Decoração rústica não necessariamente precisa andar de mãos dadas com a falta de conforto. Muito pelo contrário! Tanto em termos de construção quanto de decoração, projetos voltados para o privilégio de materiais naturais são capazes de deixar qualquer ambiente mais vivo, orgânico e aconchegante. Neste artigo, fizemos uma seleção de informações, dicas e fotos de casas rústicas, com elementos que podem servir de inspiração para você. Seja para uma casa ou mesmo para a decoração de um determinado ambiente em um apartamento.

Veja o que você vai encontrar por aqui:

Casas rústicas: materiais mais usados

Em uma casa rústica, os materiais usados costumam ser os mais naturais e menos processados possíveis, e são ricos em texturas que aguçam boa parte dos nossos sentidos, como a visão, o tato e até mesmo o olfato. 

Aqui não cabem grandes estruturas de concreto armado, porcelanatos brilhantes, gessos como forro do teto ou outros materiais usados em construções mais contemporâneas. Materiais, esses, que sempre acabam privilegiando tons mais neutros, por exemplo. 

Arquitetura rústica: materiais naturais

  • Madeiras diversas que são usadas na parte estrutural, como pilares e vigas;
  • Galhos e troncos com todas as suas texturas e formatos naturais, sem polimento, que também podem ser usados na parte estrutural;
  • Pedras de diferentes modelos em paredes ou ouras estruturas, como bancos ou mesmo uma lareira, por exemplo;
  • Acabamentos feitos de madeira e ferro pintado de preto; 
  • Tijolinhos de barro aparentes nas paredes;
  • Telhas de barro para o telhado;
  • Cimento queimado para o piso.
Parede de Tijolos Aparentes (Foto: GettyImages)

Estilo rústico na decoração

  • Móveis antigos;
  • Peças e acessórios, sofás, mesas, cadeiras e outros móveis feitos de madeira, ferro e cobre;
  • Galhos e troncos também na construção de móveis;
  • Reaproveitamento de pallets;
  • Bambu e vime;
  • Muitas plantas;
  • Vasos e peças diversas de cerâmica, argila e outros materiais terrosos e com acabamentos mais brutos;
  • Revestimentos de almofadas e assentos em couro;
  • Iluminação branda: casas rústicas, normalmente, são um pouco mais escuras, especialmente por dificilmente contarem com o recurso de paredes brancas, por exemplo, para privilegiar a cor natural dos materiais usados. E esse é o charme delas.
Quer se mudar para um lugar incrível? Seja para comprar ou alugar, procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país Pesquisar imóvel

Ambientes de casas rústicas

Selecionamos uma série de imagens de diversos ambientes de casas rústicas para você se inspirar na hora de decorar seus espaços com essa temática. 

Salas e áreas de convivência

A parede de tijolos dá um toque rústico a uma decoração com design contemporâneo (Foto: Shutterstock)

Cozinhas

Poucos ambientes são mais propícios para dar um toque rústico a uma casa do que a cozinha.

Fogão a lenha é um clássico em casas rústicas, especialmente em cidades do interior do Brasil (Foto: Shutterstock)

Banheiros

Em banheiros, o simples uso de madeira no mobiliário já torna o ambiente mais rústico, seja ela em seu tom natural ou pintada.

Um belo exemplo de banheiro rústico (Foto: Shutterstock)

Quartos

Paredes de pedra, janelas de madeira e vigas expostas no teto neste quarto rústico (Foto: Shutterstock)

Localização de casas rústicas

No geral, as casas rústicas se concentram mais em cidades do interior, especialmente em regiões de campo. Mas o estilo rústico, não necessariamente, depende de sua localização. E pode ser reproduzido tanto no campo quanto em uma cidade grande, em uma região de montanha ou no litoral. 

Casas rústicas de campo

Típica casa rústica de campo do interior do Brasil (Foto: Shutterstock)

O campo é o berço das casas rústicas. Desde uma casinha mais humilde e menor a sedes de grandes fazendas, o estilo rústico está presente na esmagadora maioria das casas localizadas em regiões mais rurais. 

Casas rústicas de praia

Simplicidade à beira da areia da praia (Foto: Shutterstock)

Especialmente em regiões de praia, as casas rústicas são uma boa pedida quando privilegiam a madeira em sua construção, por se tratar de um material muito resistente à maresia. 

Por outro lado, o ferro deve ser evitado a qualquer custo, até mesmo em pregos nas paredes e dobradiças de portas, pois a oxidação provocada pela maresia deteriora esse tipo de material com muita rapidez. 

