Desde 2013, quando foi fundado, o QuintoAndar vem revolucionando o mercado e se tornou a empresa líder em locação de imóveis residenciais. E depois de muito se preparar, montando um time de consultores especialistas em transações imobiliárias, a empresa lançou no final de 2019 seu serviço de compra e venda de imóveis, primeiro em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Quer saber como comprar um imóvel pelo QuintoAndar? Então veja esse passo a passo que montamos pra você. 

Mas antes, veja aqui algumas coisas que você sempre deve levar em consideração ao escolher um imóvel pra comprar.

Primeiros passos: da pesquisa à decisão

1. Busque seu imóvel pelo aplicativo ou no site

Entre no aplicativo ou no site do QuintoAndar e comece a fazer a busca. A plataforma de mais de 60 filtros pra você buscar o imóvel ideal, no local e do jeito que você quer. 

Além disso, no anúncio você consegue visualizar de forma clara todos os ambientes do imóvel, uma vez que as fotos são feitas por fotógrafos profissionais do QuintoAndar. 

E você ainda tem, além do preço do imóvel, a previsão de quanto vai gastar a mais com impostos e taxas de cartório

2. Agende suas visitas

Tanto pelo site como pelo aplicativo é possível agendar as visitas aos imóveis que despertarem o seu interesse. 

Para tornar a sua experiência ainda mais simples, há corretores parceiros que auxiliam em toda a jornada, fornecendo informações sobre o imóvel, sobre os arredores e até sobre particularidades sobre o processo de compra.

+ Leia também:
Como fazer vistoria de imóvel antes de comprar, pra evitar prejuízos depois

3. Faça a proposta

Após as visitas, você caiu de amores por um imóvel? Então é hora de fazer a proposta ao proprietário e escolher como irá pagar – à vista ou financiado. O QuintoAndar faz todo esse meio de campo pra você, intermediando a negociação com o vendedor.

A proposta é feita online. O time de negociação entra em contato com você para checar e validar e, em 48h, já está em contato com o vendedor pra iniciar as negociações. 

Próximos passos: como comprar um imóvel

Uma vez fechada a negociação, veja quais são os próximos passos até ele ser definitivamente seu. E, é claro, o QuintoAndar te auxilia em todas essas etapas sobre como comprar um imóvel.

1. Você e o vendedor assinam o Compromisso de Compra e Venda (CCV)

Negócio fechado! É hora de formalizar a negociação do CCV, que é uma garantia de que você será o proprietário do imóvel após efetivar o pagamento. A assinatura é digital, rápida e segura. 

2. Você efetua o pagamento do sinal

Depois do CCV assinado, você precisa efetuar o pagamento do sinal de 1% do valor acordado no documento, pra garantir que o imóvel será seu. Nesse momento, o especialista do QuintoAndar entra em campo pra te ajudar com a parte de pagamentos.

3. Aprovação de crédito no financiamento

Em caso de compra financiada, a partir do momento em que você faz o pagamento do sinal, os especialistas do QuintoAndar fazem simulações de crédito nos principais bancos do mercado e negociam as melhores taxas pra você. 

Assim, você tem todas as informações pra decidir qual é a melhor opção de acordo com o seu perfil de crédito.

4. Análise de documentação e certidões

Pra que a sua compra seja segura e você não tenha problemas no futuro, o QuintoAndar faz uma análise jurídica dos documentos e certidões do imóvel e do vendedor. E manda o resultado pro seu e-mail.

5. Pagamento da entrada

Estando tudo certo com a documentação, é hora de pagar o valor da entrada. Lembre-se que a maioria dos bancos só aceita liberar um financiamento quando você tem, pelo menos, algo em torno de 20% do preço do imóvel pra pagar no ato. Algumas instituições, inclusive, já trabalham com 10%.

Pra sua segurança, o pagamento é intermediado pelo QuintoAndar e só é repassado ao vendedor quando a Escritura e o Registro do Imóvel estiverem no seu nome.

6. O QuintoAndar cuida do processo de financiamento

Toda parte burocrática que envolve a relação com os bancos no processo de financiamento, como a análise de documentação e a confirmação de taxas e valores, é feita pelo QuintoAndar.

 7. Assinatura do Contrato de Financiamento e registro em cartório

Enfim, é chegada a hora de assinar o Contrato de Financiamento e registrá-lo no cartório de imóveis. Toda essa parte burocrática é feita pelos consultores do QuintoAndar, que levam o contrato pra você assinar. Além disso, a empresa cuida da parte de Registro no cartório. 

Você só precisa pagar o Registro e também o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que o próprio QuintoAndar emite e manda pra você. Feito tudo isso, o imóvel já é seu!

+ Leia também:
– Quer saber como chegar no valor mais justo na compra e venda de imóveis? Então veja essas dicas de negociação.