Se sentir seguro no local onde mora é uma prioridade para milhares de brasileiros. Afinal, nada melhor do que fechar os olhos a noite e dormir com a sensação de que está tudo bem, não é mesmo? Por isso, se você está pensando em se mudar, não deixe de conhecer as 10 cidades mais seguras do Rio Grande do Sul!

Para te ajudar a visualizar esse cenário, listamos os resultados do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©. O levantamento é uma pesquisa sobre segurança pública com base em dados do Censo de 2022, do IBGE; e Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura e veja quais são as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul para fazer aquela virada de chave na sua vida e começar a morar bem!

Navegue pelo conteúdo

Leia também: Melhores cidades do Rio Grande do Sul: conheça algumas opções para morar com qualidade de vida

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul

Para quem quer saber quais são as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul, as informações listadas no Anuário oferecem dados específicos sobre segurança pública a partir de dados do IBGE e do Ministério da Saúde. 

Nesse sentido, foram consideradas as taxas de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro. Também foram excluídos os municípios com população inferior a 100 mil moradores. 

Assim, com os dados em mãos, foi possível elencar os municípios mais seguros do Brasil e aqueles que mais se destacam em termos de segurança em cada estado. 

Outro detalhe importante é que, de acordo com o levantamento, o Rio Grande do Sul é o 5° estado mais seguro do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. 

Nesse sentido, essas são as 10 cidades mais seguras do Rio Grande do Sul:

1. Pelotas

2. Bagé

3. Cachoeirinha

4. Santa Cruz do Sul

5. Gravataí

6. Sapucaia do Sul

7. Novo Hamburgo

8. São Leopoldo

9. Uruguaiana

10. Erechim 

IDHM das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul

As cidades mais seguras do Rio Grande do Sul também são destaque quando o assunto é Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). 

Ou seja, as regiões têm excelentes resultados em termos de longevidade, educação e renda, que são as três dimensões do desenvolvimento humano que elencam os municípios brasileiros. 

Assim, as cidades recebem notas de 0,000 a 1,000. Entenda as faixas de desenvolvimento humano:

  • Muito alto: 0,800 – 1,000
  • Alto: 0,700 – 0,799
  • Médio: 0,600 – 0,699
  • Baixo: 0,500 – 0,599
  • Muito baixo: 0,000 – 0,499

Veja o ranking:

PosiçãoCidadeIDHMFaixa de Desenvolvimento Humano
Erechim0.776Muito alto
Santa Cruz do Sul0.773Muito alto
Cachoeirinha0.757Muito alto
Novo Hamburgo0.747Muito alto
Uruguaiana0.744Muito alto
Bagé0.740Muito alto
Pelotas0.739Muito alto
São Leopoldo0.739Muito alto
Gravataí0.736Muito alto
10°Sapucaia do Sul0.726Muito alto
Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Pnud Brasil, Ipea e FJP, 2022.

Conheça as características de cada uma das cidades logo abaixo!

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

1. Pelotas

Em primeiro lugar, Pelotas é a cidade mais segura do Rio Grande do Sul. 

Assim, a cidade fica a uma distância de aproximadamente 262 km (3h20min) de Porto Alegre, a capital do estado, e tem uma população residente de pouco mais de 325 mil pessoas, conforme dados de 2022 do IBGE.

O clima da região é majoritariamente úmido e fica às margens da Lagoa dos Patos, também conhecida como a maior lagoa do Brasil e o maior reservatório de água doce de toda a América Latina, com uma extensão de aproximadamente 10.144 Km².

2. Bagé

Segundo o ranking, Bagé é a segunda cidade mais segura do Rio Grande do Sul. 

Com uma população de pouco mais de 117 mil pessoas, segundo o IBGE, este município está um pouco mais distante da capital. Ou seja, para chegar até Porto Alegre, é preciso fazer um deslocamento de aproximadamente 378 km, em um percurso que costuma durar 4h50min. 

Além da forte economia voltada para as atividades rurais, como a agricultura e a pecuária, Bagé também se destaca por ser uma cidade universitária. 

3. Cachoeirinha

Em seguida, Cachoeirinha é a terceira cidade mais segura do Rio Grande do Sul. 

Por isso, se você procura uma região tranquila para morar no estado, fique sabendo que Cachoeirinha pode ter as características para elevar sua qualidade de vida! 

Com uma população residente de 136.258 habitantes, Cachoeirinha tem uma forte atividade comercial e industrial, e se destaca pela proximidade com a capital do estado. 

Ou seja, quem mora por lá fica a uma distância de apenas 19 km de Porto Alegre, um trajeto de apenas 25 minutos. 

