Você já ouviu falar sobre “casas quadradas“? Para uma pessoa leiga, pode até ser um pouco difícil de visualizar um imóvel assim. Mas antes de a sua curiosidade ficar mais aguçada, já vamos adiantar aqui: casas quadradas não são, necessariamente, construções com quatro lados iguais. 

Quer saber um pouco mais sobre esse tipo de arquitetura? Então venha conosco nesse artigo que traz não apenas as explicações para o conceito que, basicamente, significa: casas modernas. Aproveite também para se inspirar com imagens de alguns imóveis belíssimos!

Navegue pelo conteúdo:

Projeto de Casa Quadrada

As casas quadradas são a grande tendência da arquitetura residencial na atualidade. É o tipo de projeto de casa que está entre os mais pedidos por clientes de escritórios tanto no Brasil quanto pelo mundo afora. 

A classificação de “quadrada” diz respeito mais às linhas retas da figura geométrica do que especificamente sobre suas formas proporcionais. 

Além disso, um projeto de casa quadrada costuma levar em consideração outros aspectos importantes quanto à funcionalidade do imóvel, como:

  • Ventilação;
  • Aproveitamento de luz natural;
  • Disposição equilibrada dos cômodos;
  • Integração de ambientes;
  • Conforto.

Em resumo, é até possível encontrar um ou outro elemento em comum, mas as casas quadradas são quase que diametralmente opostas ao que podemos chamar de casas rústicas.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Casas quadradas com telhado embutido

Platibanda. Esse é o nome da estrutura que ajuda a deixar as fachadas da maioria das casas quadradas mais bonitas. Tudo isso por conta da forma como esse tipo de imóvel é construído, sem aqueles enormes telhados imponentes, cheios de telhas e triangulares que apontam para o céu das casas mais tradicionais. 

Explicamos: nas casas quadradas, o mais comum é que o telhado seja embutido. Ou seja, não aparece para quem olha o imóvel de frente. E a platibanda é uma espécie de mureta usada não apenas para esconder esse telhado como para compor, com suas linhas retas, o visual da fachada da casa. 

No exemplo abaixo de casa quadrada, vemos como a platibanda, além de esconder o telhado do imóvel, ainda forma a cobertura de uma varanda. Isso foi possível, na verdade, por conta do recuo da parede no segundo andar da casa. Fazendo com que a platibanda, no mesmo tamanho da primeira laje, servindo também de cobertura. 

Exemplo de casa quadrada branca, com dois andares e amplas janelas. A casa tem um formato bem geométrico.
Em casas quadradas é bem comum ter o telhado embutido, como nesse exemplo da foto.

Nesse projeto abaixo, de uma casa em um condomínio em Alphaville, entre Santana do Parnaíba e Barueri, em São Paulo, assinado pelo escritório Itálico Special Homes, do arquiteto Caio Pelisson, é possível ver como funcionam as casas quadradas com telhado embutido. Na imagem, vemos a inclinação desses telhados, necessária para que não haja acúmulo da água da chuva, recolhida, geralmente, por calhas. Esses telhados são “escondidos” pelas platibandas.

A imagem mostra o projeto de uma casa quadrada vista de cima. Pelo telhado é possível perceber diferentes figuras retangulares formadas pela casa.
Exemplo de casa quadrada assinada pelo escritório Itálico Special Homes, do arquiteto Caio Pelisson.

Diferentes estilos de casas quadradas

Os projetos de casas quadradas podem seguir por direções completamente diferentes, apesar de manterem em comum a característica de darem aos imóveis um ar moderno, contemporâneo, em especial pelo traçado das linhas retas.

Mas os desenhos das fachadas e o uso dos materiais variam de acordo com o estilo do arquiteto e o gosto de quem encomenda os projetos de casas quadradas.

Casas quadradas brancas e minimalistas

Em projetos desse tipo, o branco é predominante nos materiais e cores, onde o minimalismo acaba falando mais alto.

A imagem mostra uma fachada de uma casa quadrada toda branca, com poucos detalhes e em formatos retangulares.
Entre os diferentes tipos de casas quadradas, há as que optam pelo minimalismo como o exemplo da imagem.

Paredes de vidro

Aqui, nas casas quadradas, o vidro é o responsável por compor as paredes em boa parte da fachada interna da casa, ajudando a integrar o ambiente da sala com a parte externa da piscina. Além disso, o vidro de cima a baixo no lugar das paredes favorece a entrada da luz natural. 

A imagem mostra uma casa quadrada na parte interna com amplas paredes de vidro. A casa possui dois andares, é feita em tons de preto e cinza.
Exemplo de casa quadrada com amplas paredes de vidro.

No caso acima, os vidros são mais claros por estarem na parte interna da casa. Já no caso da fachada da frente de uma casa quadrada, a opção do vidro também pode ser usada, mas com modelos mais escurecidos, para manter a privacidade dos moradores – o que também pode ser resolvido com o uso de cortinas ou com a proteção de muros simples e bonitos

Fachadas de casas com madeira

A madeira também pode ser um material predominante na fachada de uma casa quadrada. Como neste exemplo de uma casa no condado de Hertfordshire, na Inglaterra.

A imagem mostra a fachada de uma casa quadrada feita com madeira, janelas amplas em molduras pretas.
Casas quadradas também podem ser feitas com uma fachada de madeira, como no exemplo da imagem.

Ou aparecer em detalhes como nessa casa em Glen Waverley, no subúrbio de Melbourne, na Austrália, assinada pelo escritório local R Architecture.

A imagem mostra uma casa quadrada de dois andares com janelas de vidros e portão da garagem cinza escuro. A madeira é utilizada em um dos elementos retangulares, reforçando listras geométricas.
Exemplo de casa quadrada onde a madeira foi utilizada nos detalhes, reforçando a geometria do projeto.

Diferentes níveis

É muito comum entre as casas quadradas que a fachada, seja a frontal ou a parte dos fundos, tenha diferentes níveis. Muitas vezes, a parte central da casa tem uma sala de pé direto duplo ou triplo, que é ligada ao nível dos quartos por escadas. E os quartos, por sua vez, se destacam da fachada da casa.

Abaixo temos o mesmo projeto de Alphaville que você já viu por aqui, quando falamos de telhados embutidos. Construída em um terreno em declive, essa casa conta com um pé direito alto em sua sala, o que é possível ver pelo tamanho da porta de entrada. 

Procure a casa dos seus sonhos no QuintoAndar

Quer encontrar a casa ideal para você e sua família morarem? Presente em mais de 40 cidades do Brasil, o QuintoAndar é a maior imobiliária digital da América Latina e pode te ajudar nessa missão.

Em nossa plataforma de moradia, você consegue buscar imóveis da forma mais assertiva possível, usando os mais de 70 filtros de busca oferecidos. Assim, é possível refinar a pesquisa com as características que você deseja para o imóvel dos seus sonhos. 

Além disso, você ainda pode conferir nas fotos e vídeos dos anúncios, feitas por fotógrafos profissionais, os tipos de imóveis anunciados, tanto por fora quanto por dentro. Quem sabe você não acha casas quadradas que atendam ao seu gosto?