As flores sempre dão um toque ainda mais especial para a decoração. Porém, nem sempre temos tempo e disposição para nos dedicarmos aos cuidados e manutenção que as espécies exigem. Pensando nisso, o arranjo de flores artificiais pode ser uma excelente substituição, já que são permanentes e não exigem tantos cuidados como regas, posicionamento do vaso, entre outros.  

Apesar de acharmos as flores naturais, na maioria das vezes, mais vívidas e bonitas, saiba que os modelos artificiais vem se mostrando cada vez mais delicados e próximos ao que encontramos nas espécies naturais. 

Por isso, neste artigo, separamos 5 ideias de como fazer arranjo de flores artificiais para usar na decoração da sua casa. Continue a leitura para acompanhar todas as dicas! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: 7 flores para dentro de casas para cultivar e decorar seu lar 

1. Defina onde vai colocar o arranjo

Imagem de uma sala de estar com poltrona, sofá, tapete e uma mesa de centro com um vaso de flores artificiais.

Antes de tudo, é importante que você decida em que ambiente da casa vai colocar esse arranjo. Pois essa definição vai influenciar no estilo das flores e no tamanho delas e do vaso. Considere alguns lugares da casa como: 

  • Mesa de jantar;
  • Mesa de centro;
  • Mesa de cabeceira;
  • Mesas de apoio;
  • Mesa de escritório;
  • Prateleiras.  

Os arranjos de flores artificiais são perfeitos para decorar uma festa simples em casa ou até mesmo celebrações mais chiques, transformando o seu lar.

2. Decida o tipo de arranjo 

Depois de definir o ambiente, você deve escolher qual é o tipo ou estilo de arranjo que você quer fazer. Entre eles, encontramos opções de arranjo só com flores – que podem ser do mesmo tipo de flor ou espécies diferentes, assim como as cores – ou uma combinação de flores, galhos e ramos verdes, por exemplo.

Para definir, leve em consideração a decoração do restante da sua casa e, claro, do ambiente em que o arranjo vai ficar. Pense que as flores artificiais são permanentes, então quanto mais próximo do estilo de decoração da sua casa, menores são as chances de você enjoar das cores, espécies etc. 

3. Escolha as flores 

Agora é a hora de escolher quais são as flores perfeitas para o seu arranjo. Assim como a superstição de usar determinada cor de roupa na virada do ano para atrair coisas diferentes, você também pode usar essa estratégia na hora de escolher as cores das flores. Veja alguns significados: 

  • Flores de cor azul: fidelidade, harmonia, confiança; 
  • Flores de cor amarela: alegria, sucesso, verão; 
  • Flores de cor rosa: juventude, delicadeza, amor; 
  • Flores de cor branca: paz, inocência e pureza; 
  • Flores de cor vermelha: paixão, atração, amor.
Imagem de uma mulher montando um arranjo com flores artificiais.

4. Separe um vaso que combine 

Nessa dica, seguimos o mesmo ideal de pensar em peças que ornam com o ambiente que esse arranjo vai estar. Não existe uma regra clara para a escolha do vaso, opte por aquele modelo que crie uma harmonia entre o arranjo e o local. 

Se você está na dúvida do que combina ou não, nossa recomendação é ir para os modelos mais clássicos de vidro ou acrílico – já que são versáteis e combinam com tudo. Agora, se você tem um estilo já bem definido, se joga e escolha aquele que você mais se identifica.  

E aqui vai uma dica: se você deseja que o seu arranjo artificial se pareça mais ainda com flores naturais, que tal colocar água no vaso?

5. Aromatize suas flores 

Pode parecer estranho, mas no caso das flores artificiais podemos apostar em aromatizadores para trazer aquele aroma especial que falta das flores naturais. Para isso, escolha um aromatizante que combine com as flores do arranjo e não exagere na hora da aplicação.

A dica é que você teste antes, em uma pétala ou folha, aos pouquinhos para sentir a intensidade do cheiro. Ah, e fique tranquilo: o líquido não irá danificar as suas flores artificiais. 

Decore seu novo lar com arranjos de flores artificiais

Agora que você sabe as principais dicas de como fazer arranjo de flores artificiais, que tal começar a procurar as espécies e o vaso que melhor se encaixa na decoração do seu lar?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E se você sente que está na hora de se mudar para um novo imóvel e decorá-lo ainda mais com as suas flores e plantas, o QuintoAndar possui mais de 70 filtros de pesquisa para te ajudar a refinar e personalizar a sua procura pela casa dos sonhos.