Após chegar de um dia cansativo de trabalho, nada melhor do que encontrar um aroma agradável no ambiente, né? Uma casa perfumada traz conforto, acolhimento e tranquilidade. E esses são apenas alguns dos benefícios, por exemplo, de uma terapia alternativa que está cada vez mais em alta: a aromaterapia.

Técnica natural que utiliza o aroma para estimular diferentes partes do cérebro, a aromaterapia serve a diversos propósitos. Desde aliviar sintomas de doenças, como ansiedade, estresse, depressão e asma, até fortalecer as defesas do corpo.

Cada aroma impacta no nosso estado de espírito de uma forma e na atmosfera de toda a casa. Entenda como essa prática influencia no bem-estar dos ambientes e conheça os benefícios da aromaterapia em cada cômodo.

E como um dos principais objetivos da aromaterapia é promover o bem-estar, confira 10 dicas preciosas que o site Tua Casa listou pra ajudar você a deixar sua casa perfumada. Navegue pelas dicas abaixo e deixe sua casa mais aconchegante!

1. Flores e folhas secas

Casa Perfumada - Folhas secas

Flores e folhas desidratadas são conhecidas para serem utilizadas na decoração. Mas sabia que elas também podem ser usadas para deixar o ambiente cheiroso? O segredo é colocá-las em um pote de vidro e pingar algumas gotas de essência com o aroma que você preferir. Renove a essência a cada dois dias e se surpreenda com o odor suave que elas deixam no ambiente.

2. Grãos de café

Casa Perfumada - Café

Quem não ama aquele cheirinho que toma conta da casa quando o café está sendo preparado? Pois é possível fazer com que o aroma permaneça no ambiente por muito tempo. A dica é comprar os grãos, distribuir pela casa em potinhos abertos e acender uma vela no meio deles. O resultado é um cheiro gostoso de café torrado.

3. Pote de cravos

Casa Perfumada - Cravos

Pegue um pote, de vidro ou cerâmica, e encha de cravinhos. Eles já exalam um perfume bem marcante. Mas você pode potencializar o aroma pingando diariamente algumas gotinhas de essência. Além disso, você pode também preparar um chá bem forte de cravo e borrifar no potinho ou em outros ambientes da casa.

4. Arranjos de canela

Casa perfumada - canela

Essa dica vale pra perfumar e também pra decorar a casa. Faça arranjos de canela amarrando os pauzinhos de forma bem bonita, com uma fita da sua preferência. Você pode deixar os arranjos sobre a mesa ou colocá-los dentro de um vaso de vidro. Pra dar um toque mais rústico, use ráfia ou palha nos laços.

5. Casa perfumada com incensos

Casa Perfumada - Incenso

Um dos recursos mais conhecidos pra perfumar ambientes, os incensos liberam um perfume delicioso quando estão acesos. Fáceis de encontrar, são baratos e diversificados. Doces, leves ou mais marcantes, há incensos com os mais variados perfumes, pra agradar a todos os gostos. Pra evitar que o aroma fique muito forte, utilize no máximo três hastes por vez.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

6. Difusores de aroma

Casa Perfumada - Difusor

Se você prefere uma opção já pronta pra usar, uma boa dica são os palitos de madeira que vem dentro de recipientes líquidos, também chamados de difusores de aroma. Com odores e tamanhos variados, eles duram cerca de um mês e deixam o ambiente com aroma agradável, mas bem suave. Ideal pra quem não gosta de cheiros fortes, os difusores são ideais pra banheiros, lavabos, salas e halls de entrada.

7. Sprays aromatizantes

Casa perfumada - óleos

Você encontra de diversos odores, preços e tamanhos. Os sprays aromatizantes são uma boa alternativa pra quem gosta de um perfume mais forte. Ou quer um resultado mais rápido. É só borrifar no ar e pronto! Como o cheirinho não dura muito, a dica é borrifar em almofadas, estofados e cortinas. Assim, o perfume se prolonga por mais tempo. 

8. Difusores elétricos

Casa Perfumada - Difusor elétrico

Os difusores elétricos devem ser ligados em uma tomada e podem ser usados em qualquer ambiente da casa. Eles têm um líquido perfumado que liberam aquele cheirinho bom enquanto o aparelho estiver ligado. Se sua casa for mais espaçosa, você pode apostar espalhar pelo menos três difusores pelos principais cômodos pra potencializar o resultado.

9. Cascas de frutas cítricas

Casa Perfumada - Cascas de laranja

Refrescantes e estimulantes, os aromas cítricos de cascas de frutas são deliciosos. Muitas vezes descartadas, elas são uma solução simples e barata pra deixar a casa perfumada. Pegue cascas de laranja ou limão, ferva com um pouco de água (não se esqueça de tampar a panela), coe e borrife o líquido perfumado onde você desejar.

10. Casa perfumada com amaciante de roupas

Casa perfumada - amaciante

Uma outra alternativa boa é apostar num amaciante de roupas. Muito cheirosos, eles deixam tudo perfumado! Anote a receita:

  • 30ml de amaciante
  • 20ml de álcool
  • 1 litro de água

Você pode borrifar o líquido no ar e ou embebedar a mistura em um pano e passar na casa.

Agora é só escolher uma dica (ou mais de uma) e curtir ainda mais a sua casa.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui