As rachaduras nas paredes são bem mais comuns do que gostaríamos e sempre que você encontrar alguma na sua casa, não deve ignorá-la. Isso porque um problema superficial pode se tornar um risco mais sério e estrutural. Por isso, é sempre bom ficar atento às paredes da sua casa e corrigir qualquer sinal de rachadura que aparecer. 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos uma lista dos materiais que você vai precisar e o passo a passo completo de como consertar rachaduras na parede. Além dos utensílios, o processo também demanda tempo. Dessa forma, continue a leitura deste artigo e avalie se vale a pena fazer você mesmo ou contratar um especialista. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

Principais causas de rachaduras na parede

Antes de colocar a mão na massa e, de fato, consertar as rachaduras, é importante que você saiba as causas desse problema. Confira a seguir: 

Infiltrações

Quando a água da chuva ou de canos penetra nas paredes pode causar manchas, bolhas, mofo, fissuras, trincas e, até mesmo, rachaduras na parede. Além de deixar o ambiente visualmente desconfortável, também pode comprometer a estrutura da sua casa. Por isso, se você identificar uma infiltração no imóvel precisa consertá-la o quanto antes. 

Produtos de baixa qualidade

O barato pode sair caro, principalmente quando falamos sobre a estrutura de um imóvel. Por isso, areia, cimento, tijolos e todos os materiais de construção devem ser de boa qualidade e ter garantia do vendedor. Caso contrário, podem render rachaduras na sua parede e, dependendo da profundidade e tamanho, não há como consertar e será necessário demolir a parede. 

Reboco irregular

Uma das principais causas que geram rachaduras na parede é quando o reboco fica irregular e mal feito. Isso pode acontecer por conta de produtos de baixa qualidade, como já falamos, a contratação de  profissionais desqualificados ou, ainda pior, a junção dos dois: uso de material ruim feito por um pessoa sem qualificação. 

Fluxo de veículos entorno da casa

O trânsito nas ruas perto da sua casa podem causar rachaduras na parede, principalmente se você mora em um local com alto tráfego de veículos pesados. E, vale ressaltar que quanto mais intenso é o trânsito, as rachaduras tendem a ficarem ainda maiores. Não é à toa que às vezes sentimos um pequeno tremor quando um caminhão carregado passa pela rua. Por isso, se você mora em uma região com essas características, fique ainda mais atento às paredes da sua casa.

Materiais necessários para consertar rachaduras na parede

Para fazer o conserto da sua parede, será necessário comprar alguns materiais para que o resultado fique 100%. Pode ser que alguns você já tenha em casa – o que vai baratear um pouco o  custo. Veja a lista: 

  • Espátula de plástico flexível; 
  • Espátula de aço;
  • Tinta (na cor da parede); 
  • Lixa para massa corrida; 
  • Lixa para concreto; 
  • Massa corrida; 
  • Argamassa; 
  • 1 recipiente; 
  • Martelo; 
  • Pincel; 
  • Luvas; 
  • Máscara; 
  • Óculos de proteção;
  • Pano.

Passo a passo de como consertar rachaduras na parede

Agora sim podemos colocar a mão na massa e começar a consertar as rachaduras. Arregace as mangas e vamos lá! 

  1. Limpe o local utilizando uma espátula e se a rachadura for mais superficial, bata a espátula de aço com cuidado, retirando a tinta e abrindo um pouco o espaço para o conserto. 
  2. Depois, passe levemente a lixa para concreto, a fim de retirar as rebarbas que podem ter ficado . 
  3. Em seguida, use o pano para limpar o local da rachadura e remover a poeira.
  4. Prepare a argamassa de acordo com as proporções de água e de material recomendadas na embalagem. Com a espátula de aço, misture bem os materiais até a massa adquirir boa consistência, nem tão pastosa e nem grossa demais. 
  5. Feito isso, passe cuidadosamente a argamassa na rachadura, preenchendo cada espaço. A dica é começar por cima e ir descendo. 
  6. Deixe a argamassa secar por, pelo menos, cinco horas. Se a área de conserto for externa e estiver calor, você pode aguardar menos tempo. Já os espaços internos precisam de um período maior de secagem. 
  7. Enquanto aguarda, você pode limpar os itens utilizados e preparar a tinta. Em um recipiente, coloque um pouco de água e complete com tinta na medida para o retoque e, então, é só mexer para diluir.
  8. Depois que a argamassa secar, lixe a área para nivelar com o restante da parede. Assim, ninguém conseguirá perceber que o local passou por um conserto. 
  9. Se a parede for interna ou externa e já tiver uma pintura, você deverá passar uma mão fina de massa corrida por cima da argamassa para que a tinta consiga se fixar. Use a espátula flexível e espalhe a massa corrida sobre a argamassa já seca. Espere secar novamente por, no mínimo, duas horas. 
  10. Por fim, depois que o local estiver bem seco, passe com cuidado a tinta com o pincel ou com rolo de pintura. Em seguida, passe uma demão e aguarde até duas horas. Dê novamente mais uma demão de tinta e espere por um tempo. E prontinho, sua parede está novinha em folha!

Evite rachaduras na parede em seu novo lar 

Agora que você já sabe o passo a passo de como consertar rachaduras na parede, já pode colocar na balança e definir se vai fazer o trabalho você mesmo ou contratar um profissional especializado. 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Mas, caso você esteja buscando por uma casa ou apartamento que esteja sem problemas de rachaduras nas paredes, saiba que pode contar com o QuintoAndar! Em nosso site ou app, você conta com mais 70 filtros de pesquisa, fotos profissionais de todos os cômodos da casa e ainda pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita. Aproveite para encontrar o lar dos seus sonhos sem perrengues e burocracias. 

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.