Do alto do 21º andar de um prédio no Centro de Porto Alegre, o jornalista e professor universitário Daniel Pedroso consegue ter uma visão privilegiada de 180º da cidade, de frente para alguns dos pontos mais importantes da Capital Gaúcha. E foi justamente a vista do janelão da sala que o motivou a comprar, em 2003, o apartamento onde mora desde então. 

Daniel é o primeiro personagem de uma série de matérias que você verá por aqui chamada “Meu Bairro”, na qual moradores de diversas cidades atendidas pelo QuintoAndar no Brasil irão mostrar o que há de melhor nas regiões onde moram. 

“A vista foi a primeira coisa que me chamou atenção. Do meu apartamento, vejo a cidade de frente. E nos fundos ainda consigo ver o Rio Guaíba e a Usina do Gasômetro. Moro em um prédio construído nos anos de 1950, com ares modernistas”, conta.

Estrutura do apartamento

Além da vista, o apartamento em Porto Alegre é bem amplo com 150m². Tem dois quartos, sendo que a suíte tem uma sacada, e três banheiros. Depois de uma reforma, Daniel integrou a cozinha, um cômodo de serviço, o terceiro quarto e a sala. O antigo quarto virou a sala de jantar e ele ainda tem um espaço para o home office. 

As mudanças no apê e a decoração levam a assinatura do arquiteto Juarez Cruz. 

Em casa com a pandemia

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação, Daniel é professor dos cursos de Jornalismo e Realização Audiovisual da Unisinos e professor orientador do Núcleo de vídeo da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom), também da Unisinos.

Solteiro e sem filhos, Daniel mora sozinho e tem o desenho e a pintura em aquarela como hobbies. E como gosta muito de cozinhar, curte bastante ficar em casa e receber amigos.

Com a pandemia, ficou praticamente todo o tempo em casa, trabalhando a distância. E o fato de morar no lugar onde mora foi fundamental para ele enfrentar os dias de isolamento.

“Me senti muito bem, tenho uma orientação solar leste, nordeste e oeste. O Sol dá uma volta em todo apartamento durante o dia. Tenho janelas bem amplas e tenho a cidade dentro de casa”, revela Daniel.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Paixão antiga pelo Centro de Porto Alegre

Mas não foram apenas a vista e a excelente estrutura do prédio e do apartamento que atraíram Daniel. A localização também teve uma participação importante no seu processo de decisão pela compra do apê. Aos 51 anos de idade, ele tem um namoro antigo com o Centro, que virou casamento em 2003.

“É a terceira vez que moro no Centro. Na primeira vez, morei por um ano na Rua dos Andradas, em frente à Casa de Cultura Mário Quintana. Depois, me mudei para a Rua Duque de Caxias, onde morei por quatro anos. Depois fui morar no bairro Bonfim. E em 2003 voltei para o Centro Histórico”, relata o jornalista.

Ele considera o Centro uma das partes mais charmosas de Porto Alegre. E além das belezas arquitetônicas de prédios históricos e antigos, a região ainda oferece muitas facilidades a seus moradores. 

“No centro tem tudo. Moro na Avenida Borges de Medeiros e tenho vários serviços à disposição. É perto de muitos museus. Existe, inclusive, um circuito de museus. Talvez seja muito movimentado durante o dia. Mas como moro em um andar alto, não escuto muito o barulho da cidade”, afirma Daniel.

Points preferidos

O jornalista elegeu seus três lugares favoritos no Centro de Porto Alegre:

  • Largo dos Açorianos: é onde está localizado o Monumento aos Açorianos e a Antiga Ponte de Pedra;
  • Orla do Guaíba: um dos lugares mais privilegiados do Brasil para se admirar o pôr do sol;
  • Praça Marechal Deodoro: popularmente conhecida como Praça da Matriz, concentra prédios importantes, como o Palácio Piratini (sede do governo do estado) e a Assembléia do Estado, além da Catedral Metropolitana e do Teatro São Pedro.
  • Mercado Público: um centro de abastecimento no coração da cidade. Inaugurado em 1869, sobre o primeiro aterro da cidade, conta com 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades.

Tranquilidade e segurança

Caminhar pelas ruas, em sua maioria planas, é uma de suas atividades favoritas no bairro que, segundo ele, guarda algumas semelhanças com Montevidéu, capital do Uruguai.

“No inverno de Porto Alegre, temos uma luz linda. Se o dia for ensolarado e estiver frio, me sinto muito bem”, diz o professor. 

Apesar de ser um bairro grande de em uma cidade grande, Daniel afirma que se sente seguro pelo Centro, apesar de procurar “ficar esperto”. A região tem uma Brigada Militar e Delegacia de Polícia, o que aumenta a sensação de segurança. 

“A minha rua é muito movimentada, fica na divisa entre o Centro Histórico e o bairro Cidade Baixa. E é uma das principais avenidas de acesso à Zona Sul. O movimento é grande durante os dias úteis e no horário comercial. À noite e nos finais de semana é muito tranquilo”, revela Daniel.

Infraestrutura do Centro de Porto Alegre

O bairro conta com ônibus para a maioria das regiões da cidade, com maior profusão para a Zona Sul. Mas Daniel costuma se locomover no próprio carro, com exceção da noite, quando prefere utilizar carros de aplicativos.

Uma das facilidades de morar no Centro de Porto Alegre é ter tudo por perto. Daniel listou algumas facilidades que têm a poucos passos de casa:

Facilidades para quem mora no Centro de Porto Alegre

  • Supermercado;
  • Farmácia;
  • Pontos de táxi;
  • Padarias;
  • Lojas de ferragens;
  • Restaurantes que vendem por peso;
  • Lotéricas;
  • Bancos;
  • Lavanderias;
  • Cafés.

Museus, cinemas e teatros

A região onde Daniel mora é repleta de opções culturais como um circuito de museus. Entre os principais estão:

Opções culturais do Centro de Porto Alegre

  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS);
  • Casa de Cultura Mário Quintana;
  • Museu Júlio de Castilhos;
  • Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa;
  • Farol Santander Porto Alegre;
  • Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo;
  • Memorial do Rio Grande do Sul;
  • Memorial do Mercado Público.

“Além dos museus, tenho cinemas próximos. Na esquina da minha casa tem a Cinemateca Capitólio, um prédio lindo recuperado que conta com uma programação cult. E um lugar de pesquisa do Cinema Gaúcho, com salas especiais. É muito legal. Também temos o Teatro São Pedro, que é também é um centro cultural também. É o teatro mais chique e antigo da cidade”, conta Daniel, que destaca também a beleza da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Vida noturna e gastronomia

Segundo Daniel, o Centro do Porto Alegre tem como ponto fraco a vida noturna, para quem gosta de baladas, casas de shows e bares. 

Mas no quesito gastronomia, ele tem alguns lugares que gosta de frequentar:

Melhores restaurantes do Centro de Porto Alegre

  • Restaurante Corcovado;
  • Restaurante Gambrinos no Mercado Público;
  • Café à Brasileira;
  • Justo, “uma confeitaria descolada que tem fermentação natural. Uma mistura de padaria e bar”.

Um bairro com a cara de Porto Alegre

Para Daniel, o Centro de Porto Alegre tem o equilíbrio perfeito para quem busca oferta de comércio e serviços, mas gosta de ruas tranquilas, apesar de ter muito movimento. Segundo ele, o bairro é a cara da cidade. 

Se você está em busca de um imóvel para comprar ou alugar no Centro de Porto Alegre, o jornalista tem uma dica:

“Procure uma apartamento antigo com vista. O Pôr do Sol de Porto Alegre é sensacional! Ainda mais se a vista for para o Guaíba”, finaliza Daniel.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.