As mais belas casas rústicas

Casa rústica de cobertura no coração de São Paulo

Uma inusitada casa rústica no alto de uma cobertura no coração de São Paulo (Foto: Scali & Mendes Arquitetura Sustentável)

E quem foi que disse que na cidade grande não dá para ter uma casa rústica? Em meio à selva de pedra de São Paulo, no alto de um prédio de 22 andares no bairro de Perdizes, esse projeto que foi batizado de Casa do Tarzan foi idealizado e executado numa parceria entre o dono da cobertura duplex, um arquiteto apaixonado por madeira, e o escritório Scali & Mendes Arquitetura Sustentável. 

O que antes era apenas uma área de lazer com churrasqueira se transformou numa ampliação quase que inacreditável aos olhos de quem contempla a paisagem de prédios da Capital Paulista. Apenas os dormitórios – que aumentaram para três, com a conversão da sala – e uma cozinha de apoio foram mantidos no piso inferior do apartamento. Já a nova construção passou a abrigar toda a área social da casa, inclusive um mezanino que transformou a propriedade, na verdade, em um triplex. 

A execução do projeto foi um grande desafio por conta do perigo da operação, mesmo com as redes de proteção. Todas as madeiras, por exemplo, foram içadas até o alto do prédio. Mas, justamente por privilegiar esse material na estrutura, acabou sendo uma obra muito rápida. 

Os responsáveis pelo projeto utilizaram um sistema híbrido, que alia um sistema de pilares e vigas de madeira com vedações diversas de alvenaria convencional.

Casinha em Trancoso

A casinha de Lia no paraíso em Trancoso (Foto: Histórias de Casa)

Em Trancoso, no Litoral Sul da Bahia, uma bucólica e aconchegante casinha de propriedade da empresária Lia encanta pela arquitetura simples e por estar cercada de uma floresta nativa. 

Apaixonada pelo vilarejo baiano há mais de 40 anos, Lia concebeu a casa, junto com vários amigos, em 1999. O imóvel, destacado pelo blog Histórias de Casa, conta com estrutura de madeira e piso de cimento queimado. 

No mesmo terreno, há outras casas que Lia disponibiliza para hospedagem. Mas é a casa menor, como ela própria chama, a escolhida para ser o seu canto particular. 

Casa da Serra

O pôr do sol na belíssima casa no Rio Grande do Norte (Foto: Duo Arquitetura)

Localizada no Rio Grande do Norte, no alto do Monte das Gameleiras, a 150 km de Natal, essa casa estilo rústico de 190 m² teve sua sua fundação pensada para uma grande formação rochosa, como destacou o portal Homify.

A casa está cercada de belas paisagens naturais e tem vista para um pôr do sol deslumbrante. Com inspiração nos lofts da Nova York dos anos de 1970, o projeto foi feito pela Duo Arquitetura com o objetivo de integrar uma família numerosa e, por isso, privilegiou ambientes totalmente integrados.

Estilo rústico em Portugal

Imóvel reformado em Portugal teve suas características mais rústicas realçadas em todos os cômodos (Foto: Bruno Barbosa / Casa Vogue)

Nesta casa em Alcacér do Sal (Portugal), a designer de interiores portuguesa Lígia Casanova precisou de apenas duas semanas para fazer um projeto de reforma. A obra, no entanto, demorou quase um ano, mas deixou o imóvel, retratado pela Casa Vogue, com uma decoração rústica um pouco menos convencional. 

Os materiais e as texturas típicas do estilo rústico estão todos lá, como as madeiras que formam a estrutura do teto, que ficaram expostas, assim como os tijolos das paredes que antes ficavam encobertos por reboco. A grande diferença da maioria das casas rústicas é que Lígia optou por pintar tudo de branco, mantendo a rusticidade, mas privilegiando a boa iluminação natural que a casa de 120 m² recebe.

Casas para alugar e comprar no QuintoAndar

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar está presente em mais de 40 cidades do Brasil com seus serviços de aluguel de imóveis e nas quatro maiores regiões metropolitanas do país com compra e venda. 

Pelo QuintoAndar, você consegue buscar imóveis da forma mais assertiva possível, usando os mais de 60 filtros de busca oferecidos pela nossa plataforma digital. Dessa forma, é possível refinar a pesquisa com as características que deseja para o imóvel. E ainda conferir nas fotos e vídeos dos anúncios, feitas por fotógrafos profissionais, se são casas rústicas o suficiente par ao seu gosto.