post. Por isso, citamos alguns abaixo:

  • Aspirador robô: Muito útil, especialmente para aquelas pessoas com animais de estimação ou que não têm muito tempo para limpar a casa com frequência;
  • Máquinas de lavar roupa: Você sabia que é possível colocar sua roupa para lavar sem estar em casa? Pois é verdade! Já existe uma vasta gama de máquinas de lavar inteligentes que dispõem até mesmo de autogestão de avarias, controle dos produtos de lavagem e/ou assistência remota de todo o processo;
  • Geladeiras: Atualmente você encontra no mercado modelos de geladeira que mostram o que têm dentro e até envia notificações quando você precisa reabastecer um ou outro alimento – a partir de listas de compras assistidas;
  • Espelhos: Os espelhos do banheiro também podem ser inteligentes. Esses modelos incorporam sistemas de som, anti-embaçamento e até luzes.

Sua casa mais conectada com a sua vida

Configurar uma casa inteligente oferece muitas possibilidades de personalização. A quantidade de produtos no mercado é enorme e listá-los todos em um post seria impossível – já que, a cada dia, um novo item aparece. Portanto, abordamos alguns dos diferentes dispositivos que acreditamos que você deve levar em consideração para, pelo menos, começar a automatizar o seu lar.

E agora que você já sabe o que é uma casa inteligente e quais são os benefícios de viver em um lar todo automatizado, chegou a hora de tomar uma decisão. Você pode comprar um imóvel já com sistema inteligente ou começar, aos poucos, a instalar todos os produtos no seu lar alugado. 

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

Independente do seu desejo, você pode contar com o QuintoAndar para te ajudar a encontrar um novo espaço para viver. Somos a maior plataforma de moradia da América Latina e todo o nosso processo de compra ou locação de imóvel é feito de forma rápida e totalmente online – assim como pode ser feita a gestão da sua casa!