O papel de parede é uma alternativa incrível quando a ideia é renovar qualquer tipo de cômodo sem muita complicação. Mas, em meio a tantas possibilidades de cores e estampas na hora de escolher o modelo ideal para o projeto, as dúvidas sobre como colocar papel de parede podem atrapalhar todo o processo. Por conta disso, esperamos esclarecer nesse artigo algumas orientações práticas para que seu revestimento fique impecável! Veja como você pode fazer isso a seguir.

Navegue pelo conteúdo:

Papéis de parede ou tinta?

Antes de pensar em como colocar papel de parede em algum cômodo da sua casa, vale a pena você pensar quanto pode gastar e o que quer para o momento. 

O papel de parede já foi um produto muito caro e acessível, mas,atualmente, o mercado já oferece opções de boa qualidade e com preços mais acessíveis. Ainda assim, a pintura segue sendo um recurso mais barato para quem deseja apenas trocar a cor de uma parede, enquanto os papéis de parede oferecem estampas variadas.

Há dois grandes diferenciais na comparação do papel de parede em relação à pintura. E são eles que devem pesar na balança na hora da escolha:

Durabilidade

Apesar de ser um pouco mais caro do que pintar um ambiente, aplicar um papel de parede é uma opção que, no longo prazo, pode equilibrar em termos de custos. Quando bem cuidado e com a limpeza feita adequadamente, o papel de parede pode manter as cores do ambiente  vivas por mais tempo, enquanto a pintura, com o passar dos meses, acaba precisando de retoques ou, com os anos, até mesmo de uma total renovação.

Praticidade

Aplicar um papel de parede é uma operação muito mais rápida, prática e limpa do que pintar um cômodo inteiro. Na pintura, é preciso cobrir móveis, proteger o chão de respingos, lixar e eventualmente corrigir imperfeições ou cobrir buracos com massa nas paredes. No caso do papel de parede, basta que a superfície esteja limpa. E mesmo nos modelos que não são autocolantes e demandam a aplicação de uma cola específica, a instalação é muito mais fácil de ser feita. 

+ Leia também:
Papel de parede 3D: inspirações incríveis para você valorizar o seu imóvel

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Como colocar papel de parede: cuidados antes da aplicação

Antes de aplicar qualquer tipo de papel de parede, é fundamental não apenas conferir se as medidas do material estão proporcionais, mas também se o local que vai receber o revestimento não possui rachaduras, desníveis, manchas de mofo, perfurações, infiltrações e pontos de umidade em geral.

Esse passo pré-aplicação é importante, porque sem a limpeza e a preparação da parede que receberá o papel, qualquer indício de sujeira ou excesso de poeira poderá contribuir para descolar o adesivo mais rapidamente. 

Por isso, capriche em um bom acabamento. Uma parede nivelada facilita ainda mais o processo, além de evitar frustrações com pequenas falhas após a colocação do produto.

Não aplique diretamente o papel de parede em gesso ou em massa corrida, que são os materiais comumente usados para correções de imperfeições nas paredes. O ideal, antes da aplicação, é passar pelo menos uma demão de tinta acrílica e esperar por pelo menos sete dias para garantir que a aplicação irá aderir perfeitamente.

Outra dica que pode ajudar na durabilidade das cores, por exemplo, é verificar se o papel de parede ficará em um lugar onde haja exposição à luz do sol constante. Esse excesso de luminosidade influencia muito no desbotamento do papel de parede, a depender da qualidade do material. No entanto, o ideal é colocar em lugares sem muita incidência solar. 

Materiais para colocar papel de parede

Agora que você já sabe como preparar a parede para receber a aplicação, veja o que pode ser necessário utilizar, dependendo do material adquirido:

  • Broxa
  • Cola branca para cantos de papel
  • Cola de papel de parede em pó
  • Escada
  • Espátula
  • Esponja
  • Estilete
  • Lápis para marcação
  • Pano seco
  • Recipiente para a cola
  • Rolo de lã
  • Tesoura
  • Trena

Passo a passo de como colocar papel de parede

A seguir, listamos um passo a passo que pode te ajudar na etapa da aplicação:

