Está buscando dar um up na decoração da sua casa e trazer ainda mais conforto e aconchego? Então, as almofadas são uma ótima alternativa para personalizar salas e dormitórios. 

Provavelmente você já deve ter visto em revistas de design de interiores ou lojas de decoração as almofadas queridinhas do momento: as de nó. Elas começaram a ganhar destaque nas decorações de estilo escandinavo, mas, apesar de estar intimamente relacionada com esse tipo de decoração, a almofada de nó é extremamente versátil e consegue transitar muito bem por vários outros estilos. 

E, para não te deixar fora dessa tendência, vamos te ensinar a como fazer almofada de nó de forma simples e sem gastar muito. Por isso, se quiser aprender o passo a passo, continue a leitura e faça você mesmo!

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Almofadas para sofá: como esse item coringa da decoração pode mudar sua sala 

Como fazer almofada de nó 

A almofada de nó vem se tornando um item indispensável na decoração, além de dar um charme nos ambientes pode deixá-lo ainda mais aconchegante. Você pode decorar sua sala, quarto ou até mesmo aquele banco de madeira que tem na varanda. 

Se você deseja um ambiente moderno, minimalista e elegante, essa peça é perfeita para você. Quer aprender como fazer? Acompanhe o passo a passo a seguir! 

Materiais necessários 

Existem diferentes tipos de nó que você pode escolher para fazer sua almofada, mas vamos te ensinar um modelo de nó simples e muito bonito. Veja abaixo o que você vai precisar:

  • Tesoura; 
  • Tecido; 
  • Linha; 
  • Agulha; 
  • Enchimento (manta acrílica ou tecido sintético); 
  • Tubo de papel toalha; 
  • Malha 100% algodão.

Passo a passo de como fazer almofada de nó

  1. Para fazer uma almofada de nó simples, você vai precisar de duas peças de tecido com medidas de 18 cm de altura e 2 m de largura. Corte o tecido nessas medidas e depois costure as duas partes do tecido formando uma peça só.
  2. Em seguida, dobre o tecido ao meio e faça uma costura reta pelos 4 m do tecido da almofada – você pode fazer a mão ou na máquina de costura;
  3. Feito isso, você precisará da ajuda de um tubo de papel toalha para colocar o enchimento em toda a extensão do tecido;
  4. Para finalizar, você deve fechar a ponta da almofada com a ajuda de agulha e linha;
  5. Agora, chegou a hora de fazer o nó. Para fazer o molde da sua almofada você precisará de 2 cordões para amarrar e firmar a peça; 
  6. Primeiro, faça dois círculos com o tecido, assim você terá dois círculos e três pontas. Depois, amarre o cordão nas 3 pontas;
  7. Após amarrar, forme um oito com esses dois círculos, segure firme e amarre com o outro cordão;
  8. Com a ponta mais comprida que sobrou do tecido, faça duas voltas em torno desse oito e coloque essa parte dentro de um dos círculos formados pelo oito;
  9. Agora, puxe o tecido sempre com o cuidado de deixar a costura para dentro e a outra ponta, coloque no outro círculo formado pelo oito – faça isso até que o tecido tenha passado duas vezes;
  10. Por fim, arrume a almofada para garantir que nenhuma costura fique exposta. As pontas você pode colocar para dentro, costurar ou cortar. Sua almofada de nó está pronta para ajudar a compor ainda mais a decoração da sua casa. 

Almofadas de nó para decorar seu novo lar 

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer almofada de nó? Agora que você aprendeu, já pode planejar fazê-la na sua casa. E caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques. 

Assim, já é possível começar a imaginar como vai ser a decoração dos espaços e, inclusive, imaginar os ambientes que vai decorar com as suas almofadas de nó.