Se você gosta de um estilo de decoração mais rústico, a madeira pode ser uma grande aliada para dar um toque ainda mais especial no seu lar. Um material elegante e com alta durabilidade e resistência, a madeira pode ser utilizada em diversos ambientes e móveis. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos te ensinar a como fazer banco de madeira para você utilizar na decoração da sua sala de estar, varanda ou até mesmo no quintal. O banco de madeira é um item clássico, além de ser um móvel prático e funcional que auxilia na otimização e na decoração dos espaços. 

Quer aprender o passo a passo? Então, separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Como fazer banco de madeira 

Você pode encontrar diversos modelos e tamanhos de bancos de madeira para comprar em grandes lojas de decoração, mas o investimento nem sempre é um valor acessível. Por isso, vamos te ensinar um passo a passo simples de como fazer banco de madeira em casa sem precisar gastar muito. 

Materiais necessários para fazer banco de madeira 

Antes de colocar a mão na massa, você vai precisar de alguns materiais para conseguir fazer o seu banco de madeira. Veja a lista abaixo: 

  • 1 tábua de 100x30x3,5cm para o assento (para um banco de 1 metro de comprimento e 30cm de largura).
  • 2 peças de 32x30x3,5cm para os pés (ou a altura que você achar ideal para o seu uso);
  • 2 peças de 61x6x3,5cm para os travessões;
  • Parafusos para madeira; 
  • Cola branca (PVC)
  • Lixa para madeira; 
  • Pincel e rolo para pintura;
  • Verniz para madeira; 
  • Chave de fenda ou philips (depende do parafuso que você utilizar);
  • 1 pano ou flanela de limpeza;
  • Lápis para as marcações;
  • Régua ou trena;
  • Parafusadeira e furadeira. 

Passo a passo de como fazer banco de madeira 

1. Você deve pegar as duas peças de madeira dos pés, passar a cola branca e fixar na tábua que será utilizada para o assento – sendo um pé para cada lado do banco. 

2. Pressione bem as peças e espere secar e fixar 100%. 

3. Depois, faça três furos na vertical na parte de cima do assento com a furadeira, onde colou cada um dos pés, para reforçar a fixação. Por fim, coloque os parafusos. 

4. O próximo passo é lixar a madeira para tirar toda a sujeira e as imperfeições para deixar o material o mais liso possível. Se preferir, utilize cavilhas para tapar os furos feitos com a furadeira. 

5. Em seguida, utilize as duas peças do travessão para fixá-los no lugar. Eles devem ser colados, com a cola branca, dos dois lados do assento, Os travessões são como duas “barras” que dão suporte ao assento e, ao mesmo tempo, são fixados nos pés. 

6. Depois, retire o excesso de pó com um pincel de cerdas grossas e limpe com um pano úmido. 

7. Agora chegou a hora de pintar: recomendamos o tradicional verniz, mas você pode utilizar a cor de sua preferência para combinar com o ambiente que ele vai ficar. 

8. Se deseja decorá-lo, você pode colocar um estofamento ou almofadas para deixar o banco mais bonito e confortável. 

Seguindo esses oitos passos o seu banco de madeira estará prontíssimo para ser usado na decoração do seu lar. Se você ainda não sabe o melhor local para colocá-lo, no próximo tópico vamos dar algumas dicas de como usar banco de madeira nos ambientes da sua casa. Confira! 

Como usar banco de madeira nos ambientes da sua casa

Como já falamos anteriormente, o banco de madeira é uma peça bem versátil e pode ser usada em vários ambientes na decoração. Por isso, se o estilo da sua casa é mais rústico e vintage, não tenha medo de ser criativo e original. Listamos alguns lugares que o seu banco de madeira pode ser funcional, além de dar aquele toque especial na decoração para deixá-la ainda mais incrível. 

Leia também: 6 ideias de enfeites de jardim para você se inspirar  

Deixe a decoração da sua casa mais aconchegante com um banco de madeira 

Esperamos que as nossas dicas de como fazer banco de madeira te ajude a montar mais um cantinho especial na sua casa. E se precisar de mais inspirações para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração, continue navegando aqui no MeuLugar. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Mas, caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.