Se você quer saber como fazer um closet moderno, saiba que tem mais gente nessa lista! Afinal, esse é um ambiente diferenciado, em que você guarda suas roupas, seus acessórios e o que mais precisar para sua rotina.

Mais do que um espaço relacionado ao luxo, o closet traz praticidade e facilita a organização. Para isso, é necessário considerar alguns critérios, que farão a diferença no resultado final.

Então, que tal saber mais? Neste post, apresentamos 7 passos para você ter várias ideias para closets modernos. Confira!

Leia também: 5 Ideias práticas de como fazer um closet para você se inspirar 

Navegue pelo conteúdo

1. Conheça os diferentes modelos de closet moderno

Muita gente acha que é preciso gastar muito dinheiro para criar o seu closet moderno. Na verdade, existem vários modelos disponíveis no mercado. Assim, você pode economizar e ainda ter o espaço que sempre sonhou.

Quais são os tipos de closet?

Na hora de escolher a melhor opção para você, é necessário conhecer as alternativas e definir a melhor de acordo com suas características. Veja quais são as opções:

Planejado

closet com armário em todas as paredes, com algumas gavetas fechadas e uma ampla seleção de roupas

É feito sob medida e costuma ser fabricado em madeira ou MDF. Por isso, seu valor é mais caro. A vantagem é ter um closet moderno e de acordo com o que você deseja. Afinal, é possível adaptá-lo ao espaço disponível.

Closet de gesso

closet todo de gesso

Utilizado para dividir o quarto e fazer dois ambientes. Para isso, é utilizada também uma parede de drywall. Tende a ser pequeno e permite aproveitar bem o espaço. Porém, também tem um custo mais elevado.

Modulado

closet com móveis modulados

O modelo mais econômico e prático. É encontrado em lojas especializadas. Por isso, você escolhe somente o material e a cor que deseja. O ideal é medir bem o cômodo para garantir que o móvel vai caber e ficar adequado. 

Atente também à circulação do ambiente. Também faça uma lista com seus itens pessoais para selecionar o melhor modelo.

Aramado

armário com aramado em closet

Uma opção econômica, funcional e simples. Isso porque você aproveita cabideiro, prateleiras, araras e outros módulos para organizar seu dia a dia. Além do mais, é possível colocá-lo até em quartos pequenos.

Aberto

closet moderno com iluminação natural e roupas penduradas no armário

É ideal para quem é organizado, já que tudo fica exposto. Por outro lado, traz muita praticidade, porque é possível encontrar todos os itens com rapidez. Uma opção para ter mais privacidade é colocar uma porta de correr ou uma cortina.

Armário closet

armário com portas abertas em um closet de frente para a cama

Um modelo com portas, que pode ser aberto e fechado quando quiser. Normalmente, é grande, o que diferencia esse modelo de um guarda-roupa convencional. Além disso, essa característica permite ter uma visualização completa.

Infantil

closet infantil em tons claros e vazio

É uma opção para incentivar a autonomia e a independência. Por isso, vale a pena fazer mais baixo, para que a própria criança escolha as peças e guarde-as.

Leia também: Dicas fáceis para montar um quarto infantil retrô

2. Defina o orçamento disponível

Verifique quanto você tem de dinheiro para investir no projeto. Aproveite e verifique os valores dos itens necessários. Assim, já é possível ajustar a expectativa à realidade. 

Além disso, vale a pena observar que os valores tendem a mudar conforme o tamanho do espaço.

Quanto se gasta para fazer um closet?

Por exemplo, um closet pequeno moderno pode ficar entre R$ 1.500 e R$ 2.500, dependendo do tamanho. 

Por sua vez, um modelo grande encarecerá bastante o projeto. Especialmente, porque você pode incluir vários outros objetos, como pufe, penteadeira etc.

3. Use a sua criatividade

closet grande com material amadeirado e roupas claras penduradas

Depois de escolher o tipo ideal de closet moderno e definir o orçamento disponível, pense em como você pode montar o seu. Afinal, é possível alcançar o seu objetivo, mesmo sem adquirir móveis planejados.

Algumas araras, cabides e organizadores podem dar conta do recado. Nesse processo, liste todos os objetos que você tem para saber do que realmente precisa.

Por exemplo, se tiver muitos vestidos e camisas, é preciso ter um espaço maior para cabides. Lembre-se de que o closet moderno serve tanto para homens quanto para mulheres. Porém, é necessário ter certeza do que é possível fazer em relação a tamanho, quantidade de objetos e orçamento.

4. Tenha espaço para experimentar as peças

closet com móveis de madeira, e muitas camisas e calças

Se você acha que esse espaço é apenas um armário grande, está enganado. A ideia do closet é ser um ambiente para que você faça tudo o que é necessário. Por isso, mesmo em lugares pequenos, pense em deixar um espaço para experimentar as peças.

Isso pode ser conseguido com a ajuda de alguns móveis. Você deve escolher aqueles que fazem mais sentido para o espaço disponível e para o que deseja. Nesse sentido, as melhores opções são:

  • Puff: serve tanto para sentar quanto para apoiar opções de roupas. Pode ser de diferentes tamanhos. Porém, se você tiver espaço, vale a pena investir em um móvel grande ou até mesmo em uma poltrona confortável.
  • Cabideiro: é ideal para pendurar vestidos, camisas e peças que amassam com facilidade. O ideal é sempre ter algum espaço, mesmo que pequeno. No entanto, tudo depende do que você tem. Caso tenha muitos vestidos e casacos longos, deixe uma altura entre 1,2 m e 1,6 m. Para outras peças, a altura média vai de 90 cm a 1,15 m.
  • Penteadeira: importante para quem utiliza muitos acessórios e maquiagens. Você deve escolher o móvel mais adequado à quantidade de objetos que tem. Caso o closet seja pequeno, coloque um modelo mais prático, como um gaveteiro e um espelho.
  • Organizador: indicado para quem costuma deixar tudo bagunçado. Você pode utilizar organizadores de camiseta e de lingeries, separadores de camisetas e muitas outras soluções. É uma opção prática e na qual vale a pena investir.
  • Armário: é a opção para quem gostaria de separar o closet moderno do banheiro — caso seja a situação atual do seu ambiente. Esse modelo tem portas. Por isso, é a melhor alternativa para deixar algo escondido.
  • Maleiro: costuma ficar na parte mais alta dos closets. É utilizado para guardar bolsas e malas. Por isso, deve ter 30 cm ou mais. Você também pode guardar caixas que não são utilizadas com frequência, roupas de cama e outros acessórios.
  • Sapateira: facilita a busca pelo modelo de calçado ideal para o dia. Pode ser deslizante. É indicado ter uma altura entre 12 cm e 18 cm para guardar rasteirinhas, sandálias e tênis baixos. Para botas e sapatos de salto, deixe um espaço com altura entre 18 cm e 24 cm.
  • Nichos e prateleiras: acomodam camisetas, peças de linho, malas, caixas de acessórios, mochilas etc. O ideal é ter um espaço de 30 cm x 30 cm.
  • Gavetas: serve para guardar camisetas, pijamas, peças íntimas e outros itens. Para peças íntimas, deixe uma profundidade de 12 cm a 15 cm. Para o restante, 20 cm ou mais. Para peças maiores, como casacos, deixe uma altura de 20 cm a 40 cm.

O que deve ter dentro de um closet moderno?

closet vazio mas cheio de armários e prateleiras

Qualquer que seja a sua escolha sobre os tipos de closet moderno, você pode ter o que quiser dentro dele. Vale a pena analisar a sua realidade e sua rotina para chegar a essa resposta. De toda forma, é importante investir em:

  • Espaço para experimentar as roupas;
  • Mesa de maquiagem ou penteadeira;
  • Luz, inclusive embutida nos armários de forma interna;
  • Compartimentos especiais para cada peça;
  • Espelhos para facilitar a visualização e dar a sensação de amplitude.

5. Escolha a cor ideal

closet em estilo moderno com prateleiras de ferro e iluminação leve

Para um closet moderno, as cores mais utilizadas são as neutras. Por isso, você pode investir tranquilamente em: cinza, branco, tons terrosos e rosa millennial.

O ideal é selecionar uma cor mais neutra, próxima ao seu tom de pele. Por quê? A resposta passa por ter uma imagem mais real ao se olhar no espelho. Afinal, cores vibrantes tendem a competir com a projeção do seu visual.

Para dar mais personalidade, é possível aplicar um papel de parede com cores mais escuras e um design arrojado. No entanto, faça isso em apenas um local. Já as cores das luzes devem ser neutras, especialmente, em tons pastéis.

Leia mais: 9 ideias de cores para quarto

6. Coloque espelhos para todos os lados

close amplo e com muitos espelhos

Em um closet, os espelhos nunca podem faltar. Se o objetivo é fazer um estilo moderno, isso é ainda mais importante. Por isso, tenha um grande no qual possa ver o seu look.

Se puder, coloque um espelho em uma ou mais paredes. Isso ajuda a ter uma visão mais completa e ainda traz a sensação de amplitude. Essa é outra dica útil para quem tem um espaço pequeno.

7. Aposte em muitas luzes

O closet moderno precisa ser muito bem iluminado. Como a ideia é ver todos os sapatos, bolsas, acessórios, joias, maquiagens, roupas, etc, é necessário colocar vários spots de luz.

O mais indicado é gerar uma luz difusa. Isso porque ela alcança todo o ambiente de maneira uniforme e facilita na hora de aplicar a maquiagem e se arrumar. Para isso, use luminárias dos tipos lustres, plafons e pendentes com lâminas.

Tenha em mente que as lâmpadas devem ser brancas ou amarelas. Elas se aproximam da luz natural. Por isso, não interferem na cor dos tecidos e, claro, da maquiagem.

Utilize, também, luzes internas nos armários. Essa dica vale, especialmente, para encontrar mais facilmente o que está nas partes mais baixas – principalmente à noite, na ausência da luz natural. 

8. Use portas transparentes

closet amplo com bolsas, sapatos, roupas, com portas transparentes

Uma característica da decoração moderna de um closet é usar portas transparentes. Elas trazem um ar clean, elegante e muito contemporâneo. Além disso, evitam a bagunça e garantem que você escolha mais facilmente o visual que usará no dia.

9. Adote compartimentos especiais para cada tipo de peça

closet escuro com compartimentos especiais para as roupas

O closet moderno tem o lugar certo para cada peça. Deixe o espaço para calças, vestidos, sapatos e mais. Se fizer um modelo planejado, já deixe isso definido no começo.

Caso contrário, os nichos e os divisores cumprem bem esse papel. Afinal, o propósito é guardar tudo ocupando o menor espaço possível para montar o seu closet da forma mais moderna possível.

Quer uma casa com closet moderno? Chegou ao lugar certo!

Se você sonha com um closet moderno e funcional, mas sua casa hoje não comporta esse tipo de ambiente, pode ter chegado a hora de se mudar.

No QuintoAndar, você tem acesso a milhares de imóveis em mais de 50 cidades do Brasil, para alugar ou comprar.

Com os nossos filtros de pesquisa inteligentes, você consegue visualizar apenas imóveis que já têm o espaço para closet. Se quiser, também pode escolher algum apartamento ou casa que seja mobiliado. Tudo para garantir o melhor para a sua vida!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar