Quem tem pet sabe que um dos maiores desafios é conseguir divertí-los e distraí-los dentro de casa. E falando especialmente dos felinos, ter brinquedos e fazer atividades é essencial  para ajudar no desenvolvimento não só físico, mas também emocional dos bichanos. 

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de como fazer brinquedos para gatos de forma simples e de baixo custo usando a criatividade. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

Brinquedos para gatos: quais escolher e como fazer 

Quer aprender quais brincadeiras seu felino vai adorar? Então acompanhe a leitura deste artigo e confira nossas dicas de como fazer brinquedos para gatos para deixar sempre à disposição deles. 

Leia também: Casa gatificada: como deixar o lar mais confortável para os pets

1. Arranhador de gatos de papelão 

O arranhador é, talvez, o brinquedo mais adorado pelos felinos. Existem vários tipos de arranhadores disponíveis, mas, se você quer economizar, o de papelão pode ser a melhor escolha. Ainda que a durabilidade do produto seja menor do que a de um arranhador tradicional feito de sisal, esse é um dos modelos preferidos dos felinos. 

Para fazê-lo, basta recortar algumas tiras ou quadrados do mesmo tamanho, colar uma na outra (como se estivesse empilhando) e deixar secar.

Para a estrutura, você pode utilizar outro papelão inteiro e firmá-lo em uma parede, onde o gato alcance. E pronto, agora é só apresentá-lo ao seu gato e deixá-lo se familiarizar com o novo brinquedo. 

2. Varinha com brinquedo

A varinha é uma ótima opção para divertir seu pet e interagir com ele ao mesmo tempo. Ela pode ser feita de vários materiais diferentes como cordas coloridas, penas e bolinhas. 

Para isso, você pode reaproveitar um canudo de acrílico que não usa mais e amarrar um barbante na ponta. Na outra ponta do barbante, você pode amarrar uma bolinha com guizo, uma pena sintética ou mesmo só desfiar o barbante – só isso já basta para se divertir com gatos por horas e horas!

Solte a imaginação e faça um brinquedo que irá chamar a atenção do seu gato e divertí-lo, pois essa é uma peça que você vai utilizar para brincar com ele e gastar energia. 

3. Meia estilo peteca 

Sabe aquela meia velha que você tem no guarda-roupa? Pois bem, ela pode virar um brinquedo incrível para o seu felino. 

O processo é muito simples: basta cortar um pedaço da meia, para ficar apenas a parte do pé, e preenchê-la com penas sintéticas até ela ficar bem cheia. Para finalizar, deixe algumas penas para fora e amarre com barbante e está pronto. O brinquedo vai te lembrar bem uma peteca, e os gatinhos vão amar brincar pela casa.

4. Mini pompons 

Tem lã sobrando em casa? Então você já tem mais uma opção de brinquedo para o seu felino. Corte a lã em tiras como se fossem mini cordas e vá amarrando uma na outra até se formar uma bola de lã imitando um pompom. Aposte no colorido para chamar ainda mais a atenção do seu gato. 

5. Garrafa pet com guizo

Um dos brinquedos que mais fazem sucesso no universo felino são as bolinhas para gato com guizo. Mas, como estamos propondo neste artigo que você coloque a mão na massa, vamos improvisar um brinquedo desse tipo. 

Para isso, basta pegar uma garrafa pet e colocar guizo ou qualquer outro objeto que faça um barulhinho ao mexer e use para chamar a atenção do seu gatinho. 

6. Rolha de vinho com penas 

Sabe aquela garrafa de vinho que você abriu para receber os amigos? Guarde a rolha de cortiça para fazer um brinquedo para o seu gato que ele vai adorar! 

Basta fazer um furo na rolha de cima para baixo utilizando um alfinete e, em seguida, passar por dentro do buraco penas sintéticas ou fitas que chamem a atenção do seu gatinho. E pronto, jogue para ele brincar e veja as reações do seu pet. 

7. Rolo de papel com canudos 

Outra opção simples de brinquedo rápido e caseiro para o seu gato é utilizar o rolo que sobrou do papel higiênico. Você só precisa fazer alguns furos e encaixar uns canudos e, se quiser incrementar mais, você pode colocar alguns pompons de tecido para chamar mais a atenção do seu felino. 

Mais espaço para brincar com seu pet 

Agora que você já sabe como fazer brinquedos para gatos, você pode continuar navegando aqui no MeuLugar para encontrar mais dicas e ideias de decoração e organização para a sua casa também. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E se você está pensando em comprar ou alugar um espaço maior para brincar e se divertir com seu pet, saiba que pode contar com o QuintoAndar. Somos a maior plataforma de moradia da América Latina e, em nosso site ou no app, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros na pesquisa, tornando a sua procura mais ágil e assertiva. Inclusive, você pode utilizar o filtro “Aceita pet” para encontrar um novo lar para se mudar com o seu companheiro!