Como trocar titularidade e obter 2ª via da conta de luz em BH

A população da Capital Mineira é atendida pela empresa Cemig

Como trocar titularidade e obter 2ª via da conta de luz em BH

A cidade de Belo Horizonte é atendida no fornecimento de energia elétrica pela empresa Cemig. E se você acabou de alugar um imóvel e está de mudança na Capital Mineira, é importante ter atenção num ponto muito importante: a troca da titularidade da conta de luz. Por isso, o MeuLugar preparou um guia com as informações básicas pra quem precisa regularizar sua situação com a Cemig, tanto na troca de nome na fatura como na obtenção da segunda via da conta.

Troca de titularidade

Primeiramente, procure saber se a energia está ligada no novo imóvel alugado. Pra isso, basta entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 (pra quem está em Minas Gerais) ou 0800 721 0116 (pra quem liga de outros estados). Aguarde as instruções e selecione a opção 9 pra falar com um atendente. 

Diga que você precisa saber se a luz no imóvel está ligada ou desligada. Pra fazer essa solicitação, você precisará informar o endereço do imóvel. Aproveite a ligação e peça o código de instalação, você precisará dele para solicitar a troca de titularidade pela Internet. Se a luz estiver desligada, você poderá solicitar a ligação pro atendente.

Confira o passo a passo para solicitar:

Pelo site da Cemig

Com o seu código do cliente e CPF, acesse o site da empresa. Selecione a opção “Mais serviços”. Com seu usuário e senha, faça o login. Caso ainda não tenha usuário e senha, você poderá fazer o cadastro na opção “Cadastrar-se”. Na próxima tela, você terá acesso aos serviços da Cemig. Localize e selecione a opção “Troca de titularidade”.

A primeira tela informa os documentos necessários pra seguir com a troca de titular pelo site. Selecione a opção “Aceito os termos do contrato de adesão disponível no portal da Cemig”. Serão exibidos o número do protocolo e os seus dados. Preencha com o número da instalação do imóvel que você alugou pelo Quinto Andar e, em seguida, clique na opção “Verificar”. Confirme o endereço do imóvel e faça o preenchimento da relação de equipamentos.

Caso você tenha dúvidas quanto ao preenchimento, pode consultar o link “tabela de consumos”. O próximo passo é anexar os documentos necessários para efetivar a troca de titular e preencher o formulário. Caso você não tenha a informação da leitura da instalação, poderá solicitar que a leitura seja gerada através do contrato anterior, pela média.

Preenchidas as informações, clique no botão “Enviar”. 
Guarde com você os dados para acompanhar o processo. Se tudo deu certo, a próxima conta de luz já virá em seu nome,

Na agência

Compareça a uma agência de atendimento da CEMIG do município que você reside com os seguintes documentos:

  • CPF
  • Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto (apresentar os documentos)
  • No caso de indígenas basta apenas o documento RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena
  • Cadastro de Benefícios sociais (quando houver)
  • Procuração – quando o solicitante não for o novo titular da unidade consumidora
  • Contrato de locação com as assinaturas do locador e locatário

Consulte a loja mais próxima aqui.

Segunda via

É possível obter a segunda via da sua conta de luz por diferentes canais:

  • Por meio da Agência Virtual, no site da empresa;
  • Pelo Facebook, no Autoatendimento da página da companhia;
  • Pelo aplicativo “Cemig Atende” para smartphones, com versões disponíveis para iOS e Android.

Basta fazer um cadastro rápido pra ter acesso aos canais virtuais. É importante dizer que se o imóvel tem contas muito antigas pendentes, é preciso ir a uma Agência ou Posto de Atendimento da Cemig.

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