Se você está pensando em encontrar um novo lar, fique sabendo que antes de conhecer as cidades com melhor infraestrutura do Brasil, é necessário compreender a importância da infraestrutura urbana de cada região. Afinal, é o desenvolvimento geral dos municípios brasileiros que influenciam em fatores como segurança, mobilidade urbana e qualidade de vida.

Desde sistemas de serviços públicos voltados à saúde e transporte, por exemplo, até redes de abastecimento de água e saneamento básico, esses elementos criam o cenário do dia a dia urbano.

Nesse sentido, se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir quais são as cidades com melhor infraestrutura do Brasil, é só continuar a leitura deste artigo!

Navegue pelo conteúdo

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia mais: Bairros nobres: conheça 12 regiões com as melhores infraestruturas do Brasil para morar

Cidades com melhor infraestrutura do Brasil

Infraestrutura urbana não diz respeito apenas a estradas e edificações, mas também a elementos que definem a qualidade de vida na cidade. Nesse sentido, a presença de espaços bem projetados, áreas verdes e sistemas de serviços públicos eficientes contribuem para uma vida mais feliz, por exemplo. 

Nesse sentido, quem procura um novo lar não pode deixar de levar em consideração as taxas de desenvolvimento e infraestrutura geral das cidades do país.

Para isso, os dados coletados pelo Ranking Connected Smart Cities 2023 podem auxiliar quem quer se mudar a tomar uma decisão mais informada! 

O levantamento feito com auxílio de dados do Censo 2022 analisou 11 setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e, por fim, governança. 

Confira o ranking abaixo!

Ranking geral: conheça as cidades com melhor infraestrutura do Brasil

Com base nas informações obtidas, é possível observar as cidades mais desenvolvidas em infraestrutura do país para decidir onde morar. Confira:

PosiçãoMunicípioEstado
Florianópolis Santa Catarina
Curitiba Paraná
São PauloSão Paulo
Belo HorizonteMinas Gerais
Niterói Rio de Janeiro 
BarueriSão Paulo
Vitória Espírito Santo
SantosSão Paulo
SalvadorBahia
10°Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 2023

Vale observar que a mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities, referente a 2023, destaca Florianópolis (SC) como líder entre as cidades mais desenvolvidas em infraestrutura do Brasil. 

Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Niterói (RJ) completam o top cinco das principais cidades. Além disso, é notável o destaque da Região Sudeste, que abriga três das cinco cidades mais desenvolvidas de acordo com os dados do ranking.

Aproveite as vantagens de morar em Florianópolis

Que tal aproveitar as vantagens de infraestrutura e qualidade de vida da capital de Santa Catarina? Clique aqui para conhecer os imóveis disponíveis para alugar em Florianópolis ou confira algumas opções selecionadas logo abaixo.

Ranking por eixo

Como falado anteriormente, o levantamento se baseou em eixos referentes à infraestrutura. Agora vamos dar destaque aos 5 eixos principais

Mobilidade

Esse levantamento levou em consideração informações como número de automóveis por habitantes, idade média da frota de veículos, ciclovias, semáforos inteligentes, conexões rodoviárias entre estados e outros. 

PosiçãoMunicípioEstado
São PauloSão Paulo
FlorianópolisSanta Catarina
Santana de ParnaíbaSão Paulo
Balneário CamboriúSanta Catarina
JoinvilleSanta Catarina
ItajaíSanta Catarina
BrasíliaDistrito Federal
CampinasSão Paulo
SantosSão Paulo
10°BlumenauSanta Catarina
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 2023

Apesar de não liderar o ranking, o estado de Santa Catarina aparece no top 10 da lista do eixo de mobilidade 5 vezes.

Urbanismo

Para classificar as 10 cidades com melhor infraestrutura do Brasil no eixo de urbanismo, o levantamento levou em consideração indicadores como gastos com urbanismo, atendimento urbano de água, atendimento urbano de esgoto, atuação urbana, entre outros. 

PosiçãoMunicípioEstado
SantosSão Paulo
NiteróiRio de Janeiro
JaguariúnaSão Paulo
São Bernardo do CampoSão Paulo
VitóriaEspírito Santo
LondrinaParaná
HortolândiaSão Paulo
ItatibaSão Paulo
VarginhaMinas Gerais
10°Cachoeira do Itapemirim Espírito Santo
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 2023

A Região Sudeste é o grande destaque do eixo. Afinal, 5 das 10 cidades com melhor infraestrutura do Brasil em urbanismo estão localizadas no estado de São Paulo.

Explore as opções disponíveis em São Paulo

Que tal morar em uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo? Clique aqui para conferir o mapa completo com todas as possibilidades ou acesse algumas opções selecionadas abaixo.

Leia também: Conheça as 10 cidades mais seguras do Brasil em 2023

Saúde

Os indicadores utilizados no recorte de saúde foram: número de leitos por habitantes, número de médicos por habitantes, despesas com saúde, mortalidade infantil e cobertura populacional de atenção primária à saúde, por exemplo.

PosiçãoMunicípioEstado
VitóriaEspírito Santo
Florianópolis Santa Catarina
Belo HorizonteMinas Gerais
Balneário CamboriúSanta Catarina
Cachoeiro de ItapemirimEspírito Santo
BarueriSão Paulo
Jaraguá do SulSanta Catarina
CuritibaParaná
Ribeirão PretoSão Paulo
10°SobralCeará
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 2023

Vitória, localizada no Espírito Santo, lidera o ranking no eixo de saúde. Isso acontece porque a região se destacou no aumento de investimentos na área em relação ao ano anterior. 

Educação

Esse levantamento levou em consideração informações como número de vagas em universidades públicas, nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), taxa de abandono de escolaridade, despesas com educação, média de hora-aula diária e outros.

PosiçãoMunicípioEstado
JaguariúnaSão Paulo
São Caetano do SulSão Paulo
ViçosaMinas Gerais
Pato BrancoParaná
VarginhaMinas Gerais
MineirosGóias
Santa MariaRio Grande do Sul
VitóriaEspírito Santo
LavrasMinas Gerais
10°CampinasSão Paulo
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 2023

No eixo da educação, a Região Sudeste se destaca entre as cidades com melhor infraestrutura do Brasil. 

Economia

Por fim, os indicadores usados no levantamento do eixo de economia foram crescimento do PIB, renda média dos trabalhadores formais, crescimento de empresas, crescimento de empregos e empregabilidade.

PosiçãoMunicípioEstado
BarueriSão Paulo
ItajaíSanta Catarina
IndaiatubaSão Paulo
Navegantes Santa Catarina
CamboriúSanta Catarina
Balneário CamboriúSanta Catarina
Jaraguá do SulSanta Catarina
São PauloSão Paulo
Joinville Santa Catarina
10°JandiraSão Paulo
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 2023

As cidades mais bem posicionadas no eixo estão localizadas na Região Sul e Sudeste do país. 

Leia mais: Qual o melhor estado para morar no Brasil: conheça os principais

Aproveite as vantagens de morar nas cidades com melhor infraestrutura do Brasil

Agora que você sabe quais são as cidades com melhor infraestrutura do Brasil, que tal contar com quem entende do assunto para te ajudar a encontrar um novo lar com as características que você sempre quis?

O QuintoAndar te ajuda a achar a casa ou apartamento dos seus sonhos nas principais áreas do país para comprar ou alugar. Se você quer segurança, comodidade e qualidade de vida, acesse o site ou app da maior imobiliária digital da América Latina e aproveite as facilidades!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.