Seja pra acompanhar um jantar especial ou pra receber amigos, ter um vinho em casa é sempre uma boa alternativa. No entanto, muita gente deixa de comprar a bebida por não saber como armazená-la corretamente. Afinal, as adegas não são acessíveis pra todos os bolsos.

Você adora vinho mas não quer gastar alto para comprar uma adega? Não precisa deixar o seu prazer de lado. Com algumas técnicas e um pouco de criatividade, é possível armazenar as garrafas em casa de forma segura para manter a qualidade e o sabor da bebida.

O site Realtor trouxe dicas preciosas pra quem quer ter um bom estoque de vinhos em casa, mas não é exatamente um especialista.

Navegue pelo conteúdo:

1. Evite alguns cômodos

A cozinha costuma sofrer grandes mudanças de temperatura por causa do calor do fogão. Evite deixar as suas garrafas nesse cômodo. O cuidado vale também para ambientes da casa nos quais a luz do sol chega com mais força. Pra que o seu rótulo dure mais, procure por lugares mais frios e com menos luminosidade.

2. A posição da garrafa de vinho é importante

Vinho - Garrafas

Você já teve curiosidade de saber por que os vinhos são guardados deitados nas adegas? Isso acontece porque o líquido precisa estar em contato com a rolha para uma perfeita vedação. Portanto, armazene a garrafa deitada, mesmo que você não tenha uma adega. Já as garrafas com tampa podem ser guardadas em pé.

3. Atenção ao tempo de armazenamento

O vinho fechado dura mais tempo (se guardado em um ambiente de pouca luz e calor). Mas depois que você abre o vinho, deve ficar atento se não for tomar a garrafa toda. É possível guardar o que sobra da bebida na geladeira, mas por apenas 48 horas. Depois disso o sabor começa a ficar alterado.

4. Improvise espaços e reutilize materiais

Qualquer cantinho na sua casa pode abrigar uma boa estante pra armazenar seus vinhos. Até mesmo simples prateleiras podem ser usadas pra acomodar perfeitamente as suas garrafas. Outra dica é reaproveitar caixas de madeira.

Vinho - Suporte

5. Prefira locais estáticos

O calor não é o único inimigo dos vinhos, as trepidações também podem acabar com a qualidade da bebida. Portanto, evite armazenar a garrafa sobre ou perto de eletrodomésticos que emitem vibração. Se for deixá-los em uma estante, vale verificar se o móvel fica estável.  

Dica de especialista

Aline Delavy

Personal Organizer

“Para quem aprecia um bom vinho, tão importante quanto a escolha do vinho é o local que ele será armazenado. O local escolhido para armazenar o seu vinho influenciará na sua qualidade e na manutenção do aroma e sabor.”

Por isso, preste atenção nesses pontos que a Personal Organizer Aline Delavy destaca:  

  • Opte por locais com temperaturas frescas e com boa ventilação;
  • Deixe o vinho longe da luz forte. O calor excessivo e os raios da luz podem afetar a qualidade do vinho;
  • Sempre que possível, armazene o vinho na posição horizontal para que a rolha fique hidratada;
  • Após abrir a garrafa de vinho, guarde a garrafa na vertical, use a rolha para fechá-la novamente ou use garrafas menores;
  • Fique atento ao prazo de validade, vinho pode vencer e estragar sim! E ninguém quer perder um delicioso vinho, certo?

Seguindo essas dicas simples é só garantir as taças e um bom acompanhamento!

Ter um ambiente aconchegante para chamar de casa e poder aproveitar um bom vinho é o sonho de muitas pessoas. Por isso que o QuintoAndar abre portas e oferece diversas facilidades para você que busca o imóvel ideal. Então, ao procurar um novo lar, poder contar com fotos profissionais faz toda a diferença. 

Além disso, para que você não perca tempo vendo anúncios de imóveis que não correspondem exatamente ao que você procura, conte com os mais de 70 filtros disponíveis para personalizar a sua busca na nossa plataforma de moradia. Assim, fica bem mais fácil e prático encontrar um novo lar para aproveitar seus momentos de descanso e bons vinhos em família e amigos.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar