De acordo com o Censo QuintoAndar, um estudo realizado em parceria com o Datafolha, 22% dos brasileiros moram com gatos. E se você faz parte desse grupo, certamente sabe que o arranhador é um dos brinquedos indispensáveis para a saúde física e mental do seu pet. 

Mais do que uma brincadeira, os gatos sentem a necessidade de afiarem as suas unhas e se desestressarem. E se você não tiver um espaço para isso, eles vão acabar recorrendo aos estofados e cortinas. Para evitar que isso aconteça, vamos te ensinar o passo a passo de como fazer arranhador para gatos gastando pouco. 

Quer aprender? Então, acompanhe este artigo e veja algumas formas de fazer esse brinquedo para o seu animal de estimação. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Casa gatificada: como deixar o lar mais confortável para os pets 

Como fazer arranhador para gatos com papelão

A primeira dica que vamos ensinar é utilizando papelão. Você pode utilizar o que já tiver em casa ou comprar placas separadas. Mas, fique tranquilo, você não vai gastar muito com isso. Confira abaixo o que você vai precisar para fazer o seu arranhador para gatos: 

Materiais necessários

  • Placas de papelão; 
  • Tesoura; 
  • Pistola de cola quente; 
  • Base de madeira (opcional).

Como fazer

O primeiro passo é recortar várias tiras de papelão da mesma grossura e enrolá-las em um caracol e, quando uma tira acabar, grude outra com cola quente. Faça isso até que o “caracol” fique em um tamanho em que o gato possa ficar em cima. A cada camada, cole com cola quente para evitar que as tiras fiquem saindo do lugar. Se preferir, você pode grudar o caracol em uma base de madeira para dar mais sustentação. 

Como fazer arranhador para gatos com cano de PVC

O cano PVC vai ajudar a criar um arranhador seguro e confortável para o seu gato se divertir e desestressar ainda mais. Veja abaixo o que vai precisar e siga o passo a passo: 

Materiais necessários

  • 1 Cano de PVC de 30cm a 40cm de altura e diâmetro de 8 a 10 cm; 
  • 1 Placa de madeira quadrada 20×20 cm; 
  • Corda de sisal de 6,5 m; 
  • Pistola de cola quente; 
  • Furadeira.

Como fazer

Comece colando a corda de sisal com cola quente na base do cano de PVC, de forma horizontal, enrolando por todo o cano. Depois, posicione o cano já encapado no centro da placa de madeira e utilize a furadeira na diagonal para que o parafuso prenda a base do cano na placa. E pronto, seu arranhador já pode ser usado pelo seu companheiro! Uma dica para que o pet se interesse pelo novo brinquedo é colocar um pouco de erva de gato (catnip) na parte com corda.

Como fazer arranhador para gatos com cone

A última dica é utilizar um cone como base para fazer o seu arranhador, é muito simples e prático. Veja o passo a passo a seguir: 

Materiais necessários

  • 1 cone de plástico;
  • Corda de sisal;
  • Pistola de cola quente. 

Como fazer

Para fazer esse estilo de arranhador é muito simples, basta você comprar um cone de plástico do tamanho que você acredita ser ideal para o seu gato e ir enrolando a corda no cone, utilizando a cola para fixar. Para dar um toque a mais, você pode colocar um brinquedinho para chamar a atenção do gato e fazer com que ele se divirta ainda mais.

Leia também: 7 ideias práticas e caseiras de como fazer brinquedos para gatos  

Mais espaço para brincar e se divertir com seu pet 

Agora que você já sabe como fazer arranhador para gatos, você pode continuar navegando aqui no MeuLugar para encontrar mais dicas e ideias de decoração e organização para a sua casa também. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E se você está pensando em comprar ou alugar um espaço maior para brincar e se divertir com seu pet, saiba que pode contar com o QuintoAndar. Somos a maior plataforma de moradia da América Latina e, em nosso site ou no app, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros na pesquisa, tornando a sua procura mais ágil e assertiva. Inclusive, você pode utilizar o filtro “Aceita pet” para encontrar um novo lar para se mudar com o seu amigo!