O quintal é um ambiente que traz tranquilidade, diversão, vento no rosto e contato com a natureza. Mas para aproveitar esse espaço o ano todo é necessário cobrir essa área, protegendo-a das chuvas, garoa, calor intenso e do vento frio do inverno.

Existem vários tipos de cobertura para quintal que vão desde as automáticas até opções orgânicas feitas de bambu. Você pode escolher modelos com excelente qualidade e criar ambientações diferentes em sua área externa.

Para te ajudar a curtir seu jardim em qualquer data ou estação, abaixo separamos 5 tipos de coberturas para quintais. Inspire-se e, depois, mãos à obra!

Para que serve uma cobertura para quintal?

Quando se fala de cobertura para quintal, vem em mente coisas como lona, coberturas improvisadas e áreas não terminadas? Bom, esqueça isso: atualmente as coberturas externas se tornaram um item decorativo e funcional.

Ou seja, seu quintal não vai ficar sem graça, a cobertura vai apenas complementar a vibe do local.

Desse modo, como explicamos acima, as coberturas servem para proteger a área externa do seu imóvel do sol, chuva e outras intempéries. Além disso, com uma cobertura é possível acessar a área o ano todo, dando mais utilidades para o seu quintal.

Abaixo separamos os principais tipos de coberturas para áreas externas e suas variações. Confira!

1. Cobertura retrátil

Cobertura retrátil

A cobertura retrátil é aquele modelo que abre e fecha de forma automática. Ou seja, ela se movimenta de acordo com o comando.

Muito comum em estruturas esportivas como quadras e campos de futebol, atualmente é possível encontrar esse modelo para residências e condomínios.

Dessa forma, a cobertura retrátil é uma excelente opção por causa do seu sistema elétrico de abertura e fechamento e também por oferecer 4 modelos: policarbonato, vidro, ferro e alumínio. 

As de policarbonato são translúcidas. Elas protegem o ambiente e permitem que a luz natural entre, dando um toque elegante, alegre e iluminado para sua área externa. 

Vale lembrar que todos os 4 modelos são materiais resistentes, duráveis e com um ótimo custo-benefício. Além disso, as coberturas retráteis têm ventilação natural, são versáteis e protegem contra raios UV.

Outro benefício é que essa cobertura dá certo com qualquer tipo de decoração, basta acrescentar ao quintal alguns detalhes e cores que combinem com a sua decoração principal.

2. Cobertura abre e fecha

Cobertura abre e fecha

A cobertura abre e fecha é uma “irmã” da cobertura retrátil, pois, apesar de possuir o mesmo mecanismo de abrir e fechar a cobertura, no caso da abre e fecha, é preciso fazer o movimento manualmente – seja com o auxílio de uma manivela ou cabo extensor –, ao contrário da retrátil que costuma ter  comando eletrônico.

Além disso, ela pode ser encontrada em alumínio e porcelanato e pode ser composta por vidro também.

No quesito decoração, a abre e fecha é moderna e sofisticada, além de possuir alta resistência, durabilidade, isolamento acústico e proteção contra raios UV. 

Entretanto, esse tipo de cobertura, quando em alumínio, bloqueia totalmente a entrada de luz. Então, se você estiver pensando nesse modelo, leve essa informação em questão e procure opções de iluminação artificial decorativa.

3. Cobertura natural

Para quem gosta do contato com a natureza  e gosta da sensação de ar fresco, a cobertura natural é uma excelente opção. Ela pode ser feita pela união de materiais naturais e um pergolado.

Abaixo separamos as principais:

Cobertura de madeira

Cobertura de madeira

A cobertura de madeira dá um toque especial na decoração e serve perfeitamente para plantas trepadeiras.

Desse modo, a madeira é apenas o suporte da cobertura, assim, você pode escolher de plantas a lona para cobrir essa estrutura!

Cobertura de plantas

Cobertura de plantas

Se você sempre sonhou com uma área externa cheia de plantas, saiba que esse modelo, além de deixar seu quintal aconchegante e moderno, protege também seus móveis e conta algumas intempéries e mudanças climáticas.

Desse modo, escolha espécies de plantas que tragam vida e cor ao local, como jade, alamanda amarela, sapatinho de judia, flor-de-cera, amor agarradinho e até mesmo uma muda de uvas.

Leia também: Como fazer um teto floral em casa

Cobertura de bambu

Cobertura de bambu

O bambu traz um aspecto rústico, leve e natural para a cobertura. Você pode preencher o pergolado de madeira com esse material que fica lindo, arejado, deixa a luz natural passar e ainda protege seu quintal. 

Além disso, o bambu deixa sua decoração mais despojada e lembra muito as estruturas praianas. 

Cobertura de sapé

Muito utilizado pelos indígenas em suas cabanas, o sapé também carrega a ideia de rústico e natural. Além disso, esse material é perfeito para cobrir o quintal das mudanças climáticas, é arejado e deixa passar um pouco de luz natural.

O sapé pode ser usado em qualquer ambiente, seja madeira, eucalipto ou ferro e seu estilo compõe uma decoração cheia de histórias, lutas e agradecimento ao que a natureza nos fornece. 

4. Cobertura com telhas

O teto parcial com telhas para o quintal é uma excelente opção para quem quer ter uma área externa mais tradicional e com um bom custo-benefício.

Abaixo separamos os principais modelos para você se inspirar!

Cobertura com telhas de barro

Cobertura com telhas de barro

Mais tradicionais no mercado, esse tipo de cobertura funciona como um teto parcial da área externa. Desse modo, você deve comprar os materiais de construção e “puxar” essa cobertura.

Para quem gosta de uma decoração mais simples, durável e básica, essa é uma excelente opção.

Só preste atenção na incidência da luz solar para não deixar sua área externa toda coberta sem a entrada de luz e claridade.

Cobertura com telha ecológica

Cobertura com telha ecológica

As telhas ecológicas são feitas a partir da reciclagem de itens tetra pak, assim, elas são uma opção ideal para quem quer construir uma estrutura mais barata que seja durável e ainda usa um produto ecológico que ajuda o meio ambiente. 

Dessa forma, como são mais leves, é possível diminuir os gastos com a madeira para a construção da cobertura, pois não será necessária uma grande quantidade.

Outro ponto positivo é que essas telhas são bastante resistentes e conseguem reduzir até 60% da temperatura do local, proporcionando um ambiente mais arejado.

Leia também: Casas sustentáveis: como diminuir o impacto ambiental na moradia

Cobertura com telhas ecológicas onduladas

As telhas ecológicas onduladas são econômicas tal como a telha ecológica regular. Sua leveza demanda menos madeira para a cobertura. 

Vale lembrar que as telhas ecológicas onduladas não são aquelas telhas de amianto. Essas foram proibidas e saíram do mercado. Mas, antes de comprar, certifique-se com o fornecedor. 

5. Cobertura de lona

Conhecidas como toldos, as coberturas de lona são uma ótima opção para quem está com o orçamento apertado, mas precisa de uma proteção contra o clima.

Além disso, elas são perfeitas para expandir a área de lazer do quintal e oferecem conforto imediato contra o sol e chuva.

Você também pode incorporá-las na decoração e deixar o quintal com um ar de descontração, diversão e alegria. 

Procurando um imóvel com quintal? O QuintoAndar pode te ajudar!

Se você está procurando um imóvel com quintal com a cobertura perfeita, no QuintoAndar você pode encontrar! Afinal, somos a maior plataforma de moradia da América Latina.

Aproveite para utilizar nossos mais de 70 filtros de pesquisa e já buscar por imóveis com quintal. Contamos com fotos profissionais que te permitem ver se o quintal do seu futuro lar já possui cobertura. Além disso, você pode fazer um tour virtual e imaginar todos os momentos que viverá no seu quintal com cobertura! 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora