Alugar um imóvel pra morar tem muitas vantagens. Uma delas é a flexibilidade de fazer uma mudança mais rápida em caso de necessidade. No atual cenário de dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o QuintoAndar fez adaptações em algumas etapas do seu processo de locação, pra facilitar sua vida e pra que você não tenha que adiar seus planos caso precise mudar de endereço. Se organizar direitinho, há tempo de sobra até pra você estar de casa nova já no segundo semestre de 2020.

Por isso, preparamos um cronograma com etapas essenciais de uma mudança pelo QuintoAndar, mesmo com alguma restrições impostas pela pandemia. Se você seguir à risca, vai ver que é tudo rápido, prático e sem burocracia. Dá pra fazer em menos de um mês. E, o que é melhor, sem a necessidade de fiador, caução ou seguro-fiança. 

PRA COMEÇAR

Casa nova: onde morar?

Assim como você se sente bem na sua sala ou quarto, o ideal é você curtir vizinhança onde mora. Ao escolher um local pra morar, leve em consideração a rotina que terá no futuro, quando a pandemia passar. Priorize morar perto do seu trabalho, da faculdade ou da escola dos filhos. E pesquise também sobre a oferta de comércio, serviços e transporte público no bairro e arredores.

Além disso, com a nova realidade imposta pelo coronavírus, o home office deixou de ser uma opção pra muitos e se tornou uma necessidade. Por isso, vale a pena procurar imóveis com um cômodo a mais ou, pelo menos, com um espaço onde você possa montar um posto de trabalho.

Faça contas

O aluguel precisa estar dentro do seu orçamento. Portanto, essa é uma parte importante na equação da escolha de um lugar pra morar. E também uma forma de filtrar a quantidade de imóveis na hora de fazer uma busca no bairro de sua preferência.

Ao fazer as suas contas de fim de ano, lembre-se de considerar outras despesas fixas que terá, como condomínio e IPTU, além das cobranças de consumo, como luz, água, gás, TV por assinatura e internet.

Mudar no segundo semestre de 2020

Agora, vamos pra parte prática. Com a ajuda do QuintoAndar, montamos uma espécie de linha do tempo pra você se guiar. Nela, apontamos prazos totalmente possíveis, com o mínimo de tempo que você gasta desde o início das pesquisas até a mudança. Ao final, você vai ver que dá pra se mudar com tranquilidade e aproveitar o segundo semestre do ano já com a casa nova arrumada!

1. A pesquisa

Entre no QuintoAndar e pesquise as opções de imóveis na região que você deseja morar. Uma dica: tire um domingo, por exemplo, pra fazer isso sem distrações do trabalho. Essa busca tem que ser criteriosa, pois você precisa achar algo com a sua cara.

Caso queira ter uma ideia de preço antes, você pode usar uma ferramenta online do QuintoAndar. Por meio de inteligência artificial, você consegue ter uma ideia dos valores cobrados na região desejada.

2. As visitas

Por conta da pandemia de Covid-19, o QuintoAndar passou a priorizar um sistema 100% online. Especialmente onde há lockdown, essa é a única possibilidade para conhecer mais sobre o imóvel. Para acessar o sistema digital, basta clicar no botão “Falar com o corretor” na página do imóvel. Um chat por WhatsApp irá se abrir, pra você falar com um dos profissionais parceiros, que irá prestar uma consultoria online, ajudando com mais informações e detalhes sobre o imóvel do seu interesse, o bairro e sobre o proprietário, além de tirar dúvidas, inclusive sobre o modelo do QuintoAndar.

Em algumas cidades onde não há proibição, caso seja imprescindível, é possível realizar a visita presencial. Mas, mesmo assim, seguindo todas as regras das autoridades locais. As visitas seguem regras rígidas e obrigatórias de segurança, como uso de máscaras e álcool gel, restrição no número de pessoas presentes e de visitas num mesmo dia no imóvel. Caso a pessoa chegue ao local descumprindo uma dessas orientações, a visita não será permitida.

3. As propostas

Gostou de um imóvel, ou mais de um, é hora de entrar em contato com os proprietários. A qualquer momento, pelo próprio app do QuintoAndar, você pode enviar uma proposta online. Basta acessar seu menu Visitas, entrar no imóvel desejado e clicar em “Enviar Proposta”.

Além disso, você também poderá fazer propostas para os imóveis do seu interesse e negociar diretamente com o proprietário pela plataforma, sem a necessidade de realizar uma visita. Basta clicar no botão “Fazer proposta”, na página do imóvel e seguir o fluxo normal do QuintoAndar.

Na proposta, você pode negociar o valor do aluguel e eventuais mudanças no imóvel, como reparos, melhorias ou retirada de itens. Para aumentar suas chances de fechar, o QuintoAndar recomenda que você negocie somente o que for imprescindível pra você entrar e morar.

O prazo pra resposta é de 72 horas a partir do recebimento de uma proposta. E vale tanto pro proprietário quanto pra você, ao receber uma contraproposta. Ou seja, numa situação ideal, caso o imóvel esteja pronto pra entrar e morar, dá pra resolver tudo isso no mesmo dia da visita, por exemplo.

4. Envio da documentação e análise de crédito

No QuintoAndar, você não precisa de fiador, caução ou seguro-fiança. Basta enviar a documentação pedida, pelo próprio app, e aguardar a análise de crédito, que leva no máximo três dias. Podendo acontecer antes.

5. Assinatura do contrato

Com sua documentação aceita e o crédito aprovado, é chegado o momento de assinar o contrato. Pra agilizar o processo de locação do imóvel, no QuintoAndar a assinatura é feita de forma digital.

6. Contas de consumo

Nesse momento, que tal começar a ver as coisas práticas do seu dia a dia? Com o contrato assinado, você já pode mudar a titularidade das suas contas de consumo do imóvel. E agendar a instalação de internet e TV por assinatura, por exemplo.

7. Vistoria de entrada

Após a assinatura do contrato, os vistoriadores do QuintoAndar fazem a vistoria de entrada e redigem um laudo detalhado sobre as condições de entrega do imóvel. A vistoria fica disponível por cinco dias corridos, contados do início do contrato. Se notar que algo está diferente, comente e insira fotos pra comprovação.

Por conta da quarentena, pra evitar o contato físico e prezar pelo bem estar de todos, o QuintoAndar estamos realizando algumas vistorias de forma virtual, por meio das fotos e de informações do imóvel que constam em nossa base. Essa vistoria, ainda que virtual, é feita detalhadamente e tanto proprietário como inquilino podem adicionar suas considerações para complementá-la

8. Entrega das chaves

As chaves do imóvel estarão disponíveis pra você a partir da data de início do contrato. Na página Meu Aluguel, da sua conta de inquilino do QuintoAndar, você encontrará a informação sobre a localização das chaves. Elas ficarão na portaria do prédio ou serão entregues via motoboy no endereço que você indicar.

9. A mudança

Como você é uma pessoa organizada, o empacotamento das suas coisas começou lá atrás, quando o contrato foi assinado. Adiantando todo esse processo, o dia da mudança fica mais tranquilo. Mas você também pode contratar uma transportadora. Aí, todo o trabalho de embalar e desembalar fica por conta da empresa.

Pra fazer a mudança, não deixe de usar máscara e tenha sempre um álcool gel à mão. Além disso, verifique antes com a transportadora sobre os protocolos de segurança adotados pra evitar os riscos de contágio pelo coronavírus. E caso o imóvel fiquem em um condomínio, faça contato com o síndico ou com a administradora pra agendar uma data e fazer tudo com segurança pra você e pros outros moradores.

10. Segundo semestre de casa nova!

Chegamos ao final do processo, assim como o fim de ano. Nesta etapa, pode ser que você ainda esteja tropeçando em algumas caixas pela casa. Mas o importante é que em menos de um mês desde o início das buscas é possível se mudar pra um imóvel alugado pelo QuintoAndar.

E aí, que tal chegar no segundo semestre de 2020 de casa nova?