Para poder dar um belo mergulho e aproveitar o verão em seu próprio lar, ter uma cobertura para piscina durante os períodos em que ela é menos usada é essencial. 

Você já sabe que para ter uma piscina em casa, é preciso manutenção e cuidados, e providenciar a cobertura ideal faz parte dessa rotina. Em troca, você terá mais limpeza, segurança, economia e até mais elegância na sua área externa – dependendo do modelo que escolher.

Antes de tomar uma decisão para o seu imóvel, é preciso entender quais coberturas para piscina estão disponíveis no mercado e quais são os mais adequados ao seu cantinho Acompanhe conosco!

Navegue pelo conteúdo:

Como cobrir uma piscina?

Provavelmente você já se deparou com aquela lona para cobertura de piscina em locais como clubes e chácaras. Essa é uma opção bastante popular para tampar o local, mas não é a única. 

Este mercado tem crescido e evoluído, e, por isso, oferece diversas opções para cobrir a piscina. Logo, há coberturas ideais para todos os tamanhos, formatos, gostos e bolsos. 

Quais os tipos de cobertura para piscina?

1. Cobertura para piscina em PVC

Conheça quais são os tipos de cobertura para piscina que você pode adotar para a sua área externa, além das vantagens de cada uma:

Cobertura para piscina em PVC

A cobertura para piscina em PVC é a famosa lona, a opção mais encontrada nas áreas externas. A lona é a opção mais econômica, além de adaptável, para as piscinas.

No entanto, para instalá-la corretamente, é preciso uma certa força e, de preferência, o auxílio de outra pessoa para facilitar o trabalho. Por isso, muitas vezes, ela só é colocada quando os moradores não usam a piscina por um certo período, como, por exemplo, durante o inverno.  

2. Cobertura para piscina em madeira

Perfeita para otimizar o espaço, a cobertura de madeira para piscina, quando fechada, amplia a área útil do deck. Assim, o local se transforma em uma área ampla para receber as pessoas, fazer um churrasco ou praticar exercícios físicos. 

Trata-se de um deck removível, que fica oculto quando aberto. Porém, para que funcione corretamente, essa cobertura precisa de um espaço extra para a instalação do sistema de trilhos e armazenamento. 

3. Cobertura para piscina em policarbonato

Cobertura para piscina em policarbonato

A instalação de um teto sobre estruturas de aço com placas em policarbonato é uma solução mais econômica que a opção em vidro para cobrir o local em que a piscina está instalada. 

O ideal é que as placas sejam isotérmicas e transparentes, para garantir o clima agradável e a luminosidade necessária para quem está aproveitando aos usuários da piscina. 

4. Cobertura deslizante para piscina

Cobertura para piscina retrátil

Existem alguns modelos de cobertura deslizantes para piscina. As coberturas em madeira e telescópica contam com tecnologias que permitem o acionamento por meio de um controle remoto ou do próprio smartphone.

Para o morador, o principal benefício da cobertura de piscina automática é a facilidade. Assim, é possível cobrir e descobrir o local quando quiser, e sem a necessidade de pedir ajuda para outra pessoa.

5. Cobertura para piscina aquecida

Cobertura para piscina aquecida

As piscinas aquecidas demandam uma capa especial, que busca conservar a temperatura enquanto não está sendo usada. Assim, não é preciso aquecê-la novamente ou fazer esse processo mais rapidamente antes de aproveitar um mergulho, auxiliando na economia de energia. 

A cobertura para piscina aquecida também pode ser chamada de capa térmica. Sua principal função não é a proteção para piscina, e sim a manutenção da temperatura, sendo necessário usar outro tipo de cobertura para protegê-la proteção, como uma lona.

Leia também: Casa com piscina para alugar: quais as principais vantagens e desvantagens

Quanto custa cobertura para piscina?

Não é possível determinar o preço de uma cobertura para piscina. O valor vai depender do tamanho, formato e localização da piscina, e, ainda, da própria cobertura escolhida.  

Os tipos mais modernos e personalizáveis, como a cobertura retrátil de madeira, terão um custo bem mais elevado em comparação com a capa em PVC, que é a opção mais acessível. No entanto, mesmo a lona pode sair cara se a piscina for muito grande. 

Além disso, precisamos considerar que nem todas as coberturas são adequadas para todas as piscinas. O policarbonato, por exemplo, quando usado sobre uma piscina aquecida, pode deixar o lugar muito quente e pouco confortável. 

Qual o melhor tipo de cobertura para piscina?

A cobertura ideal da sua piscina vai depender das características que ela possui. 

De forma geral, piscinas mais simples podem ser cobertas por uma lona, mas as que possuem sistemas mais sofisticados, como aquecimento e iluminação, podem demandar proteção adicional.

Se você tem uma piscina em casa, recomendamos que chame um profissional para avaliar quais são os melhores tipos de cobertura. Ele também vai poder passar um orçamento e informar quais são os cuidados que você deverá ter com a nova proteção. 

Depois de instalada a cobertura, a piscina ficará protegida para que você possa desfrutá-la durante os dias mais quentes do ano. 

Como ter uma piscina em casa?

Não tem piscina em casa? O QuintoAndar pode matar a sua vontade! 

Entre os mais de 70 filtros para buscar o imóvel ideal, é possível selecionar “piscina”, e navegar, de forma intuitiva, apenas por casas que contam com essa refrescante vantagem.

A facilidade continua durante toda a sua experiência na plataforma de moradia 100% digital. Você pode realizar um tour virtual, agendar uma visita, fazer uma proposta e muito mais – tudo  de forma simples e rápida, e, ainda, com o suporte de nossa equipe especializada. 

Pronto para dar um mergulho nas buscas e pesquisar o seu próximo lar com piscina?

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui