Preencher as paredes, decorar os ambientes e, ainda, ter mais espaço para armazenar objetos. Essas são as principais razões pelas quais você deve descobrir como colocar nicho na parede.

O item é uma alternativa às tradicionais prateleiras, já que possuem formatos, estilos, materiais e tamanhos diferenciados. Há, inclusive, a opção de criar um nicho embutido. 

Além disso, eles são ideais para quem tem pouco espaço em casa, pois deixam o piso livre, ao contrário de móveis como estantes e aparadores. 

Agora, vamos para as dicas de como colocar nichos na parede para você se inspirar a organizar e decorar o seu lar.

Navegue pelo conteúdo:

O que considerar antes de colocar o nicho na parede?

nicho de parede com três andares, cheio de vasos de flores e outros itens decorativos

Antes de aprender como colocar nicho na parede, você precisa saber que tudo é bem-vindo sobre estas peças: livros, porta-retratos, toalhas, brinquedos, taças, e muitos outros objetos. Atente-se apenas para o peso que o produto suporta, conforme indicação do fabricante.

Não se esqueça de considerar, ainda, os materiais mais adequados para cada ambiente. Em um banheiro, por exemplo, madeiras como o MDP ou MDF podem estufar; já vidros e pedras são mais indicados. Em alguns casos, é preciso revestir o material. 

Procure, ainda, escolher materiais e cores que ornem com o ambiente em questão. Por exemplo, para uma sala em estilo industrial, que tal nichos feitos de ferro e madeira? Para o quarto das crianças, uma opção como colocar nicho redondo na parede deixa o local mais descontraído. 

Como colocar nicho na parede?

vários nichos brancos lado a lado na horizontal em uma parede escura. No nicho do meio há uma planta.

Para saber como colocar nicho na parede, é importante entender que não existe uma só maneira, e você deve considerar alguns fatores. Continue a leitura para saber mais sobre eles!

A peça deve ter um tamanho e visual adequado à sua necessidade e gosto, mas sem deixar a parede sobrecarregada. Para isso, a profundidade também conta: a medida ideal é de 10 a 15 centímetros. 

Escolha uma parede que comporte o tamanho do nicho, mas evite aquelas em que passam encanamentos e tubulações – afinal, se você optar por furar a parede na hora de instalar, pode acabar causando um problema desnecessário. 

A posição também é importante. Quem precisa aproveitar cada cantinho pode instalar nichos que chegam até o teto. Se a ideia é armazenar itens de uso frequente, os nichos devem estar ao alcance das mãos. Para nichos no box do banheiro, onde ficarão itens de higiene pessoal, a melhor altura é entre 1 e 1,20 metros. 

Usando um lápis e uma trena, faça na parede marcações dos pontos em que vão receber os furos. 

Depois de definir em qual parede o nicho ficará e qual é a posição de preferência, a recomendação é ler o manual de instruções para entender qual é o tipo de suporte da peça e a forma correta de instalar. O material necessário para fixar o nicho na parede varia conforme o tipo, mas mostraremos os principais a seguir.

O que usar para fixar nicho na parede?

Você vai precisar separar alguns itens para instalar o nicho na parede, dependendo do tipo adquirido. De forma geral, são eles:

  • Furadeira; 
  • Brocas;
  • Chave de fenda ou Philips ou parafusadeira;
  • Trena e nível;
  • Fita crepe;
  • Escada (para nichos em locais altos).

No entanto, antes de separar os objetos, é essencial conferir as instruções de montagem do fabricante, que traz a lista de materiais necessários. 

Como colocar nicho na parede com bucha?

vários nichos hexagonais de parede, alguns com objetos decorativos dentro, outros vazios. No chão, próximo aos nichos à esquerda, há um vaso com uma planta.

As buchas são pequenas peças que garantem o atrito com o concreto no interior da parede, dando mais segurança para que os nichos possam sustentar o peso máximo informado pelo fabricante. 

A maioria dos projetos como esse utiliza buchas para fixar os suportes. Elas servem para os seguintes nichos:

  • Nichos com suporte embutido;
  • Nichos com suporte único;
  • Nichos com mãos francesas;
  • Nicho com cantoneira;
  • Entre outros. 

Ou seja, a maioria dos tipos de nicho para parede utilizam esse material para fixação. Por isso, você vai aprender agora como colocar nichos na parede que pedem o uso de buchas:

Passo 1: Prepare a parede

mão de luvas com um lápis encostada na parede e com uma régua

Utilize a trena para medir a altura exata em que os furos deverão ser feitos. Com o nível, confira se a marcação está alinhada.

Aplique um pedaço de fita crepe sobre o local que será furado. Ela ajuda a prevenir estragos na parede na hora de fazer o furo.

Passo 2: Ajuste a furadeira

Ao comprar umo nicho, ele costuma vir com a bucha e os parafusos certos para a sua sustentação. Confira a numeração da bucha para encontrar a broca com o diâmetro correspondente — quanto maior a numeração, mais peso o item vai tolerar. 

Instale a broca no mandril da furadeira, com o auxílio da chave de mandril inclusa na ferramenta. Ela precisa ficar bem presa. 

Passo 3: Furando a parede

casal sorrindo enquanto seguram uma furadeira contra a parede

Para fazer o furo, pressione firmemente a furadeira contra a parede formando um ângulo de 90° de forma gradual, sem fazer muita força no início. Dessa forma, você garante a sua segurança e consegue perceber a profundidade da parede.

Passo 4: Insira a bucha

Com o furo feito, é hora de colocar a bucha. Basta introduzi-la no buraco recém-aberto. Se tiver alguma dificuldade, use novamente a furadeira. Outra opção é dar leves marteladas na bucha para que ela encaixe no furo. 

Passo 5: Coloque o parafuso

Depois de colocar a bucha, basta encaixar o parafuso, mas preste atenção ao tipo de parafuso que acompanha cada tipo de nicho. 

Se o modelo do nicho for com suporte embutido, por exemplo, os parafusos invisíveis são colocados antes, e a peça é encaixada posteriormente.

Agora, se você optou por nichos com mãos francesas, que precisam dos parafusos tradicionais, é preciso fixá-las entre a parede e o parafuso para dar sustentação à peça. 

Passo 6: Fixando com fita dupla face

Uma forma de fixar os nichos mais leves, principalmente os feitos de MDF, é usando fitas duplas face.

Elas são ideais para quem mora em apartamento alugado, e não quer furar a parede do imóvel — além de ser uma forma prática e que não faz bagunça.

O único cuidado deve ser com o peso colocado sobre o nicho. Pela fixação ser feita com fita adesiva, não é indicado usar objetos ou itens pesados dentro dele. 

Como colocar nicho embutido no box?

banheira branca com uma parede cinza cheia de nichos embutidos

O nicho embutido é como um buraco, feito na própria parede, muito usado em banheiros, para colocar itens de higiene pessoal.

Ele também pode ser usado em salas de estilo mais moderno. É uma ótima solução para ambientes com pouco espaço, já que ele fica “para dentro”, ao contrário dos demais.

Se a ideia é instalar um nicho embutido no box, que otimiza espaço em banheiros pequenos, atenção: contrate um profissional para ajudar no projeto. 

Esse tipo de obra não pode ser realizada em paredes estruturais, nem naquelas em que passam tubulações de água ou gás. Além disso, é preciso de equipamentos como makita para abrir o espaço e revestimentos específicos para a área úmida. 

O que não fazer na hora de instalar os nichos

Você deve estar se perguntando se há como colocar nicho na parede com prego ou como colocar nicho na parede sem furar ou se existe outra forma mais prática de instalar a peça. Entretanto, não há!

A forma mais segura e eficiente de colocar nicho na parede é selecionando um local livre de encanamentos e tubulações, fazendo uma escolha adequada da peça e com a fixação feita por meio de bucha e parafuso.

Que tal decorar as paredes de um novo lar?

nicho triangular em uma parede

Se você está precisando de um cantinho mais bonito e organizado, mas o seu lar atual já não atende mais às suas necessidades, use as nossas dicas de como colocar nicho na parede em sua nova casa. 

Agora, se você precisa de mais espaço na sua casa, e os nichos não serão suficientes para essa otimização, conte com a ajuda do QuintoAndar para procurar um imóvel novo!

Você pode usar os mais de 70 filtros para encontrar aquele que tenha a área ideal para você.

Com a experiência digital e sem burocracias oferecida pela maior imobiliária digital da América Latina, você só vai ter que se preocupar em decorar e organizar o seu novo lar como sempre sonhou!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui