Em 1960, quando a cidade de Brasília foi fundada, o Brasil foi alçado ao posto de um dos expoentes da arquitetura no mundo, pela monumental obra realizada no meio do Cerrado para a construção planejada da então nova capital do país. De lá pra cá, a arquitetura brasileira não parou de evoluir. E a Capital Federal, por si só, é um expoente de grandes talentos. Neste artigo, destacamos algumas casas dos sonhos de Brasília. Projetos feitos por arquitetos renomados, alguns deles oriundos da própria cidade, que servem de inspiração e de sonho de consumo para muita gente. Um deleite para os olhos.

Navegue pelas casas:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Casa Brasília

Essa linda casa construída em 2002, em um lote de 4.110 m² às margens do Lago Paranoá, é assinada pelo renomado arquiteto brasileiro Isay Weinfeld. Um projeto conceitual, que retrata bem a nova arquitetura feita no país. 

A casa, que tem 1.100 m² de área construída, foi implantada junto à rua, deixando ao fundo um amplo jardim. E foi estruturada, basicamente, em dois pavimentos:

• Térreo: áreas sociais e de serviço;
• Primeiro pavimento: dormitórios. 

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, condições climáticas típicas da região, foram determinantes na opção por uma forte integração entre interior e exterior. Além da criação de variados espaços de convivência ao ar livre, como:

• Pátio interno;
• Terraço junto à sala de estar
• Um longo deck elevado, que se projeta em direção ao lago
• Área para refeições equipada com forno à lenha e churrasqueira, nesse mesmo deck.

Pelo mesmo motivo, ou seja, por conta das condições climáticas, os dormitórios se abrem inteiramente para uma varanda comum e longilínea, com vistas para o jardim e para o lago.

Casa GA

Localizada no Lago Norte, essa casa com 587 m² foi projetada por Filipe Monte Serrat, uma das pessoas à frente do escritório Esquadra Arquitetos, e Laura Camargo. 

A intenção inicial era fazer uma reforma para vender e construir uma casa compacta e de arquitetura contemporânea em outro terreno. Mas o imóvel tinha valor afetivo para os clientes, que optaram por uma reforma completa, com aproveitamento máximo dos elementos estruturais existentes.

Para a reforma, quase 100 m² da construção pré-existente foi suprimida: além do escritório e da varanda, foram eliminadas duas lajes no primeiro pavimento, o que criou vazios internos generosos para uma maior fluidez espacial e entrada de luz natural.

Após a retirada dos telhados, o pavimento superior foi remodelado, com predomínio do branco, que visa privilegiar e emoldurar o que se vê tanto dentro quanto fora da casa. Já no térreo, há elementos pergolados metálicos, que foram incorporados à estrutura original de concreto para maior proteção do acesso principal e da varanda do lazer.

A estrutura metálica se prolonga desde a extremidade da cobertura da área de lazer até a área interna de pé-direito duplo, onde há um um mezanino transparente que dá acesso à biblioteca e alcança a passarela suspensa interna que conecta os quartos.

Casa Bali

Casa projetada para um jovem casal de Brasília, que tem na integração dos espaços a principal característica do projeto. Cozinha, salas de estar e jantar e um espaço gourmet se interligam por meio de grandes portas de correr, o que permite uma maior ventilação no ambiente e aumenta a sensação de amplitude. 

A casa é assinada pelo escritório MAAI Arquitetos Associados, dos sócios Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga. 

Projetada em “L”, em uma forma de integrar o jardim com piscina ao ambiente interno, a casa tem como destaque os pilares redondos em concreto aparente, uma característica dos projetos feitos pelo escritório brasiliense.

Por dentro, o concreto aparente e os revestimentos claros do projeto, intencionalmente, privilegiaram um cenário neutro, propício a receber qualquer estilo de decoração. Já na fachada, a arquitetura contemporânea traz tijolinhos à vista, porta de madeira e um gradil preto na garagem. Tudo isso com o intuito de oferecer poucas aberturas e dar privacidade aos moradores. 

Casa 28

Um imóvel localizado a apenas 10 minutos do Congresso Nacional, próximo ao Lago Sul, e que já ganhou prêmio internacional. Projetada pelo renomado arquiteto Samuel Lamas, a Casa 28 foi a vencedora, em 2017, da categoria Residencia Unifamiliar do Best interiors of Latin America and the Caribeean Competition, premiação da Associação Internacional de Design de Interiores (International Interior Design Association – IIDA).

Feita para atender uma família que buscava tranquilidade e conexão com a natureza, porém próximo da cidade, em Brasília. Um verdadeiro refúgio urbano. Dentro de um terreno de 7.000 m², o projeto conta com 750 m² de área construída. 

A casa tem ambientes com alturas diferentes, denotando uma hierarquização do espaço. Suas grandes janelas, em sua maioria, estão posicionados no Leste e no Oeste, enquanto as paredes estão no Norte e no Sul. Dessa forma, as luzes tanto do nascer quanto do pôr-do-sol invadem a casa.

Os quartos três quartos independentes, todos suítes, estão voltados para o leste, onde o sol nasce. E contam com varanda e um pergolado metálico para trepadeiras. Suas amplas esquadrias, quando são abertas, também fazem as vezes de bancos para os dois espaços, quarto e varanda.

Ao lado da varanda, próxima a uma antiga árvore Jatobá, está a piscina da casa, retangular e revestida com mármore branco Espírito Santo. Ela tem banco em toda sua extensão e um ladeada pelo deck de madeira.

Imóveis para alugar em Brasília pelo QuintoAndar

Neste artigo, listamos quatro casas dos sonhos em Brasília, para quem gosta de arquitetura e decoração se inspirar. Mas mesmo que esse tipo de lugar de sonho não combine com a sua realidade, você pode encontrar um lugar dos sonhos para morar na Capital Federal. Que nem mesmo precisa ser uma casa.

Maior imobiliária digital da América Latina e líder no mercado de aluguéis residenciais no Brasil, o QuintoAndar tem muitas opções de imóveis para alugar em Brasília, para todos os tipos de gostos e bolsos, em diversos bairros da cidade.

Aliás, quer saber qual região que melhor combina com o seu estilo de vida? Então faça o nosso quiz especial: “Qual bairro de Brasília tem a sua cara?“.