Sabemos que questões de segurança precisam estar sempre em dia, não é mesmo? E o avanço da tecnologia, com produtos de altíssima qualidade, podem ser uma ótima escolha para reforçar ainda mais a segurança do seu lar. As possibilidades são diversas e variadas: além da instalação de um sistema de alarme ou videovigilância atual, tudo parece indicar que, num futuro próximo, novas tecnologias chegarão ao mercado para aumentar significativamente as chances de estar em uma casa segura.

Para te ajudar nessa missão, nós resolvemos listar 5 dicas para garantir a segurança do seu lar com produtos que você pode instalar na sua casa. Vamos conferir?

Navegue pelo conteúdo:

1. Casa segura com câmeras de vigilância

Para começar, vamos te deixar um conselho: seja qual for a câmera que você escolher, certifique-se de colocar uma boa senha para evitar que o vídeo da sua casa fique visível em alguma página pública na internet.

No mais, entre os dispositivos populares, é possível encontrar câmeras de segurança antifurto, que permitem gravar um registro de sua casa e armazená-lo em um disco rígido, memória ou na nuvem. Algumas, inclusive, oferecem a opção de transmitir o vídeo em um site que você pode acessar com nome de usuário e senha, ou diretamente no seu celular por meio de um aplicativo.

Mas lembre-se: se for instalar câmeras em locais externos, procure os modelos mais resistentes à água e ao vento, e com melhor qualidade de visão para gravar à noite ou contra o sol.

2. Casa segura com alarmes

Outra recomendação para uma casa segura é instalar alarmes para detectar – além de invasores – incêndio, monóxido de carbono ou vidro quebrado. Uma vantagem é que existem alarmes simples e baratos, que você pode comprar na loja de ferragens mais próxima e instalar por conta própria.

É importante que você instale um alarme de fumaça em cada cômodo e pelo menos um alarme de monóxido de carbono para cada nível de sua casa. Tenha em mente que em ambos os casos você pode comprar alarmes que funcionam com baterias ou eletricidade.

Outros sistemas mais complexos de vários alarmes são conectados entre si e a uma central. Sua principal vantagem é que eles automatizam muitas tarefas. Por exemplo, se detectar vidro partido pode alertar automaticamente a central e a polícia, guardar imagens da área afetada e ativar outros alarmes.

A desvantagem é o custo e a complexidade tecnológica que esses sistemas às vezes podem ter na hora de instalá-los ou mantê-los funcionando corretamente.

3. Casa segura com fechadura eletrônica

Com o uso de fechaduras eletrônicas você pode trancar e proteger todos os cômodos, deixando a sua casa segura. Funcionam como fechaduras convencionais, mas internamente possuem elementos eletrônicos que bloqueiam a abertura da porta por meio de um código – que você pode atualizar sempre que desejar.

Existem muitos tipos. Aqueles com sistema de chave convencional exigem pressionar a combinação de segurança para que, uma vez aberta a porta com as chaves, a fechadura eletrônica também seja destravada. Outros permitem o desbloqueio por sistemas de comunicação remotos, cartões de acesso, digital, entre outros.

4. Casa segura com sistemas de iluminação inteligente

Os sistemas de iluminação inteligentes ajudam a minimizar o consumo de luz, quando não é necessária, e também a iluminar os cômodos quando você não está nela – para que pareça que há pessoas em casa. 

Nesse caso, você pode optar por instalar sensores de movimento, para que as luzes se acendam quando alguém passa por ali. Esse é um recurso muito útil para evitar entradas e saídas de casa no escuro, à noite.

Além disso, atualmente, é possível fazer com que toda a iluminação seja controlada remotamente e pelo celular, com dispositivos Philips Hue que se conectam à Alexa e Google Home. 

5. Casa segura com cerca elétrica

Uma das opções mais comuns e mais presentes no dia a dia é a cerca elétrica. E, sempre que possível, precisamos ressaltar a importância dela. 

A cerca elétrica é um equipamento de segurança com a função de afastar quem tem o objetivo de ultrapassar os muros de uma propriedade de forma ilegal. Normalmente, a carga elétrica liberada pela cerca em contato com o corpo não é mortal. A empresa de segurança, quando monta a cerca, tem consciência disso, e coloca em funcionamento uma voltagem baixa, que ocasiona uma sensação desagradável por causa do choque de efeito inibitivo.

Portanto, o ideal é combinar diversas dessas dicas para conseguir, de fato, uma casa segura!

Pense na segurança da sua casa, que nós cuidamos da burocracia

E aí, o que você achou das nossas dicas para uma casa segura? Vale lembrar que essas são as dicas básicas para quem tem o desejo de garantir a proteção do seu lar. 

E se você está procurando dicas de segurança já pensando em um novo local para morar, conte com o QuintoAndar. Temos opções de casas e apartamentos para alugar ou comprar em mais de 40 cidades do Brasil – com certeza você vai encontrar o cantinho que sempre sonhou, na localização que deseja.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Ao fazer sua pesquisa, aproveite para buscar imóveis no raio expandido da região em questão, navegando pelo mapa disponível. Assim, você conta com mais opções e já confere, nas fotos profissionais, quais dispositivos de segurança serão necessários instalar!