Sabe quando você chega em casa e se depara com o controle remoto mordido e os cantos dos móveis também? Pois bem, para quem tem pets encontrar maneiras para entretê-los é um desafio e tanto se você não quer que eles recorram aos demais objetos da casa. 

Diferente dos felinos, os cachorros são mais sociáveis e domesticáveis. Assim eles sentem uma necessidade maior de gastar energia, seja por meio de brinquedos ou brincadeiras que os estimulem intelectualmente e ajudem a diminuir o estresse – principalmente enquanto os donos não estão em casa. 

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos algumas ideias de como fazer brinquedos para cachorros de forma simples e de baixo custo usando a criatividade. Separe seu bloco de notas e vamos lá!

Navegue pelo conteúdo:

Brinquedos com garrafa pet 

Pode parecer simples para a gente, mas uma garrafa pet pode ser a diversão do seu cãozinho. Além de utilizar a garrafa como um brinquedo de arremesso, no qual você joga para o seu pet buscar e trazer de volta, é possível criar uma brincadeira ainda mais estimulante e recompensadora para o seu cachorro. 

A dica é fazer buracos na garrafa e preenchê-la com ração ou petisco, que caem conforme o cachorro manipula e morde, como se fosse um dispenser de comidinhas. Dessa forma, você deixa seu cão distraído e, ao mesmo tempo, estimula a entender como o brinquedo funciona – à medida que ele for movimentando a garrafa, vai perceber que um petisco é liberado. 

Leia também: Passo a passo de como fazer casinha de cachorro

Brinquedos com corda 

O cabo de guerra é um dos brinquedos mais comuns para divertir seu pet. Uma forma simples de fazer em casa é, por exemplo, cortar uma camiseta velha em tiras e trançar o pano para deixá-lo mais resistente. 

E, claro, se você quiser fazer um brinquedo mais resistente, ao invés da camiseta você usa cordas mesmo. Caso o seu cão seja filhote ou mais sensível, recomendamos o modelo de tecido já que as fibras da camiseta são mais suaves que as da corda e, por isso, têm menos chances de machucar os dentinhos do animal.

Leia também: Passo a passo de como fazer uma cama de madeira para cachorro com pallet

Pelúcia caseira 

Qual cãozinho não gosta de uma pelúcia macia para morder, não é mesmo? Por isso, solte a sua criatividade e faça esse novo brinquedo para o seu melhor amigo. Independente da pelúcia, você não precisa ter grandes habilidades na costura, mas vai precisar de materiais como tecido, enchimento de almofada, linha, agulha e enfeites para decorar. 

Brinquedos refrescantes

Para os dias mais quentes, uma opção é fazer uma caça aos petiscos na água. Com uma bandeja ou tampa rasa, você irá colocar água. Em seguida, coloque tampas de garrafa (de preferência aquelas tampas bem grandes de galões) para boiar. 

Depois disso, é só colocar petiscos ou ração dentro das tampinhas e estimular o seu cãozinho a procurar as comidinhas e garantir a recompensa nos dias de muito calor. 

Leia também: Como montar um quarto para cachorro de luxo

Pneu mordedor

Se seu cachorro é daqueles que gosta de mastigar tudo o que vê pela frente, temos uma dica perfeita! Sabe aquele pneu antigo de bicicleta ou de carrinho que mão que está jogado na garagem da sua casa? Ele pode ser o brinquedo ideal para o seu cão! 

Para isso, basta pendurar o pneu com uma corda em um local espaçoso e estimular o seu cachorro a interagir com o novo brinquedo que a diversão será garantida!

Leia também: Cachorro em apartamento: direitos e deveres que donos de Pets devem saber

Cuidados na hora de fazer brinquedos para cachorro 

Antes de fazer brinquedos para o seu pet, é importante levar em consideração alguns pontos para garantir total segurança do seu melhor amigo. Confira:

  • Evite objetos cortantes ou pontiagudos;
  • Faça brinquedos proporcionais ao tamanho e peso do seu cachorro;
  • Não use materiais tóxicos ou sem procedência; 
  • Evite fazer com peças muito pequenas que o animal possa engolir;
  • Utilize um material seguro e que não ofereça nenhum risco ao pet;
  • Crie brinquedos funcionais e que instiguem o cachorro. 

Vale reforçar que, caso você não esteja seguro em produzir seu próprio brinquedo, não hesite em comprar. A segurança do seu pet deve ser prioridade sempre! 

Mais espaço para brincar com seu pet 

Agora que você já sabe como fazer brinquedos para cachorros, você pode continuar navegando aqui no MeuLugar para encontrar mais dicas e ideias de decoração e organização para a sua casa também. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

E se você está pensando em comprar ou alugar um espaço maior para brincar e se divertir com seu pet, saiba que pode contar com o QuintoAndar. Somos a maior plataforma de moradia da América Latina e, em nosso site ou no app, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros na pesquisa, tornando a sua procura mais ágil e assertiva. Inclusive, você pode utilizar o filtro “Aceita pet” para encontrar um novo lar para se mudar com o seu companheiro!