  • Calcule a medida da área total que receberá o papel, fazendo as marcações necessárias caso esteja próximo a batentes, janelas, tomadas e interruptores. Lembre-se de deixar uma folga de pelo menos 5 cm entre as partes de cima e debaixo e, caso opte por um modelo estampado, atente-se às pequenas sobras para acertar os encaixes dos desenhos.
  • Retire os espelhos das tomadas e interruptores, deixando os buracos aparentes. Quando você passar com o papel de parede por cima deles, será mais fácil cortar com um estilete, para um acabamento mais bonito.
  • Se o seu modelo não for do tipo adesivo, passe a cola no papel de parede com um rolo de pintura. Para facilitar, você pode despejar a cola em uma daquelas bandejas usadas para colocar tinta. Dependendo do modelo de papel de parede que você comprou, as instruções podem indicar passar a cola na parede também.
Foto que ilustra matéria sobre como colocar papel de parede mostra uma mulher loira de cabelos curtos, vestida de blusa vermelha sob um macacão azul em cima de uma escada passando cola na parede com um rolo.
  • Utilize a escada para iniciar a aplicação do papel de parede que, preferencialmente, deve ser feita de cima para baixo, de olho nos cantos para que as pontas não soltem. Vá alisando o papel até a parte inferior com uma espátula, para garantir que ele esteja bem fixado. Nesta etapa é comum que algumas bolhas se formem, mas elas costumam sair dentro de alguns dias.
Foto que ilustra matéria sobre como colocar papel de parede mostra uma mulher loira de cabelos curtos, vestida de blusa vermelha sob um macacão azul agachada e alisando o papel de parede recém-colado com uma espátula.
  • Sobrou papel? Essa é a hora que você pode utilizar, delicadamente, o estilete para recortar as sobras que estão na parede. Para finalizar e evitar manchas de cola, passe uma esponja umedecida para retirar os resquícios e excessos que ficaram do processo.
Foto que ilustra matéria sobre como colocar papel de parede mostra uma mulher loira de cabelos curtos, vestida de blusa vermelha sob um macacão azul, em cima de uma escada, cortando um excesso de papel de parede com estilete.
  • Após 24h da aplicação ter sido feita, seu cantinho estará renovado, com uma nova atmosfera para seguir decorando e dando mais graça ao lar!

Onde colocar papel de parede?

Que um papel de parede dá um toque de cor e textura em paredes vazias você já sabe. Mas já pensou em usar esse material em outras partes da casa?

Quando o papel é instalado em locais inesperados, ele deixa a sua casa cheia de estilo e surpreende suas visitas. Com criatividade, você pode transformar gavetas, armários e até as escadas da sua casa com a ajuda deste item.

  • Teto: dependendo do tipo de papel de parede que você escolher, já dá para mudar toda a cara de um cômodo, sem precisar aplicar nas paredes. Mas, vale um alerta: evite tons mais escuros, pois eles podem fazer com que o teto pareça mais baixo,assim como os mais claros dão maior sensação amplitude.
  • Banheiro: com a evolução do material, os cômodos “úmidos” de uma casa também se tornaram elegíveis a esse tipo de recurso. Tanto que temos um artigo especial somente sobre papel de parede para banheiro
  • Portas: da mesma forma que pode ser pintada, uma porta também pode receber um papel de parede e ter seu visual totalmente alterado. No entanto, é preciso que seja uma porta completamente lisa, sem entalhes na madeira ou qualquer tipo de relevo. 
Foto que ilustra matéria sobre como colocar papel de parede mostra uma parede clara e vazia com uma porta mais à esquerda. A porta é coberta de um papel de parede em tom de madeira bem clara.
  • Fundos de armários: você pode dar um toque mais alegre a alguns móveis da sua casa, como colocar papel de parede no fundo de armários – especialmente se tiverem portas de vidro – e estantes, por exemplo.
  • Cabeceira da cama: o recurso é uma boa forma de você demarcar a parede onde uma cama fica encostada, seja apenas demarcando a extensão da cabeceira ou cobrindo toda a superfície dela. 
Foto que ilustra matéria sobre como colocar papel de parede mostra um quarto com a parede da cabeceira da cama coberta por uma imagem de uma cadeia de montanhas

Como colocar papel de parede em imóvel alugado

Se você tem um imóvel próprio, basta comprar o material e aplicar. Mas se o imóvel não é seu e você está apenas alugando, é preciso levar algumas coisas em consideração. 

Neste caso, vale a pena fazer um contato com a pessoa que é dona do imóvel e propor esse tipo de mudança no cômodo que você deseja mudar. Afinal, a aplicação de um papel de parede é algo que dura por muitos anos, mais até do que os três anos de um contrato de aluguel.

No QuintoAndar, o contato entre inquilinos e proprietários é prático e fácil, e não há nada como um bom diálogo. Afinal, esse tipo de intervenção, além de deixar o imóvel mais bonito para quem mora, também pode  valorizar a propriedade. 

Casa nova, papel de parede novo

Se você estiver de mudança ou pensando em se mudar no futuro, a escolha de um imóvel para morar é muito mais fácil no QuintoAndar. Temos opções de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras.

Disponibilizamos, em nossa plataforma, mais de 70 filtros para você refinar a sua pesquisa e buscar imóveis com as características que precisa para um verdadeiro lar.

Pelas fotos em nossos anúncios, todas feitas por fotógrafos profissionais, antes mesmo de visitar um imóvel e de pensar em se mudar você já vai conseguir pensar em como colocar papel de parede na sala, nos quartos e até no banheiro!