Você abre o seu armário para pegar um pacote de macarrão ou um biscoito e, de repente, aparece uma linha perfeitamente uniforme de formigas, marchando pela prateleira em direção à um caminho que só elas entendem. Uma situação nada agradável, não é mesmo? Se o seu objetivo é encontrar formas simples de como acabar com formigas, você chegou no lugar certo. Continue a leitura deste conteúdo e descubra como se livrar das formigas que estão na sua casa.

Navegue pelo conteúdo:

Como acabar com as formigas em casa?

Embora formigas e ninhos de formigas sejam comumente encontrados do lado de fora, esses minúsculos insetos têm o hábito de entrar em nossas casas e apartamentos para procurar comida e água. Isso é ainda mais comum durante o verão, quando a temperatura e o tempo seco diminui suas fontes habituais.

E não tem jeito, basta uma formiga entrar em um lugar para deixar o rastro para um exército inteiro aparecer. Felizmente, existem vários repelentes naturais que podem ajudar a quebrar essas trilhas, evitando uma futura invasão domiciliar. Vamos conferir?

1. Como acabar com formigas usando limões

A foto contém alguns limões amarelos em uma tábua cinza com preta e um limão cortado ao meio.

Frutas cítricas como limão e laranja lima são um ótimo repelente natural de formigas. Os limões são tóxicos para certos tipos de fungos dos quais as formigas se alimentam, portanto, colocar casca de limão ou suco de limão espalhados por alguns ambientes da sua casa, ajudará a exterminar as formigas que estão te incomodando. 

Você também pode usar produtos de limpeza com aroma cítrico em sua casa, porém, evite soluções com perfumes sintéticos, pois não terá o efeito desejado.

2. Como acabar com formigas usando óleo de hortelã-pimenta

Uma segunda opção é apostar em óleos essenciais extraídos de plantas, como hortelã e hortelã-pimenta. Coloque algumas gotas em um queimador de incenso a óleo e deixe perto da fonte de sua infestação de formigas. Você também pode diluir um pouco de óleo em água e borrifar nas áreas afetadas.

3. Como acabar com formigas usando óleo da árvore do chá

Outro óleo essencial que funciona como repelente de insetos é o da árvore do chá, que também apresenta efeitos inseticidas e repelentes. Assim como acontece com a hortelã-pimenta, pulverize uma forma diluída no local que você encontrar formigas ou execute o trabalho através de um queimador de óleo.

4. Como acabar com formigas usando pó de talco

Imagem de uma mesa de mármore com um pote de talco e duas escovas de dente.

Mais um truque genial que a maioria das pessoas desconhece é o pó de talco. Essa técnica funciona quebrando o rastro de feromônio das formigas. Além disso, o pó é absorvido pela pele e obstrui as vias aéreas, eliminando, de vez, as formigas. A ideia é simples: espalhe o talco nos ambientes que você mais costuma encontrar formigas.

5. Como acabar com formigas com limpador de vidro

Outra opção de repelente de formigas comum é o bom e velho frasco de limpa-vidros. Você pode borrifar diretamente na fonte ou diluir com sabão líquido e borrifar na área afetada. Ele funciona removendo o rastro de feromônio perfumado que as formigas deixam para trás para garantir o caminho de volta.

Como se livrar de formigas na cozinha?

Com a comida em mente, não é de se admirar que as formigas naturalmente sigam para a sua cozinha. Normalmente, é o local que elas mais adoram e que mais incomoda qualquer pessoa, certo? Por isso, manter esse ambiente limpo e arrumado é, portanto, uma prioridade, pois qualquer derramamento, louça suja ou comida fácil de alcançar será um jogo justo para esses minis visitantes.

Lembre-se de que as formigas são atraídas por coisas doces e ricas em amido, como açúcar, mel e fubá. Por isso, mantenha os alimentos bem fechados em recipientes ou sacos plásticos. Cortar sua fonte de alimento é o primeiro passo para o sucesso. 

Mas, se você ainda está encontrando um fluxo de insetos indesejado na sua cozinha, considere tentar algumas dessas dicas a seguir para acabar com as formigas de cozinha.

Leia também: 8 melhores dicas de como desentupir a pia da cozinha

1. Como acabar com formigas na cozinha com canela

A foto contém no canto esquerdo um pouco de canela em pó e no canto direto, canela em pau

O trans-cinamaldeído – um composto encontrado na canela – é eficaz para matar e repelir formigas, incluindo formigas vermelhas que picam. A canela não apenas afasta as formigas, mas também pode deixar sua casa com um cheiro agradável e fresco. 

Coloque a canela perto da entrada da cozinha e ela agirá como um repelente natural por causa do cheiro forte. Você também pode adicionar alguns óleos essenciais à canela para aumentar seu cheiro.

2. Como acabar com formigas na cozinha com vinagre

Sabemos que o vinagre possui muitas utilidades, mas você sabia que ele também é um repelente natural de insetos? Portanto, assim que você encontrar algumas formigas indesejadas, misture uma solução de 50% de vinagre comum ou branco e 50% de água e despeje sobre a área em que você as viu. Embora o vinagre mate as formigas, ele pode repeli-las primeiro.

Vale ressaltar que, as formigas podem sentir o cheiro do vinagre mesmo depois de seco – portanto, esse método acaba sendo, além de tudo, uma solução de longo prazo para o seu problema.

3. Como acabar com formigas na cozinha com sal e pimenta

Nossos temperos confiáveis são conhecidos por desligar as formigas, impedindo-as de retornar à cozinha. Espalhar sal perto de todos os cantos onde as formigas entrariam e rastejariam de volta impedirá que elas apareçam em sua casa. Você também pode polvilhar pimenta na entrada ou fazer uma solução de pimenta e água e borrifá-la perto das áreas problemáticas.

Como eliminar formigas no jardim?

Os ninhos de formigas são encontrados do lado de fora, geralmente no jardim ou canteiro próximo. Então se você está sofrendo de uma infestação real, é provável que você tenha que atacar a fonte primeiro. No entanto, destruir o ninho deve ser apenas o último recurso, ou seja, apenas se elas estiverem dominando toda a sua casa internamente. 

É importante lembrar que as formigas têm um papel essencial a desempenhar em nosso ecossistema e nos ajuda comendo outras pragas, como pulgas e percevejos. Então, se elas estão tranquilas no quintal ou jardim da sua casa, não há necessidade de matá-las. Caso contrário, você pode experimentar esses repelentes antes de procurar ajuda profissional.

1. Como eliminar formigas no jardim com água fervente

Despejar água fervente em qualquer buraco de formiga que você tenha no seu jardim é uma maneira muito eficaz e imediata de matar formigas. Mesmo que os formigueiros pareçam pequenos do lado de fora, eles geralmente abrigam colônias extremamente amplas e grandes no subsolo. Portanto, certifique-se de derramar uma boa quantidade de água em cada colina que você vê.

2. Como eliminar formigas no jardim com giz

O giz é outro repelente de formigas eficaz. Sua capacidade de repelir formigas está ligada ao carbonato de cálcio que interfere com sua capacidade de rastrear a rota de feromônios colocada por outras formigas. Desenhe com giz embaixo de portas, janelas próximas, pátios, rachaduras ou onde quer que você tenha notado que as formigas aparecem.

3. Como eliminar formigas no jardim com ácido bórico

O ácido bórico pode ser usado para se livrar das formigas domésticas. Você pode borrifar o ácido ao redor dos pontos de entrada das formigas e ele atuará como repelente. Como este inseticida é à base de ácido, recomendamos restringir seu uso apenas para áreas externas, visando especificamente pátios e rachaduras nas paredes externas.

Um novo lar do jeito que você sempre sonhou

Toda vez que a gente fala sobre qualquer assunto relacionado à nossa casa – seja nos momentos bons, quando estamos aprendendo sobre decoração, ou até mesmo em situações complicadas, como agora, que estamos focados em acabar com formigas – é bem provável que passe pela sua cabeça a ideia de começar algo novo, de mudar e inovar! 

E quando falamos em mudança, seja ela qual for, (já que podemos mencionar o simples fato de você redecorar a sua casa atual e ou partir em busca de um novo lugar para morar) O QuintoAndar está do seu lado e pode te ajudar nessa incrível missão. 

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais

Se você vai investir sem medo e começar algo novo, conte com o QuintoAndar para te ajudar a encontrar imóveis do seu jeito, agendar visitas online sem dificuldades, negociar de forma rápida e prática e assinar o contrato da casa nova de forma totalmente online. 

Abra as portas para o novo e encontre um lar para chamar de seu!