O Casarão do Chá está localizado na região do Cocuera, em Mogi das Cruzes e é um dos mais importantes símbolos da imigração Japonesa no Brasil. Isso porque o local representa uma arquitetura oriental típica, com tecnologia e mão de obra especializada genuinamente do povo japonês. 

Apesar de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, visitar o Casarão também é um passeio muito enriquecedor para os moradores da região. Afinal, além da visitação, o espaço também oferece diversas atividades que podem ser feitas em família. Dessa forma, podemos dizer que é um prato cheio para turísticas e para a população local – principalmente se você gosta de programas culturais e artísticos. 

Então, se você está procurando ideias sobre o que fazer em Mogi das Cruzes, chegou ao lugar certo. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a história do Casarão do Chá bem como informações úteis de serviços e acesso, além de te ensinar a como chegar lá. Então, aproveite o conteúdo e anote todas as nossas dicas. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Você também pode se interessar: 

+ Mercado Municipal de Mogi das Cruzes

+ Parque em Mogi das Cruzes: uma cidade repleta de áreas verdes 

+ Shopping em Mogi das Cruzes: 3 principais centros de compra

História do Casarão do Chá

O Casarão do Chá foi originalmente uma fábrica de chá que foi projetada e construída em 1942 pelo arquiteto e carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka. O edifício abrigou por 30 anos uma linha de produção de chá preto (Chá Tokio) no qual fez exportação para diversos países e empregou imigrantes japoneses. 

Com as dificuldades do mercado de exportação de chá no Brasil, a fábrica encerrou as suas atividades e se tornou um depósito. Porém, com o passar dos anos, acabou se desgastando naturalmente. 

Alguns anos depois, um grupo nipo-brasileiro da região de Mogi das Cruzes decidiu reformar, reestruturar e preservar o Casarão do Chá. Hoje, o espaço é considerado um  patrimônio cultural nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). 

O processo de restauração foi feito com o apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, com patrocínios e com o esforço da comunidade local. E hoje é um centro cultural da cidade de Mogi das Cruzes e uma parada obrigatória para turistas e moradores da região. 

Serviços e atividades do Casarão

Horário de funcionamento: 

  • Todos os domingos das 9h às 17h 

Entrada: Gratuita 

Para visitas durante a semana é possível agendar passeios monitorados ao Casarão. 

  • Grupos turísticos: R$300 reais até 30 pessoas. A partir de 30 pessoas, é cobrado o valor de R$10 reais por pessoa

Vale salientar que a verba é revertida para a manutenção do Patrimônio e seu entorno.

Telefone: (11) 4792 2164

Atividades

O Casarão também oferece cursos, workshops, exposições de arte, feiras, apresentações, performances e diversos outros serviços ligados à cultura.

No espaço externo: 

  • Vendas de mudas de plantas diversas produzidas no sítio do Casarão (mudas de chá, pau-brasil, sakura – cerejeira, flores, suculentas, etc.); 
  • Venda de pães quentinhos assados em forno à lenha que é servido às 9h30 com café e chás. E, a partir daí até às 17h são assados e servidos: batata doce, pizza, lasanha, gyoza acompanhados de sucos naturais e picolés caseiros; 
  • Degustação de Chás e venda de diferentes tipos de chás; 
  • Acesso gratuito a brinquedos tradicionais como perna de pau, peteca, bolinhas de gude, dominó e piões.

Oficina de cerâmica: também é possível participar das turmas de workshops e cursos de cerâmica. Para saber como participar, fique de olho no site oficial e nas redes sociais do Casarão do Chá. 

Espaço para exposições de arte: há um ambiente disponível para que artistas mostrem seus trabalhos para a comunidade visitante. A divulgação é feita também no site e nas redes sociais. 

Espaço para apresentações: no segundo piso do Casarão do Chá, é possível acompanhar apresentações para plateias pequenas (20 pessoas). 

Além disso, de acordo com a Associação Casarão do Chá, há um planejamento de expandir os serviços oferecidos, com novas facilidades como biblioteca comunitária, programa de residência artística, programa turístico envolvendo outras localidades culturais próximas ao local e muito mais. As novidades sempre são publicadas no site e nas redes sociais do Casarão.

Como chegar

Para chegar até o Casarão do Chá você deve pegar a Estrada do Fujitaro Nagao que pode ser acessada pela rotatória no Km 63,5 da Estr. Mogi-Bertioga (SP89) e pela rotatória no Km 61,5 da Estr. Mogi- Salesópolis (SP 88).

Ao entrar na Estrada Fujitaro Nagao, você deve seguir até o 3,5km – estrada do Chá, que é uma estrada de terra. Depois, é só andar mais 200m até avistar a placa marrom de patrimônio histórico, escrito “Casarão do Chá” e acessar a pequena estrada de 50m que sairá no portão do local. 

Aplicativos ou táxis também são uma opção para chegar ao Casarão seguindo o GPS. Mas, fique atento pois não há sinal de celular próximo ao Casarão do Chá. Portanto, você pode encontrar dificuldades para conseguir chamar um carro para voltar. 

Veja o mapa da localização exata abaixo: 

Se você está vindo da capital paulista, é possível chegar até o centro do Mogi por meio do transporte público. Os trens partem da Estação da Luz e basta você pegar  a linha 11 – Coral da CPTM que vai te levar até a Estação Estudantes. 

Ao chegar lá, você deve pegar a saída sul, à direita, em direção à Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e seguir  em direção ao Terminal de Ônibus Estudantes. No procure pelos ônibus da linha E494, com destino à Granja Nagao (Estrada Fujitaro Nagao). Descer no ponto final Granja Nagao e andar 300m na Estrada do Chá até o Casarão do Chá. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Encontre seu novo lar em Mogi das Cruzes

Agora que você já conhece mais informações sobre a história do Casarão do Chá e também sobre a cidade de Mogi das Cruzes, que tal encontrar o seu próximo lar por lá? O município tem um ótimo custo de vida e oferece se tornando uma região próxima à capital paulista com mais qualidade de vida. 

E, com a ajuda do QuintoAndar, fica muito mais fácil encontrar as melhores opções na cidade. Na nossa plataforma de moradia, você tem acesso a mais de 70 filtros de pesquisa, assim, é só escolher pelas características do imóvel que melhor atende às suas necessidades e buscá-lo nas áreas que te interessam. Prático, rápido e sem burocracias!

Clique aqui para navegar em nosso mapa ou confira algumas opções de imóveis para alugar na cidade de Mogi das Cruzes: 

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.