Você acredita em amor à primeira vista? Se a resposta for positiva, aqui vai um conselho: não leve essa crença muito a sério na hora de comprar de um imóvel. Afinal, estamos falando da compra de uma vida, para muitos a realização de um sonho, que demanda disciplina, organização financeira e muita pesquisa. Por isso, o MeuLugar preparou algumas dicas sobre como comprar um apartamento ou uma casa. Por aqui, você você vai saber tudo o que precisa levar em consideração na hora de escolher o imóvel e fechar negócio.

Casa ou apartamento

O conceito de moradia vem mudando ao longo dos anos. A pandemia de Covid-19 acelerou um processo de busca por mais espaço, fazendo muita gente deixar seus apartamentos para morar em casa. Ambos os espaços têm vantagens e desvantagens e leva-las em consideração faz toda a diferença na hora da escolha. 

Comprar uma casa dá ao morador uma autonomia maior e pode ser mais vantajoso pra quem tem filhos e animais de estimação, por oferecerem mais espaços como jardins e quintais. 

Para muitos, a casa traz uma sensação de mais privacidade. E o dono tem mais liberdade pra fazer o que quiser no imóvel sem precisar pedir qualquer tipo de permissão ao condomínio, por exemplo. No entanto, se por um lado há uma economia com a taxa condominial, o proprietário se torna o único responsável pela conservação do imóvel, tanto interna quanto externa.

Ao comprar um apartamento, as pessoas buscam mais praticidade e segurança, por conta dos serviços e facilidades do condomínio, que pode oferecer tantos ou mais espaços de lazer do que uma casa, junto com a possibilidade de uma socialização maior com os vizinhos nas áreas comuns.

Neste caso, o proprietário de um apartamento precisará sempre arcar com a taxa condominial, o que implica num gasto que, especialmente quando se compra o imóvel financiado, pode pesar no bolso de alguns. 

Localização do imóvel

Antes de pesquisar como comprar um apartamento ou uma casa, procure conhecer melhor a região onde pretende morar e veja se ela atende os seus planos de vida a longo prazo. Por mais que a pandemia de Covid-19 tenha mudado muitos hábitos e deixado as pessoas mais em casa, com a adoção do home office e o crescimento dos serviços de delivey, é fundamental que você estude vizinhança onde o imóvel está localizado. Com atenção especial pra quesitos como: segurança, oferta de serviços e comércio, escolas – caso tenha filhos pequenos -, transportes, trânsito e áreas de lazer próximas.

Procure andar pelas ruas ao redor. Comerciantes e porteiros, por exemplo, podem ser ótimas fontes de informação sobre a região onde você pretende morar. 

Além disso, vale pesquisar o noticiário sobre o bairro. Procurar saber se a região tende a se valorizar no futuro ou, de repente, mudar de perfil. Por exemplo: se você busca um bairro tranquilo, procure identificar tendências na região que possam fazer com que essa característica mude num futuro próximo, como o surgimento de muitos bares ou a construção de um shopping que possa impactar no trânsito.

Pesquisa de imóvel

Pesquise as ofertas de imóveis na região onde você deseja morar. No QuintoAndar, além de ver anúncios com imagens feitas por fotógrafos profissionais, você já tem acesso logo na página do imóvel aos valores extras que irá pagar numa eventual compra, como impostos e taxas de cartório, o que facilita o seu planejamento financeiro.

Além disso, você pode usar uma enorme gama de filtros pra refinar sua busca. Você pode fazer a pesquisa por bairro, rua, cidade ou região, como for mais fácil pra você. Além disso, pode selecionar número de quartos, metragem, número de vagas de garagem, permissão para animais de estimação, proximidade do metrô, mobília e outros detalhes como ar condicionado, armários embutidos e estrutura do prédio.

A visita

Uma das etapas mais importantes para quem está em fase comprar um apartamento ou uma casa. Neste momento, é importante muita atenção a todos os detalhes do imóvel. Leve uma trena pra medir os cômodos, e anote todas as informações num bloco ou no seu celular. 

Se você tiver algum engenheiro ou arquiteto com quem possa contar, amigo ou familiar, tente levar essa pessoa de confiança na visita. É importante um olhar atento para rachaduras, sinais de umidade ou infiltrações, ventilação, entre outros detalhes pequenos que podem esconder problemas sérios.

Tire fotos ou faça filmagens dos cômodos na sua visita. Assim, você ajuda sua memória posteriormente, no momento em que estiver refletindo sobre aquele imóvel. E procure fazer mais visitas, de preferência em horários diferentes, pra avaliar fatores importantes como barulho na vizinhança e os locais onde o sol bate na parte da manhã e da tarde.

Quando for fazer as visitas, procure dar uma volta pelo bairro. Tente conversar com moradores, pessoas do mesmo condomínio, comerciantes e porteiros. Dessa forma, você consegue ter um panorama mais amplo sobre como é morar na região.

Documentação

Comprar um apartamento ou uma casa não é uma operação simples pra quem está fazendo isso pela primeira vez. Por isso, é fundamental ter a assessoria de quem entende do assunto. 

No QuintoAndar, além de você saber de cara todas as estimativas dos custos da compra do seu novo lar, sem informações escondidas, você pode ter a ajuda de consultores na realização de simulações e inclusive negociações de financiamento nos maiores bancos do mercado, pra garantir que você encontrará as melhores taxas. 

Além disso, a imobiliária digital faz toda a análise de risco necessária pra você comprar o seu imóvel com segurança.

Está procurando imóvel pra comprar? Entre no QuintoAndar e veja as melhores opções, já com o valor e todos os gastos extras que você vai ter discriminados.