4. Santa Cruz do Sul

Localizada a uma distância de aproximadamente 152 km de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul é a quarta cidade mais segura do Rio Grande do Sul. 

Por lá, moram cerca de 133 mil pessoas, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a principal atividade econômica da região é a produção do cigarro, que vai desde o plantio até o produto final finalizado nas grandes indústrias.  

5. Gravataí

No mesmo sentido, Gravataí foi eleita a 5° cidade mais segura do Rio Grande do Sul para quem deseja investir em tranquilidade, conforto e bem-estar para morar bem!

De acordo com informações do IBGE, moram pouco mais de 265 mil pessoas na cidade, que também se destaca pela proximidade com Porto Alegre. Nesse sentido, para chegar à capital, o morador de Gravataí só precisa fazer um trajeto de pouco mais de 30 km de distância. 

Que tal morar em uma cidade com excelente infraestrutura urbana a poucos quilômetros de distância da capital do estado do Rio Grande do Sul? Clique aqui para conferir os imóveis para alugar na região ou veja algumas opções selecionadas abaixo. 

Leia também: Onde fica Gravataí? Conheça a cidade histórica gaúcha que combina ritmos rural e urbano

6. Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul é a 6° cidade mais segura do Rio Grande do Sul. Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, o município oferece fácil acesso à capital e demais cidades da região. 

Afinal, os 131.107 mil habitantes conseguem chegar a Porto Alegre em um trajeto de pouco mais de 30 km, distância que dura cerca de 30 minutos.

7. Novo Hamburgo

Em seguida, Novo Hamburgo também é destaque quando o assunto é segurança. 

Localizada a uma distância de 44 km de Porto Alegre e com pouco mais de 227 mil moradores, a cidade faz parte da Rota Romântica, no Vale dos Sinos, e é um dos melhores locais para se viver no estado. 

More em uma das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul

Se você está pensando em se mudar para Novo Hamburgo, não deixe de conhecer os principais imóveis da região. Quer uma ajudinha? Então clique aqui para explorar as opções para alugar na cidade ou, se preferir, veja algumas opções selecionadas abaixo.

Leia também: O que fazer em Novo Hamburgo: conheça as melhores opções de lazer da cidade do Rio Grande do Sul

8. São Leopoldo

Dando continuidade ao ranking, São Leopoldo é a oitava cidade mais segura do estado. 

A região também está bem próxima da capital, a uma distância de 35 km de Porto Alegre, e tem 217.409 mil habitantes, conforme informações do IBGE.

Nesse sentido, morar em São Leopoldo é aproveitar a harmonia entre a cidade histórica e toda a conveniência da proximidade com os grandes centros urbanos. Justamente por isso, a cidade permite excelentes oportunidades de emprego, educação e lazer aos moradores.

Aproveite as facilidades de São Leopoldo

Gostou das principais características de São Leopoldo? Então aproveite a oportunidade e clique aqui para visualizar os imóveis disponíveis para alugar na cidade. Se preferir, confira algumas opções selecionadas para você logo abaixo!

Leia mais: O que fazer em São Leopoldo: história, cultura e diversão na Região Metropolitana de Porto Alegre

9. Uruguaiana

Quem ocupa o 9° lugar entre as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul é Uruguaiana. 

A cidade tem pouco mais de 177 mil habitantes e está mais distante de Porto Alegre em relação aos demais municípios do ranking. Nesse sentido, quem mora na região e deseja visitar a capital do estado deverá percorrer um trajeto de 631 km. 

10. Erechim

Erechim é o município que finaliza a lista das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul. 

Com pouco mais de 105 mil habitantes, ainda de acordo com dados do IBGE, a cidade fica localizada a 370 km de Porto Alegre. Ou seja, quem deseja ir até a capital do estado, precisará fazer um trajeto que dura cerca de 5 horas e 20 minutos. 

More em uma das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul

Agora que você já sabe quais são as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul, que tal contar com quem é especialista em compra e venda de imóveis em mais de 70 cidades brasileiras para te ajudar a encontrar um novo lar? 

O QuintoAndar tem todas as ferramentas necessárias para te ajudar a achar a casa ou apartamento dos seus sonhos. Então, se você deseja segurança, comodidade e qualidade de vida, acesse o site ou app da maior imobiliária digital da América Latina e aproveite as facilidades!

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Por lá, você pode usar mais de 70 filtros de busca para selecionar as características que não podem faltar no seu novo imóvel para filtrar a pesquisa. Ou seja, fica muito mais rápido e fácil encontrar os locais que mais combinam com você. 

Além disso, o QuintoAndar também tem agentes especializados no mercado imobiliário à disposição para tirar todas as suas dúvidas, o que deixa o processo ainda mais transparente e menos burocrático!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.